Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Direitos e Deveres - Parte 2

 

07/12/2009

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes,Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto,Patrícia Carvalho Pacheco.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir das aulas propostas, o/a aluno/a vivenciará situações que possibilitarão refletir sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes; desenvolver habilidades lógicas e linguisticas; bem como conquistar sua autonomia no espaço escolar, a partir do conhecimento e da participação na construção dos direitos e deveres no interior da escola.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o/a professor/a retome com os/as alunos/as o trabalho realizado na aula: Direitos e Deveres – Parte 1, disponível no Portal do Professor.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: Uma (1) aula de 60 minutos


Professor/a inicie a aula com a leitura do livro sobre a Declaração Universal dos Direitos e Humanos, adaptada por Ruth Rocha e Otávio Roth. Neste livro, a autora procurou adaptar a Declaração de uma forma acessível à compreensão das crianças. Você poderá organizar a atividade de acordo com a sugestão abaixo:

Direitos e Deveres

Fonte: http://edsonrodrigues.files.wordpress.com/2009/07/eca.jpg

Quantas descobertas já fizemos sobre os direitos e deveres da criança e do adolescente!
Agora, vamos ler o texto abaixo e aprender um pouco mais.

Todos somos livres e iguais

Todas as pessoas
têm direito à escola gratuita.
Todos têm direito
de aprender uma profissão.
A escola deve promover
o entendimento,
a compreensão
e a amizade.
Fonte: Declaração Universal dos Direitos Humanos. Adaptação de Ruth Rocha e Otávio Roth. Rio de Janeiro: Salamandra, 1988.
Professor/a após a leitura do texto,  proponha aos/às alunos/as que façam uma ilustração demonstrando o que compreenderam.

Depois de terminarem os registros, propicie um momento de discussão e socialização das ilustrações.

Aula 2: Uma (1) aula de 60 minutos


Para esta aula, sugerimos o trabalho com o livro de Carlos Alberto Lima intitulado “Somos crianças, temos direitos, mas também temos deveres!” para fomentar a discussão e o aprendizado das crianças sobre cidadania. Com esta obra de ficção, as crianças terão acesso às informações baseadas na realidade e que permeiam a vida dos cidadãos. Faça a leitura com a turma do livro e busque trabalhar o significado das palavras desconhecidas pelas crianças, para contribuir com a compreensão do texto.

Direitos e deveres 6

Fonte: ALMEIDA, Carlos Alberto Lima de. Somos crianças, temos direitos, mas também temos deveres! Niterói: Lucena, 2002.


Sugerimos como atividade de registro, a escrita, pela turma, de um acróstico com a palavra “Cidadania”.

Veja o exemplo abaixo:


Convivência
Informação
Direitos
Amizade
Deveres
Atenção
Necessidades
Integração
Ajuda
O acróstico pode ser escrito em uma cartolina e fixado na entrada da escola, para que toda a comunidade escolar possa ter conhecimento.
Após a escrita do acróstico, as crianças podem escrever um resumo do livro trabalhado e divulgar em outras turmas da escola a importância da leitura do mesmo.

Aula 3 – Uma (1) aula de 60 minutos

Para esta aula, você professor/a poderá criar junto com a turma, uma trilha, semelhante à utilizada no livro trabalhado na aula anterior (veja imagem abaixo). Nesta trilha, poderá conter os combinados da turma e alguns desrespeitos que fazem o/a participante voltar nas casas da trilha e refletir sobre os mesmos. Aproveite o momento para criar as regras do jogo e refletir com a turma sobre a importância das regras e do seu cumprimento, dando o exemplo do jogo, dialogue também com os/as alunos/as acerca da possibilidade de mudar as regras, tendo em vista as necessidades da realidade. Desta forma, as crianças assimilarão os combinados da turma com prazer, diálogo e alegria.

Direitos e Deveres 7

Fonte: ALMEIDA, Carlos Alberto Lima de. Somos crianças, temos direitos, mas também temos deveres! Niterói: Lucena, 2002.

Aula 4 – Uma (1) aula de 60 minutos


Com a turma reunida em grupos de quatro ou cinco integrantes, disponib ilize revistas para recorte e cartolinas para cada grupo. Solicite que a turma construa cartazes que ilustrem os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes, trabalhados até o momento. Explique que o objetivo dos cartazes é divulgar este conhecimento e aprendizado, para toda a comunidade escolar.

Avaliação

Nesta aula, você deverá avaliar se os objetivos com relação à reflexão e compreensão dos direitos e deveres das crianças e adolescentes foram compreendidos pela turma. A sua observação e registro ao longo da atividade são importantes para analisar as dúvidas e até mesmo as facilidades encontradas pelos/as alunos/as durante as atividades. Ao ouvir a criança acerca da atividade proposta, você professor/a possibilitará que a avaliação contemple seus/suas alunos/as. A partir daí reorganize suas ações.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • neide rafael alves braga, Colégio Municipal Monsenhor Calábria , Pernambuco - disse:
    rneiderafaelalvesbraga@yahoo.com

    03/02/2013

    Três estrelas

    Proposta interessante sistematizada, que incentiva e propõe de acordo com a realidade, ou seja, possível elaboração. Selecionei algumas iniciativas para utilizar no processo de elaboração do acordo de convivência das turmas nesse ano letivo de 2013.


  • Rose , FUNPAPA , Pará - disse:
    marysantos04@yahoo.com.br

    16/03/2011

    Cinco estrelas

    A melhor sugestão de atividades para adolescentes que já encontri na NET. parabéns.


  • Cláudia Aparecida Moraes Mariano, Esc. Estadual Cel. Carneiro , Minas Gerais - disse:
    claudiaufu@yahoo.com.br

    25/08/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito, pois possibilita aos alunos assumirem as regras de forma mais eficiente, já que vão tratar de seus direitos e deveres.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.