07/12/2009
Ana Maria Ferola da Silva Nunes,Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto,Patrícia Carvalho Pacheco.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
A partir das aulas propostas, o/a aluno/a vivenciará situações que possibilitarão refletir sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes; desenvolver habilidades lógicas e linguisticas; bem como conquistar sua autonomia no espaço escolar, a partir do conhecimento e da participação na construção dos direitos e deveres no interior da escola.
Para a realização desta aula é necessário que o/a professor/a retome com os/as alunos/as o trabalho realizado na aula: Direitos e Deveres – Parte 1, disponível no Portal do Professor.
Aula 1: Uma (1) aula de 60 minutos
Professor/a inicie a aula com a leitura do livro sobre a Declaração Universal dos Direitos e Humanos, adaptada por Ruth Rocha e Otávio Roth. Neste livro, a autora procurou adaptar a Declaração de uma forma acessível à compreensão das crianças. Você poderá organizar a atividade de acordo com a sugestão abaixo:
Fonte: http://edsonrodrigues.files.wordpress.com/2009/07/eca.jpg
Quantas descobertas já fizemos sobre os direitos e deveres da criança e do adolescente!
Agora, vamos ler o texto abaixo e aprender um pouco mais.
Todos somos livres e iguais
Todas as pessoas
têm direito à escola gratuita.
Todos têm direito
de aprender uma profissão.
A escola deve promover
o entendimento,
a compreensão
e a amizade.
Fonte: Declaração Universal dos Direitos Humanos. Adaptação de Ruth Rocha e Otávio Roth. Rio de Janeiro: Salamandra, 1988.
Professor/a após a leitura do texto, proponha aos/às alunos/as que façam uma ilustração demonstrando o que compreenderam.
Depois de terminarem os registros, propicie um momento de discussão e socialização das ilustrações.
Aula 2: Uma (1) aula de 60 minutos
Para esta aula, sugerimos o trabalho com o livro de Carlos Alberto Lima intitulado “Somos crianças, temos direitos, mas também temos deveres!” para fomentar a discussão e o aprendizado das crianças sobre cidadania. Com esta obra de ficção, as crianças terão acesso às informações baseadas na realidade e que permeiam a vida dos cidadãos. Faça a leitura com a turma do livro e busque trabalhar o significado das palavras desconhecidas pelas crianças, para contribuir com a compreensão do texto.
Fonte: ALMEIDA, Carlos Alberto Lima de. Somos crianças, temos direitos, mas também temos deveres! Niterói: Lucena, 2002.
Sugerimos como atividade de registro, a escrita, pela turma, de um acróstico com a palavra “Cidadania”.
Veja o exemplo abaixo:
Convivência
Informação
Direitos
Amizade
Deveres
Atenção
Necessidades
Integração
Ajuda
O acróstico pode ser escrito em uma cartolina e fixado na entrada da escola, para que toda a comunidade escolar possa ter conhecimento.
Após a escrita do acróstico, as crianças podem escrever um resumo do livro trabalhado e divulgar em outras turmas da escola a importância da leitura do mesmo.
Aula 3 – Uma (1) aula de 60 minutos
Para esta aula, você professor/a poderá criar junto com a turma, uma trilha, semelhante à utilizada no livro trabalhado na aula anterior (veja imagem abaixo). Nesta trilha, poderá conter os combinados da turma e alguns desrespeitos que fazem o/a participante voltar nas casas da trilha e refletir sobre os mesmos. Aproveite o momento para criar as regras do jogo e refletir com a turma sobre a importância das regras e do seu cumprimento, dando o exemplo do jogo, dialogue também com os/as alunos/as acerca da possibilidade de mudar as regras, tendo em vista as necessidades da realidade. Desta forma, as crianças assimilarão os combinados da turma com prazer, diálogo e alegria.
Fonte: ALMEIDA, Carlos Alberto Lima de. Somos crianças, temos direitos, mas também temos deveres! Niterói: Lucena, 2002.
Aula 4 – Uma (1) aula de 60 minutos
Com a turma reunida em grupos de quatro ou cinco integrantes, disponib ilize revistas para recorte e cartolinas para cada grupo. Solicite que a turma construa cartazes que ilustrem os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes, trabalhados até o momento. Explique que o objetivo dos cartazes é divulgar este conhecimento e aprendizado, para toda a comunidade escolar.
Nesta aula, você deverá avaliar se os objetivos com relação à reflexão e compreensão dos direitos e deveres das crianças e adolescentes foram compreendidos pela turma. A sua observação e registro ao longo da atividade são importantes para analisar as dúvidas e até mesmo as facilidades encontradas pelos/as alunos/as durante as atividades. Ao ouvir a criança acerca da atividade proposta, você professor/a possibilitará que a avaliação contemple seus/suas alunos/as. A partir daí reorganize suas ações.
Quatro estrelas 3 classificações
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03/02/2013
Três estrelasProposta interessante sistematizada, que incentiva e propõe de acordo com a realidade, ou seja, possível elaboração. Selecionei algumas iniciativas para utilizar no processo de elaboração do acordo de convivência das turmas nesse ano letivo de 2013.
16/03/2011
Cinco estrelasA melhor sugestão de atividades para adolescentes que já encontri na NET. parabéns.
25/08/2010
Cinco estrelasGostei muito, pois possibilita aos alunos assumirem as regras de forma mais eficiente, já que vão tratar de seus direitos e deveres.