Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Termodinâmica – Transformação isotérmica.

 

27/01/2010

Autor e Coautor(es)
José Marcelo Gomes
imagem do usuário

VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Edson Luis Nunes, Daniel Rodrigues Ventura, Isnard Domingos Ferraz, José Ângelo de Faria.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender a transformação isotérmica e a importância dela no estudo das máquinas térmicas convencionais, bem como no entendimento da Máquina de Carnot.

Entender a transformação isotérmica e a importância dela no estudo das máquinas térmicas convencionais, bem como no entendimento da Máquina de Carnot.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Temperatura na escala Absoluta (ou Kelvin), calor, pressão, volume, Lei de Boyle, gases perfeitos e 1a Lei da Termodinâmica.

Estratégias e recursos da aula

Comece dizendo aos alunos que o estudo das transformações termodinâmicas é necessário para o entendimento do funcionamento de máquinas térmicas como geladeiras, motores de combustão interna, usinas nucleares e termo-elétricas, entre outras. Diga depois que, das transformações termodinâmicas particulares que serão estudas, a isotérmica é uma das duas mais importantes para se entender o funcionamento das máquinas térmicas ditas convencionais, além de permitir também o entendimento da Máquina de Carnot, que é uma máquina térmica especial estudada posteriormente, e servirá de referência para medições de rendimento das máquinas térmicas em geral.

Faça então uma breve revisão sobre a Lei de Boyle. Depois faça a seguinte sequência de perguntas para os alunos. Entre colchetes está uma das prováveis respostas corretas apenas para orientação do professor. Após cada uma das perguntas deixe que interajam entre si com o objetivo de chegarem à provável resposta correta usando apenas o conhecimento do dia-dia que já possuem do assunto, bem como o conhecimento teórico já fornecido pelo professor sobre o conteúdo. Depois, se necessário, discuta mais a resposta correta com eles para acrescentar outras informações importantes que por ventura ainda não tenham sido esclarecidas.

1) suponha um recipiente de volume facilmente variável (dotado de êmbolo móvel). O que acontece com um gás, contido nesse recipiente, quando se fornece uma certa quantidade Q de energia térmica para o gás? [o gás aumenta de volume...]

2) suponha agora que, sobre este êmbolo há um objeto, um tijolo, por exemplo. Com o deslocamento do êmbolo este tijolo será movido para cima, ou seja, ele receberá trabalho. Suponha também que não houve variação da temperatura do gás. Pergunta-se, o que aconteceu com a energia Q fornecida ao sistema? [transformou-se em trabalho realizado sobre o tijolo...]

undefined

Explique agora para eles o que acontece com o sistema, esquematicamente, por intermédio da Figura 1. Depois, matematicamente, à luz da 1a Lei da Termodinâmica, usando os passos abaixo:

a) se não houve variação de temperatura então ΔU = 0 (não houve aumento na temperatura do gás);

b) a energia Q que entrou no sistema, como não provocou a variação de energia interna, foi toda entregue ao meio externo realizando-se trabalho sobre o meio (elevação do tijolo);

c) matematicamente, o que aconteceu pode ser calculado da seguinte maneira:

ΔU = Q – τgás → 0 = Q – τgás → Q = τgás.

Dê agora em exemplo de aplicação prática.

Diga aos alunos que esta transformação é uma isotérmica e é o que acontece, aproximadamente, quando se infla um balão de festas. O ar proveniente de seus pulmões possui temperatura constante. À medida que você vai enchendo o balão ele vai aumentando de volume estando o ar em seu interior à uma mesma temperatura.

Diga também que esta transformação acontece nas máquinas térmicas convencionais e na Máquina de Carnot, por duas vezes durante a realização de um ciclo.

Peça a eles agora para discutirem entre si o processo inverso, ou seja, levando-se em consideração o mesmo recipiente, o que acontece quando se fornece trabalho para o sistema provocando-se a redução de volume do recipiente sem aumento da temperatura do gás. Peça para usarem a seguinte con venção:

-- trabalho realizado p elo sistema é positivo (τgás > 0);

-- trabalho recebido pelo sistema é negativo (τgás < 0);

-- calor recebido pelo sistema é positivo (Q > 0);

-- calor f ornecido pelo sistema é negativo (Q < 0).

Analise depois os resultados a que eles chegaram ao final das discussõe s. É preciso que concluam que, no processo inverso Q = τgás e ΔU = 0 , mas Q < 0 e τgás < 0. Se não chegarem a essa conclusão o professor deve intervir e conduzi-los a ela mostrando a Figura 2.

A14_F2_Situacao_inicial_final_retirada_calor

Para finalizar discuta comparativamente, à luz da convenção citada, que no primeiro caso Q e τgás têm sinais positivos (Q > 0, pois o sistema recebeu calor e, τgás > 0, pois o sistema realizou trabalho) e que na situação inversa Q e τgás têm sinais negativos (Q < 0, pois o sistema cedeu calor e, τgás < 0, pois o sistema recebeu trabalho).

Transformações gasosas

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Transformações gasosas Animação/simulação
Recursos Complementares

Aprenda mais sobre a Transformações isotérmicas:

BrasilEscola: http://www.brasilescola.com/fisica/principio-termodinamica.htm

Simulador Stefanelli : http://www.stefanelli.eng.br/webpage/simtermo/p_sim_tp.html

Wikipedia : http://pt.wikipedia.org/wiki/Termodin%C3%A2mica

NEWTON, V.B; HELOU, R.D.; GUALTER, J.B. Tópicos de Física 2 – Termologia, Ondulatória e Óptica. São Paulo: Editora Saraiva, Vol. 2, 448p., 18a Ed., 2007.

Avaliação

Elabore questões teóricas e práticas sobre esse assunto. Nas questões teóricas explore a relação entre pressão e volume quando não há variação na temperatura do gás contido no recipiente dotado de êmbolo móvel. Nas questões práticas faça os alunos realizarem cálculos que envolvam a equação que explica matematicamente a 1a Lei da Termodinâmica quando aplicada a transformações isotérmicas, tanto de compressão quanto de expansão.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jurandir Rodrigues de Moraes, EEFM GOV. MANOEL DE CASTRO FILHO , Ceará - disse:
    jurandirmoraes2008@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A aula de de José Marcelo Gomes sobre termodinâmica foi bastante atrativa devido iniciar com conhecimentos prévios sobre as aplicações no cotidiano como: as geladeiras, os motores a combustão interna, entre outros e explicou a relação do calor com a realização de trabalho em transformações isométrica juntamente com as leis da termodinâmica.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.