Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando a língua inglesa com o Urso Marrom

 

06/12/2009

Autor e Coautor(es)
DINA MARA PINHEIRO DANTAS
imagem do usuário

FORTALEZA - CE Universidade Federal do Ceará

Alyne Costa de Castro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Esta aula pretende fazer com que os alunos identifiquem o nome dos animais e as cores em inglês e pratiquem a capacidade auditiva e a escrita da língua inglesa. Tendo em vista o reforço da aprendizagem, a utilização do software Brown Bear (Urso Marrom) vai contribuir de forma dinâmica esse processo. Além de explorar as habilidades motoras e ampliar o vocabulário.
Duração das atividades
1 hora/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Espera-se que o professor já tenha trabalhado algumas palavras básicas da língua inglesa, para que o aluno entenda a história contida no software, como também possa fazer as atividades relacionadas. Também é necessário que os alunos saibam os nomes dos animais em português para identificá-los e relacioná-los com a língua inglesa.
Estratégias e recursos da aula

Para que o trabalho seja desenvolvido de forma organizada e significativa, o professor poderá estabelecer acordos com a turma, antes de iniciar a aula. Um deles seria propor comprometimento nas atividades realizadas, como manter os monitores desligados durante a explicação. Outro ponto a ser discutido seria a colaboração com o colega na hora da utilização do software Brown Bear (Urso Marrom) que consiste em uma série de atividades em inglês, baseadas no conto: "What do you see?" ("O que você vê?"), Junior Bill Martin e Eric Carle. Sugere-se que sejam realizadas duas sessões, uma com o conto (áudio) e outra com exercícios baseados na história.


undefined

Sugestão de gestão da aula pelo professor utilizando a Seqüência Fedathi nos seguintes momentos:

1 - Tomada de posição:

Após firmados esses acordos o professor pode iniciar a aula apresentando figuras de animais domésticos e selvagens para os alunos. Em seguida levantará questões sobre o assunto: “Quais os animais domésticos? Quais as suas características? E os selvagens? (...)” Depois poderá, por exemplo, pedir para que falem o nome de cada animal enquanto mostra as figuras. No segundo momento poderá aprofundar os questionamentos começando a explorar o inglês: “Alguém sabe como diríamos ‘gato’ em inglês? E cavalo? (...)”

Depois de um tempo de discussão o professor apresenta o software Brown Bear (Urso Marrom) aos alunos, que possui uma sessão com uma história com animais em ing lês (com áudio) e outra sessão com atividades com o áudio e a escrita desses animais.
2 – Maturação:

Depois da apresentação do jogo, o professor deverá acompanhar o desenvolvimento das atividades tentando motivar os alunos. Levantando desafios, como: quem faz mais rápido as atividades propostas ou quem acerta mais. Contudo, esses desafios devem servir como motivação e não como fator negativo no processo de ensino-aprendizado. Ressalta-se que, neste processo, o professor tem o papel de mediador, auxiliando seus alunos com as dificuldades técnicas, não interferindo na procura pelas soluções.

3 – Solução:

Ao finalizar todas as atividades, o professor organizará uma roda de conversa para que os alunos socializem o que aprenderam em cada atividade, as soluções e as dificuldades encontradas e o tipo de atividade que mais gostaram de fazer.

Os alunos que não conseguiram finalizar devem também se juntar à roda de conversa para identificar as dificuldades encontradas (posteriormente, é possível deixar esses alunos finalizarem o que não haviam conseguido terminar para não haver frustração pelo fato de não terem terminado como os colegas.)

4 – Prova :

Após a utilização do jogo o professor deverá, com o auxilio dos alunos, sistematizar o que foi estudado, poderá pegar as figuras utilizadas no inicio da aula, fixá-las no quadro e pedir para que os alunos se dirijam ao quadro e escrevam o nome dos animais em inglês.

Recursos Complementares

Leitura complementar sobre Sequência Fedathi: http://www.multimeios.ufc.br/fedathi.php

Avaliação

A avaliação será feita de forma contínua, a fim de identificar, mediante a observação e diálogo, como o aluno está pensando, assim o professor obtém pistas do que ele não está compreendendo e pode interferir para auxiliá-lo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.