06/12/2009
Alyne Costa de Castro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Para que o trabalho seja desenvolvido de forma organizada e significativa, o professor poderá estabelecer acordos com a turma, antes de iniciar a aula. Um deles seria propor comprometimento nas atividades realizadas, como manter os monitores desligados durante a explicação. Outro ponto a ser discutido seria a colaboração com o colega na hora da utilização do software Brown Bear (Urso Marrom) que consiste em uma série de atividades em inglês, baseadas no conto: "What do you see?" ("O que você vê?"), Junior Bill Martin e Eric Carle. Sugere-se que sejam realizadas duas sessões, uma com o conto (áudio) e outra com exercícios baseados na história.
Após firmados esses acordos o professor pode iniciar a aula apresentando figuras de animais domésticos e selvagens para os alunos. Em seguida levantará questões sobre o assunto: “Quais os animais domésticos? Quais as suas características? E os selvagens? (...)” Depois poderá, por exemplo, pedir para que falem o nome de cada animal enquanto mostra as figuras. No segundo momento poderá aprofundar os questionamentos começando a explorar o inglês: “Alguém sabe como diríamos ‘gato’ em inglês? E cavalo? (...)”
Depois de um tempo de discussão o professor apresenta o software Brown Bear (Urso Marrom) aos alunos, que possui uma sessão com uma história com animais em ing lês (com áudio) e outra sessão com atividades com o áudio e a escrita desses animais.Depois da apresentação do jogo, o professor deverá acompanhar o desenvolvimento das atividades tentando motivar os alunos. Levantando desafios, como: quem faz mais rápido as atividades propostas ou quem acerta mais. Contudo, esses desafios devem servir como motivação e não como fator negativo no processo de ensino-aprendizado. Ressalta-se que, neste processo, o professor tem o papel de mediador, auxiliando seus alunos com as dificuldades técnicas, não interferindo na procura pelas soluções.
Ao finalizar todas as atividades, o professor organizará uma roda de conversa para que os alunos socializem o que aprenderam em cada atividade, as soluções e as dificuldades encontradas e o tipo de atividade que mais gostaram de fazer.
Os alunos que não conseguiram finalizar devem também se juntar à roda de conversa para identificar as dificuldades encontradas (posteriormente, é possível deixar esses alunos finalizarem o que não haviam conseguido terminar para não haver frustração pelo fato de não terem terminado como os colegas.)
Após a utilização do jogo o professor deverá, com o auxilio dos alunos, sistematizar o que foi estudado, poderá pegar as figuras utilizadas no inicio da aula, fixá-las no quadro e pedir para que os alunos se dirijam ao quadro e escrevam o nome dos animais em inglês.
Leitura complementar sobre Sequência Fedathi: http://www.multimeios.ufc.br/fedathi.php
A avaliação será feita de forma contínua, a fim de identificar, mediante a observação e diálogo, como o aluno está pensando, assim o professor obtém pistas do que ele não está compreendendo e pode interferir para auxiliá-lo.
Quatro estrelas 1 classificações
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26/03/2011
Quatro estrelasMuito bom,gostei .Vou realizar na minha turma.