06/12/2009
Alyne Costa de Castro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Esta aula pretende fazer com que os alunos identifiquem o nome dos animais e desenvolvam a prática da escuta e escrita da língua portuguesa. Tendo em vista o reforço da aprendizagem, a utilização do software Nombres de animales (Nome dos animais) vai contribuir de forma dinâmica para esse processo. Além de explorar as habilidades motoras e ampliar o vocabulário.
Para que o trabalho seja desenvolvido de forma organizada e significativa, o professor poderá estabelecer acordos com a turma, antes de iniciar a aula. Um deles seria propor comprometimento nas atividades realizadas, manter os monitores desligados durante a explicação. Outro ponto a ser discutido, seria a colaboração com o colega na hora da utilização do software Nombres de animales (Nome dos animais) que consiste em uma série de atividades em português, são 9 pacotes de atividades que surgem em diferentes jogos com o nome de 48 animais: definição, quebra-cabeça, associações de resposta, por escrito, dentre outras.
Depois de firmados esses acordos o professor pode iniciar a aula levando para a sala figuras de animais domésticos e selvagens. A partir daí ele pode levantar questões a respeito do assunto da aula, em português, mesmo: Quais os animais domésticos? Quais as suas características? E os selvagens? Depois poderá, por exemplo, pedir para que falem o nome de cada animal enquanto mostra as figuras. No segundo momento poderá aprofundar os questionamentos colocando questões como: Quem sabe como escreve o nome cachorro? E Ovelha?
Após um tempo de discussão o professor apresentará o objeto educacional aos alunos.
A partir dessa exploração cada estudante escolherá a sessão do software a qual deseja jogar. É importante que cada criança possa ter a liberdade de realizar a atividade sozinha, mas quando e se surgir alguma dúvida, o professor deve orientar que se ajudem mutuamente.
Ele deverá estar atento, acompanhando o desenvolvimento das atividades tentando motivar os alunos. É importante ressaltar que o professor é o mediador, sempre atento aos alunos que possam estar se sentindo desestimulados durante a realização da atividade.
Ao finalizar todas as atividades, o professor organizará uma roda de conversa para que os alunos socializem o que aprenderam em cada atividade, as soluções e as dificuldades encontradas e o tipo de atividade que mais gostaram de fazer.
Nesse momento o professor retorna ao conteúdo abordado na aula anterior e revisado nesta com o auxilio do objeto educacional, solucionando as possíveis dúvidas ainda recorrentes.
Poderá levar outros recursos para complementar nesse momento, como por exemplo, pedaços de papéis com os nomes e outros pedaços com a figura dos animais trabalhados em sala e poderá pedir que os alunos relacionem cada um, a fim de reforçar ainda mais o conteúdo visto.
Leitura complementar sobre Sequência Fedathi: http://www.multimeios.ufc.br/fedathi.php
A avaliação será feita de forma contínua, a fim de identificar, mediante a observação e diálogo, como o aluno está pensando, assim o professor obtém pistas do que ele não está compreendendo e pode interferir para auxiliá-lo.
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