Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando o raciocínio lógico matemático da adição e subtração

 

06/12/2009

Autor e Coautor(es)
DINA MARA PINHEIRO DANTAS
imagem do usuário

FORTALEZA - CE Universidade Federal do Ceará

Ellis Batista Paiva Brito

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula é uma maneira de desenvolver o raciocínio lógico, fixar e dinamizar a realização das operações matemáticas da adição e subtração. Trabalhando as operações numéricas da adição e subtração, por meio do Jogo Valgetal que automatiza tempo de resposta, aprimora o cálculo mental dos alunos reforçando o raciocínio lógico matemático.

Duração das atividades
1 hora/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Espera-se que o aluno já tenha tido contato com as operações matemáticas da adição e subtração e com jogos educativos computadorizados, como o jogo Tetris. O professor, no decorrer da aula pode perceber dificuldades que os alunos sintam no jogo por não estar no nível das operações concreta. Para desenvolver essa habilidade do raciocínio lógico matemático é que trabalharemos o software Valgetal.
Estratégias e recursos da aula

Sugere-se estabelecer acordos com os alunos para haver respeito mútuo em relação ao colega, deixando-o desenvolver a atividade sozinho (no caso de haver duas crianças no mesmo computador). Informar que o software é em outra língua, tendo a necessidade deles escutarem com atenção a explicação da atividade que irá ser realizada com o jogo.

Sugestão de gestão da aula pelo professor utilizando a Sequência Fedathi nos seguintes momentos:

1- Tomada de posição:

Inicialmente recomenda-se que o professor exponha para os alunos algumas operações matemáticas da adição e subtração no quadro, como se fosse um joguinho. O docente pode pedir para que alguns alunos se encaminhem ao quadro para escrever os números indicados pelo mesmo, dentro de quadrados desenhados em posições de operações matemáticas. Sendo assim, inicia a construção do conhecimento junto com a turma, para que consigam visualizar a conexão existente entre o conteúdo que estão aprendendo com o desafio do software Valgetal que quebra a convenção dos cálculos.

Posteriormente o professor deve orientar seus alunos a se dividirem em duplas por computador.

Primeiro Passo: O professor irá explicar como manipular o software Valgetal.

O software é usado para realizar cálculos rápidos a partir do posicionamento das peças numéricas.  O desafio consiste em conseguir realizar as operações matemáticas corretamente para impedir que os blocos cheguem ao topo da tela. O professor poderá indicar em qual nível e operação matemática os alunos devem jogar. Também pode ser estipulado o tempo em que eles irão realizar cada operação matemática.

undefined

Segundo Passo: O professor fará perguntas tais como: Vocês notaram que as operações da adição e subtração que foram criadas no quadro são iguais ao desafio proposto no software?

Terceiro Passo: Os alunos deverão começar a utilizar o software, explorando suas atividades.

2 - Maturação:

Após apresentar o jogo e estimular o interesse dos alunos, o professor deverá observar as estratégias usadas pelos alunos e as dificuldades apresentadas por eles. Deverá também mediar a atividade, estimulando a interação entre eles para a resolução dos problemas.

3 – Solução:

Após observar que toda a turma já está conseguindo resolver as operações, o professor poderia resolver na lousa juntamente com os alunos, a partir das estratégias usadas por eles. Discutir essas estratégias para descobrirem juntos qual a melhor para resolver a atividade.

4 - Prova
O professor irá formalizar o conceito da adição e subtração. Poderá voltar ao quadro e colocar novas operações da adição e subtração a fim de que os alunos resolvam com ele.
Recursos Complementares
Leitura complementar sobre Sequência Fedathi: http://www.multimeios.ufc.br/fedathi.php
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer durante a aula, observando a participação dos alunos nas discussões e na atividade proposta e posteriormente com os exercícios que o professor irá propor.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.