18/12/2009
Maressa Soares de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Sendo o ciclo hidrológico de grande relevância para que haja o equilíbrio entre a ação do homem e os recursos naturais, os alunos, como agentes integrantes do meio ambiente, devem conscientizar-se quanto às questões ambientais, entendendo a importância de um ambiente equilibrado. Portanto, o objetivo dessa atividade é compreender o ciclo hidrológico, distinguindo suas etapas, bem como as diversas intervenções humanas que o alteram e a importância de manter o equilíbrio ambiental. Para o desenvolvimento dessa sessão utilizaremos o software: H2O – O CICLO DA VIDA.
Sugere-se que os alunos trabalhem em dupla, por computador, expressando cada um a sua opinião e respeitando a do colega. O professor irá colocar na lousa passos que deverão ser seguidos pelos alunos a fim de garantir o desenvolvimento de toda a atividade. Para tanto, o professor terá uma função importante de orientar os alunos a se dedicarem exclusivamente aos assuntos referentes ao tema abordado por ele, já que esse software tem uma variedade de conteúdo que poderá desviar a atenção do aluno. O software a ser utilizado é o „H2O – O ciclo da vida“, como auxílio para aulas que abordarem os seguintes campos conceituais: importância da água, distribuição da água no planeta, padrões de qualidade da água, ciclo da água (Condensação, Precipitação, Infiltração, Evaporação, Evapotranspiração, percolação, Escoamento Superficial), ambiente natural e artificial, e impactos ambientais.
Antes de apresentar o software aos alunos, recomenda-se que o professor levante alguns questionamentos tais como: qual a importância do ciclo hidrológico para o meio ambiente, onde é visto por eles o ciclo hidrológico em seu dia-a-dia. A partir desses questionamentos o professor poderá iniciar um pequeno debate para introduzir o tema abordado no software.
Para que haja um melhor aproveitamento do programa, relativamente ao aprendizado, sugere-se que o professor siga os seguintes passos que devem ser seguidos pelo aluno para a utilização do software.
Primeiro Passo: Os alunos deverão se dividir em duplas por computador.
Segundo Passo: O professor irá explicar como abrir o programa (Clica duas vezes em cima do link do programa, que deverá estar instalado e salvo na área de trabalho do computador, a fim de facilitar o aluno a encontrá-lo).
Terceiro Passo: Abrindo o programa aparecerá a página de entrada, onde são mostradas todas as partes do software, em que cada bolinha verde representa o link para entrar no item desejado.Quarto Passo: Antes de iniciar o tema principal da aula, que é o ciclo hidrológico, os alunos deverão abrir os links “Conceitos básicos” e “Glossário”, a fim de ampliar os conhecimentos.
Quinto Passo: Os alunos deverão clicar no link Ciclo Hidrológico, onde aparecerá cada etapa do ciclo. Clicando em cima de cada uma, o simulador indica como ocorre o ciclo.
Sexto Passo: No link de Intervenções Humanas, há exemplos e simuladores das consequências que tais intervenções podem provocar no meio ambiente.
Sétimo Passo: Neste momento, cada dupla irá optar por um tipo de água para realizar a experimentação, assim clicando no link de Laboratório Virtual o aluno poderá destilar o tipo de água escolhido por ele.
Durante esse momento o aluno irá explorar as opções do software apresentadas pelo professor, buscando analisar as melhores soluções para responder os questionamentos levantados no início da aula, fazendo uma relação das consequências das ações antropogênicas com o ciclo hidrológico. Esse é o momento que o aluno irá pensar, enquanto o professor ficará observando e analisando o comportamento e soluções de cada aluno.
O aluno irá desenvolver sua opinião crítica a respeito do tema abordado, onde cada dupla irá fazer um paralelo entre as intervenções antrópicas, suas conseqüências para o meio ambiente, principalmente para o ciclo hidrológico, e dizer a importância de manter um meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Para finalizar a aula, o professor irá chamar a frente uma dupla para exemplificarem suas soluções, para tanto os demais alunos deverão está atentos para discordarem quando for necessário, pois é de fundamental importância que o professor considere todas as opiniões, podendo valorizar o pensamento de todos os alunos, utilizando cada uma delas para elaborar uma solução geral.
A avaliação será feita de forma contínua, a fim de identificar, mediante a observação e diálogo, como o aluno está pensando, assim o professor obtém pistas do que ele não está compreendendo e pode interferir para auxiliá-lo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!