16/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Escrever texto usando a primeira pessoa
Compreender a importância da correção da escrita ortográfica para que todos possam compreender um texto lido
Exploração dos livros –
A- “Crianças como você” - Kindersley, Barnabas – Editora Ática
Resumo - Você tem curiosidade de saber o que uma criança do Vietnã gosta de comer, ou o que um aborígine — habitante da Austrália — está aprendendo na escola? Talvez você prefira saber qual é o brinquedo preferido das crianças coreanas ou como é o quarto das norte-americanas? Para saciar a sua curiosidade sobre a vida das crianças do mundo inteiro, não deixe de conhecer o livro Crianças como você, de Barnabas e Anabel Kindersley. Além de trazer lindas fotos das crianças, de seus amigos e dos lugares que eles frequentam, ele descreve os hábitos e a cultura de seu povo. Você ainda poderá saber como elas escrevem seus nomes e quais os desenhos que mais gostam de fazer. Divirta-se e aprenda descobrindo quais são as diferenças e as semelhanças entre essas crianças e você!
B- Escolas como a sua: um passeio pelas escolas ao redor do mundo - Penny Smith – Editora Ática
Resumo - Um registro de fotos e depoimentos de 43 crianças entre 6 e 12 anos de 31 países que representam cinco continentes - Américas, África, Europa, Ásia e Oceania. Em cada página do livro, uma criança mostra como é um dia típico em sua escola. Ela conta como faz para chegar à escola, o que aprende lá, as brincadeiras do recreio. Além disso, fala sobre seu dia-a-dia fora da escola (em casa, na família etc.). À medida que conhece a história de cada criança, o leitor vai descobrindo também diferenças e semelhanças entre elas, ora identificando-se, ora percebendo as diferenças - tomando consciência de que elas merecem ser respeitadas.
Explorar as páginas, perceber o que contam sobre cada criança e que tipo de informação cada livro traz.
Propor a montagem de um livro que conte a história das crianças da turma.
Cinco itens que podem entrar na pesquisa de vida de cada criança
A- Eu e minha família – nome, idade, onde vive, com quem vive...
B- Eu e a minha escola – falar um pouco a respeito da sua trajetória na escola.
C- Coisas que faço fora da escola – relacionar outras atividades que realiza e coisas que gosta de fazer em casa.
D- Meus amigos – relacionar os melhores amigos, falar sobre eles...
E- Coisas de que mais gosto – falar de coisas que gosta – prato preferido, lugar preferido, companhias preferidas...
Deixar que escrevam.
Devolver alguns dias depois para correção.
Montagem de um livro que retrate a turma. O material pode ser digitado pelas crianças, caso haja possibilidade de uso da sala de informática, ou escrito a mão. Preencher com fotos e desenhos.
Discutir com eles a importância da correção do texto, já que o mesmo se tornará um livro que será lido por diferentes pessoas.
Pesquisar com eles quem faz este trabalho em uma editora e o quanto ele é importante para a impressão final de um livro.
Escolher um título, colocar espiral e deixar que façam empréstimo (levem para casa) um a cada dia, para ler sobre os amigos e mostrar para a família. Doar o livro para a biblioteca da escola no final do ano letivo.
Dica importante
Você pode enriquecer mais ainda este trabalho com a série de DVDs “Crônicas da minha escola”
Composta de 20 programas, a série Crônicas da Minha Escola mostra como vivem e estudam os alunos das escolas de Ensino Fundamental dos mais diferentes países. A cada episódio, uma criança revela aspectos de sua vida pessoal, do contexto sociocultural em que vive e da escola em que estuda.
Produzida pela Marathon e pelo canal La Cinquième, da França, a série pode ser considerada um minicurso de Geografia e Antropologia Cultural para alunos e professores de Ensino Fundamental. O conteúdo do programa favorece a compreensão a respeito da função humanizadora e cidadã que a escola desempenha em todas as sociedades.
Temas
Escola de circo
Bangladesh
Canadá
Barco escola
Israel
Tanzânia
Equador
Itália
Marrocos
Tailândia
França
Cuba
Austrália
Escócia
Trinidad e Tobago
Estados Unidos
Holanda
Grécia
Peru
Amazonas
http://www.multirio.rj.gov.br/cronicasdaminhaescola/index.html
Deve ser feita por meio da leitura individual de cada trabalho
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/02/2016
Quatro estrelasé um trabalho muito rico pra explorar identidades.