Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A composição química do Sistema Solar

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os principais elementos que compõem os planetas do Sistema Solar;
  • Identificar as proporções em massas dos elementos que compõem o planeta Terra;
  • Conceituar abundância dos elementos químicos.
Duração das atividades
Uma aula de cinqüenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Propriedades da matéria;
  • Estados físicos da matéria.
Estratégias e recursos da aula

Professor, você deverá levar para a sala de aula cartolinas (aproximadamente 13) e materiais para que os alunos possam confeccionar cartazes.

Leve os alunos para o laboratório de informática. Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Depois que os alunos se organizarem, peça para que eles pesquisem na internet a seguinte frase: composição química do planeta Terra. Se desejar, peça para que eles acessem o site do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro http://www.if.ufrj.br/teaching/astron/earth.html.

undefined
Figura 1 – Planeta Terra
Fonte: http://www.if.ufrj.br/teaching/astron/earth.html acessado em 03 de dezembro de 2009

Os alunos deverão anotar os principais elementos que compõem a Terra e a suas respectivas abundâncias.

Obs.: Aproveite esse momento para explicar o conceito de abundância, aproveitando como exemplo os elementos que compõem a Terra.

undefined
Tabela 1: Composição química da Terra
Fonte: http://www.if.ufrj.br/teaching/astron/earth.html acessado em 03 de dezembro de 2009

Após a construção da tabela, peça para que os alunos compartilhem as informações encontradas, de modo que cada um dos grupos explique para os demais alunos as informações pesquisadas.
Em seguida, informe aos alunos que eles identificaram a composição química da Terra. Mas qual será a composição química do Sistema Solar? Para responder a essa pergunta primeiramente vamos entender mais sobre o Sistema Solar, para isso, os alunos deverão abrir a simulação abaixo:

Nosso lugar no universo
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14721
Ensino Médio | Física | Universo, terra e vida

Nosso lugar no universo

 undefined

Figura 2 – Tela da simulação


A simulação explica de maneira simplificada a origem do universo e a organização do Sistema Solar. Para direcionar a exploração da simulação os alunos deverão encontrar as informações a seguir:

1 – Quais são os planetas que compões o sistema solar?
2 – Qual a ordem dos planetas em relação ao sol?
3 – Onde está concentrada 99% da massa do Sistema Solar?

Levante a questão de que Plutão não é mais considerado um planeta em função da redefinição do conceito de planeta pela União Astronômica Internacional.
Para saber mais acesse:

http://www.eca.usp.br/njr/voxscientiae/plutao_iau_conceitos_planetas_tania_dominici_maria_correa.html

Depois que os alunos responderem às questões propostas, peça para que cada grupo pesquise sobre a composição química de um dos planetas do sistema solar. Além disso, eles deverão pesquisar algumas características desses planetas. Caso tenha mais de 9 grupos, informe que dois grupos poderão pesquisar sobre o mesmo planeta.

Informe aos alunos que essas informações poderão ser pesquisadas nos principais sites de buscas, ou então poderão pesquisar no site http://www.on.br/site_edu_dist_2009/site/index_ss.html. Esse site é do curso Astrofísica do Sistema Solar e contém várias informações detalhadas  sobre o cada um dos planetas do Sistema Solar.

Para sistematizar a aula os alunos deverão elaborar cartazes com as informações sobre o planeta pesquisado e apresentá-lo para a turma. Depois esses cartazes deverão ser colados no mural da escola.

Além disso, os alunos poderão criar um blog com o seguinte título: A Química do Sistema Solar.

Para saber como criar o blog clique no link abaixo:
http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm

Depois de criado o blog, cada grupo deverá colocar as informações do planeta pesquisado.
Professor, divulgue o blog para todos da escola.

Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação aos alunos na própria sala de aula.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Nosso lugar no universo Animação/simulação
Recursos Complementares

Sugestões de Simulações complementares

•    Jogo do sistema solar do Cambito

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10814

•    Sistema solar

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9584

Avaliação
Professor, avalie os alunos através da participação e da apresentação dos cartazes no final da aula.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.