Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Quem conta um conto acrescenta um ponto

 

02/02/2010

Autor y Coautor(es)
Lúcia Helena Furtado Moura
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Regina Célia Martins Salomão Brodbeck

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ler, compreender e interpretar um conto;

- Conhecer alguns autores de contos, como Osman Lins e Clarice Lispector;

- Produzir um conto de sua autoria.

Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante que os alunos já  conheçam o gênero discursivo conto e já possuam as habilidades necessárias para produzir um conto (conhecer a estrutura formal deste tipo de narrativa, tipo de linguagem a ser utilizada, recursos próprios para a composição de um conto.
Estratégias e recursos da aula

- Leitura dos contos;

- Pesquisa sobre os autores;

- Conhecimento das características e recursos empregados no gênero discursivo conto;

- Discussão do conteúdo dos contos;

- Discussão dos recursos e estratégias empregados pelos autores;

- Redação de um conto.

1ª SESSÃO( a ser desenvolvida em 2 aulas geminadas de 50 minutos): leitura (individual) e, discussão com a turma do conto "A Partida", de Osman Lins, disponível em http://www.releituras.com/osmanlins-partida.asp

O conto "A Partida" está inserido na coletânea Os Gestos, de Osman Lins. Faz parte do livro "Os melhores contos de Osman Lins, organizado por Sandra Nitrini.

O tema é o conflito "adolescência x maturidade". De um lado, a avó cheia de zelos; de outro, o neto ansioso para iniciar sua jornada na vida, ansioso por uma "liberdade". Toda ação se dá no dia em que antecedea partida.

 Após a leitura do texto, o professor deverá promover discussões sobre:

- O conteúdo (conflito vivenciado pelo personagem em decorrência da partida da avó, emoções contraditórias advindas da relação afetiva entre avó e neto);

- A estrutura formal do conto: partes do enredo (apresentação, complicação ou evolução, clímax e solução ou desfecho); unidade dramática, unidade de tempo, unidade de espaço, personagens, existência ou não de diálogo, características narrativas, descritivas e dissertativas contidas no conto), enredo, foco narrativo (1ª pessoa);

 - Nesta aula, o professor poderá  promover ainda  a apresentação do autor aos alunos, que poderá ser feita através de conversa informal, pesquisa em livros e revistas ou através do acesso à http://www.o sman.lins.nom.br/home.htm

2ª SESSÃO (para ser desenvolvida em 2 aulas geminadas de 50 minutos cada): leitura individual do conto "Um Conto se faz ao Largo", de Clarice Lispector, seguida de discussão com a turma)

-  Este conto deve ser usado como motivador para a posterior produção escrita dos alunos.

                                                                     UM CONTO SE FAZ AO LARGO

“... e essa história só não é rápida porque as palavras não são rápidas. Trata-se de uma pessoa. Morava num quarto alugado na casa de uma família. Era uma família ocupada, embaraçada em seus inúmeros deveres e pouco tomavam conhecimento da mulher do quarto alugado. Às vezes o pai ou um dos filhos passava para o banheiro e havia frases curtas trocadas. Depois de algum tempo nem mesmo essa conversa se fazia senão como um murmúrio, e depois incorporou-se ao silêncio. Quanto à pessoa, era uma mulher de meia idade. Tratava-se de pessoa cuidadosa com seus pertences, ciosa da própria limpeza. Seu quarto, aliás, a refletia bastante: era limpo e quase vazio. Pois foi essa mulher – inclassificável a menos que se descesse com interesse às profundezas de seu pensamento, o que não ocorreria a ninguém, tão desinteressante ela era – pois foi essa mulher que viveu silenciosamente uma aventura. E, por mais estranho, uma ventura espiritual...”
     Simplesmente não me lembro que história eu estava pretendendo contar, ao escrever essas linhas. Sei que era para ser um conto, mas que aventura espiritual seria? Não me lembro mais, e deixo aos leitores menos experientes, que escrevem ainda como exercício, o trabalho de continuar... Apenas enfunei uma vela e esta se fez ao mar. Mas e o rumo? Perdi a bússola.
(LISPECTOR, Clarice, A Descoberta do Mundo, Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p 151)

- Após a leitura deste segundo conto, o professor deverá discutir o conteúdo do mesmo com a turma;

- Ainda nesta sessão, os alunos deverão produzir o seu próprio conto. Para isto, o professor retomará os elementos estruturais estudados após a leitura do 1º conto;

- Para compor o próprio texto, os alunos poderão utilizar seus conhecimentos pessoais e buscar ajuda em http://www.lendo.org/como-escrever-um-conto/;

- Também nesta sessão, os alunos poderão conhecer um pouco de Clarice Lispector, através da troca de comentários, pesquisa em livros e revistas ou acessando http://www.claricelispector.com.br/

3ª SESSÃO (para ser desenvolvida em uma aula de 50 minutos): apresentação dos textos produzidos para toda a turma

 - Nesta aula, após leitura e correção dos contos pelo professor (conforme prática usualmente adotada) estes textos poderão ser lidos e comentados para toda a turma.

Avaliação

- No decorrer das atividades, o professor deverá verificar o envolvimento e o interesse dos alunos, observando os aspectos analisados;

- As produções escritas feitas, individualmente, poderão ser lidas e comentadas pelo professor.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.