06/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambientalismo: pensar e agir |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
1. Analisar os principais problemas de ordem sanitária e ambiental provocados pelo acúmulo de lixo em diversos lugares;
2. Desenvolver uma consciência crítica na busca pelo desenvolvimento sustentável;
3. Refletir sobre a importância da coleta de produtos recicláveis em diversos setores da sociedade;
4. Identificar a relevância de mídias digitais na produção de informações.
1. Preservação dos recursos naturais.
2. Desenvolvimento sustentável.
3. Manuseio de equipamentos digitais.
4. Noções básicas de informática.
EXECUÇÃO DA PRIMEIRA AULA: ( Sala de aula/laboratório de informática da escola)
Na sala de aula o professor discutirá com os alunos sobre os problemas sociais e ambientais provocados pelo acúmulo do lixo em diversos lugares como: terrenos baldios, lugares públicos, rios, mares, etc. Destacar que diversos problemas como doenças, poluição, seriam evitados se os materiais recicláveis fossem coletados e reaproveitados através do processo de reciclagem para produção de outros materiais.
Para complementar a discussão em grupo, os alunos irão ao laboratório de informática para assistirem ao vídeo do youtube “Lixo'' disponível no link:
http://www.youtube.com/watch?v=WA50mtW7BJI&feature=related
Os alunos poderão ver o vídeo através dos computadores ou com o auxílio de um Projetor Multimídia, dependendo do número de alunos.
Após exposição e discussão do assunto com a turma o professor poderá orientá-los a pesquisar na internet outros vídeos e materiais que retratem o tema em estudo, analisando consequências para a sociedade e para o meio ambiente.
MOMENTO EXTRA-CLASSE
Os alunos serão divididos em duplas para que possam observar alguns locais em sua comunidade e lugares públicos e verificar se há ocorrência de depósitos de lixo ou problemas de coleta e/ou se realiza a reciclagem de materiais; de posse de câmera digital ou celular com câmera os alunos irão coletar imagens e fotografias que retratem aspectos da aula que está sendo desenvolvida.
EXECUÇÃO DA SEGUNDA E TERCEIRA AULAS: ( Laboratório de informática da escola)
Tendo realizado a coleta de imagens e fotografias os alunos irão editá-las no laboratório de informática através de softwares de edição de imagens como o Picasa, o PhotoScape, etc.
Criar Slides Show através do BrOffice.org Impress ou Microsoft Office PowerPoint inserindo imagens, fotos e textos retratando a reciclagem de materiais.
Ao concluírem as atividades as duplas apresentarão seus trabalhos para os demais colegas demonstrando e discutindo a importância da aprendizagem utilizando diferentes recursos em mídias digitais.
O professor poderá utilizar também outros vídeos que retratem sobre a temática do lixo e o meio ambiente como estes encontrados nos links abaixo.
1. Lixo: uma questão social - youtubehttp://www.youtube.com/watch?v=ZRaNc_JLjWY&feature=fvw
2. Projeto Lixo - youtubehttp://www.youtube.com/watch?v=KFK-zedIdno&feature=related
3. Filme o nosso lixo de cada dia – youtube.http://www.youtube.com/watch?v=HhMDeA0Bj5g&feature=related
4. E esse Lixo que não some? - youtube.http://www.youtube.com/watch?v=llnuvq9yJ8s&feature=related
5. Reciclagem - Muito Bom!!! – youtube.http://www.youtube.com/watch?v=DMh-Frodbts&feature=related
6. Alguns softwares de edição de imagens gratuitos podem ser encontrados nesse link.http://www.baixaki.com.br/categorias/36-editores-de-imagem.htm
Serão avaliados a participação, a criatividade na produção de fotografias e imagens, o desempenho na criação e apresentação dos trabalhos, coerência dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos com o tema proposto.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/10/2010
Cinco estrelasOlá Wilson e Antonio! Achei a aula excelente, com sugestões ótimas de encaminhamento e de vídeos. Como incluir nesta aula a discussão sobre responsabilidade também das autoridades? Ou proporíamos isto em outra aula? Valeu!
20/10/2010
Cinco estrelasGostei muito, achei bastante criativo, parabéns.
29/07/2010
Cinco estrelasmaravilhoso trabalho e os videos sugeridos muito bem selecionados, adorei. Faça mais e compartilhe conosco. abraços e aguardo.
05/06/2010
Quatro estrelasÉ muito importante levar aos alunos a consciencia sobre o destino do lixo produzido,as causas e as consequências da falta da coleta seletiva. Os vídeos são ótimos também!!! Parabéns!!!