08/12/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Kátia Zanvettor Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Os alunos poderão aprender como o telefone foi inventado, entre outras informações interessantes sobre ele.
Em termos cognitivos serão trabalhados conteúdos da Língua Portuguesa, por meio de:
- Leitura, interpretação e produção de textos;
- Linguagem Oral;
- Pesquisa na internet;
- Pesquisa em diferentes fontes;
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
Motivação:
Para dar início a estas aulas o professor deverá levar os alunos à Sala de Vídeo da escola ou ao Laboratório de Informática para que juntos assistam a um vídeo (Fig. 1) que é uma animação infantil muito divertida e fala sobre um personagem que não conhecia o telefone.
Link do vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=eu_DCPSoU5U
Figura 1 – Imagem do vídeo
Este vídeo é uma animação infantil portuguesa, porém é possível entender o que é falado e mostra a história do dia em que o personagem Pocoyo conhece um telefone. A duração do vídeo é de sete minutos e três segundos.
Após a apresentação do vídeo, é importante que o professor pergunte o que cada aluno tem dizer acerca do vídeo, e se lembram da primeira vez que viram um telefone. Em seguida, após ouvir o que cada aluno tem acerca do vídeo, o professor deverá falar que outras atividades deverão ser realizadas a fim de que o tema das aulas seja aprofundado.
Atividade 1
Nesta atividade, o professor deverá conversar com os alunos sobre a importância que o telefone tem na vida das pessoas. Para tanto, o professor poderá perguntar aos alunos, se eles costumam usar o telefone e com que finalidade. Poderá ser perguntado também se eles conhecem outras formas de comunicação diferentes do telefone fixo e telefone celular.
Após ouvir as opiniões dos alunos, os alunos deverão ser divididos em duplas, para que juntos possam explorar o site do Museu do Telefone (Fig. 2), para então conhecer os aspectos históricos sobre a invenção e o desenvolvimento do telefone no cenário mundial.
Link do site:
http://museudotelefone.org.br/Museu/Default.aspx
Figura 2 – Imagem do site “Museu do Telefone”
As duplas deverão explorar o site como um todo, mas dar atenção principal aos aspectos sobre a história do telefone, por meio do item “Mais sobre História” (Fig. 3), localizado na parte inferior da tela do site.
Figura 3 – Imagem do item “Mais sobre História”
Após explorarem o Portal, cada dupla deverá elaborar um texto – do tipo narrativo sobre a história do telefone. Para isso, deverão utilizar as informações contidas no portal acima, além de outras fontes, que o professor oferecer, tais como: internet, livros, revistas, entre outros.
Poderão falar na redação sobre a importância do telefone para a humanidade; como ele é importante para que socorros sejam prestados às pessoas por meio dos serviços dos bombeiros, policiais, por exemplo.
É de extrema importância que os alunos tenham a experiência de produzir textos, desde o Ensino Fundamental Inicial!
Atividade 2
Com o objetivo de finalizar estas aulas, os alunos poderão realizar um “experimento prático”, de maneira lúdica, como o que é proposto abaixo. Para isso, o professor deverá solicitar que os alunos levem à escola os materiais necessários para o desenvolvimento do experimento, elencados a seguir:
Materiais Necessários:
2 latas vazias e limpas
2 a 4 metros de cordel fino
1 vela
Todos sabemos que na vida pessoal ou profissional, a troca de informação é vital.
A compra de um telefone, fixo ou móvel, exige que façamos escolhas. Temos de optar entre operadores, tarifários, entre os mil e um modelos existentes.
Para complicar, ainda mais, estão sempre a surgir novidades.
Não desespere. Faça o seu próprio telefone.
Como fazer um telefone?
Só vai precisar de:
2 latas vazias e limpas
2 a 4 metros de cordel fino
1 vela
Com um prego, faça um furo no centro do fundo de cada lata.
Depois, passe a vela ao longo do cordel para o encerar.
De seguida, enfie as pontas do cordel nos furos de cada uma das latas, dê nós na pontas.
Finalmente, estique o fio e converse à vontade!
Fonte:
http://neuronioprostituto.blogspot.com/2007/11/importncia-do-telefone.html
Os alunos poderão levar para suas casas o “brinquedo” que produziram e contar para seus familiares o que aprenderam sobre a invenção do telefone.
1. O professor poderá realizar em sala de aula com os alunos uma experiência proposta no site do Museu do Telefone, para que os alunos possam entender como funcionam os telefones.
http://museudotelefone.org.br/Museu/Faca-voce-mesmo.aspx
2. O Almanaque do Telefone poderá ser trabalhado com os alunos, em outra oportunidade.
Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas, sempre focalizando na avaliação as seguintes competências:
- Leitura, interpretação e produção de textos;
- Linguagem Oral;
- Pesquisa na internet;
- Disciplina e organização no trabalho em dupla.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasGostaria de parabanizá-la pela excelente sugestão,achei muito criativa com certeza os alunos terão muito a progredir no que diz respeito a pesquisa,produção de texto e conhecimentos.