Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A queda do Muro de Berlim

 

08/12/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Kátia Zanvettor Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Fundamental Inicial História Tempo da duração
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial História Ritmos de tempo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão aprender sobre a queda do muro de Berlim e suas consequências para o cenário mundial. É importante que os alunos conheçam fatos que marcaram a história da humanidade, como a queda deste muro. Em termos cognitivos serão trabalhadas as seguintes competências:
- Conhecimentos históricos;
- Língua escrita (elaboração de cartazes);
- Disciplina e organização no trabalho em grupo.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso da Sala de Vídeo, pois o recurso utilizado nas aulas pode ser salvo em DVD e transmitido em aparelho próprio.


Motivação:

Para dar início às aulas o professor deverá perguntar aos alunos se eles sabem qual é a função dos muros entre uma casa e outra, por exemplo.

Figura 1 – Imagem de um muro
Disponível em: http://acertodecontas.blog.br/wp-content/uploads/2009/04/muro-350x262.jpg Acesso em: 28. Nov. 2009.

Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá conversar com eles sobre o “Muro de Berlim” que foi usado como uma barreira física, construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim. Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: República Federal da Alemanha (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos; e República Democrática Alemã (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético. Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, provocou a morte a 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de o atravessar.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Muro_de_Berlim

É importante que os alunos possam expressar seus conhecimentos sobre o assunto, tanto os da EJA, por ter grandes possibilidades de já ter ouvido falar sobre o assunto, quanto os do Ensino Fundamental, pois recentemente os noticiários do Brasil e do mundo abordaram o tema, já que no ano de 2009 foram comemorados 20 anos da queda do Muro de Berlim!
Para dar desenvolvimento às atividades propostas para estas aulas os alunos deverão se dirigir à Sala de Vídeo da escola.

Atividade 1

Neste momento, os alunos deverão assistir o vídeo (Fig. 2), cujo link está logo abaixo.
O vídeo trata-se de uma reportagem sobre os 20 anos da queda do Muro de Berlim e que traz uma retrospectiva do assunto, e tem a duração de sete minutos.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1153997-7823-QUEDA+DO+MURO+DE+BERLIM+COMPLETA+ANOS,00.html

Figura 2 – Imagem do vídeo

Após a transmissão do vídeo, o professor deverá conversar com os alunos sobre o que aprenderam até o momento, e deixá-los livres para fazer perguntas e comentários.


Atividade 2

Neste momento, visando que os alunos tenham um maior conhecimento sobre o tema das aulas, os textos contidos nos sites (Fig. 3) abaixo deverão ser entregues aos alunos, que estarão divididos em grupos de dois a três integrantes, para que eles façam a leitura. Sugerimos que cada grupo faça a leitura de pelo menos, um dos textos, para que em seguida, façam uma discussão com os demais alunos sobre o que aprenderam.


http://g1.globo.com/Sites/Especiais/0,,17398,00.html

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/queda_muro_berlim.htm  

http://educacao.u ol.com.br/historia/ult1704u30.jhtm


Figura 3 – Imagem do site “Sua pesquisa.com”

Após a leitura dos textos, os alunos deverão fazer uma discussão sobre a leitura que fizeram. Cada grupo deverá expor o que leram e entenderam, para que assim por meio das discussões, todos os alunos tenham o conhecimento que todos os textos apresentam.
Neste momento, o professor deverá dirigir a discussão de todos os grupos, de maneira que todos compartilhem o conteúdo de suas leituras, para que no final, possam ter uma visão geral sobre o que todos os textos apresentaram e consequentemente sobre todo o conteúdo sugerido para estas aulas.


Atividade 3

Com o objetivo de finalizar estas aulas, cada um dos grupos formados deverá elaborar um cartaz sobre os conhecimentos que obtiveram acerca do tema das aulas.
Cada um dos grupos ficará responsável por organizar informações acerca de um destes três assuntos:

1. Construção do Muro de Berlim (causas);
2. Consquências da construção do muro.
3. Queda do Muro de Berlim.

Sugerimos que estes cartazes sejam expostos em um mural da escola, para que os demais alunos, professores e funcionários possam vê-los. Sugerimos ainda que os alunos construam a réplica de um muro com caixas de papelão ou isopor e no lado de dentro colocar os cartazes!

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam o que significou a construção e posteriormente a queda do Muro de Berlim, para a Alemanha e para o mundo. O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:
- Conhecimentos históricos;
- Língua escrita (elaboração de cartazes);
- Disciplina e organização no trabalho em grupo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.