Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Um passeio no nordeste

 

19/01/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Apresentar aos alunos um pouco da cultura musical do nordeste e construir com a turma um dicionário contendo o significado de algumas das expressões nordestinas.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios por parte dos alunos. Entretanto sugerimos ao professor que verifique as aulas: A história que vem do barro, Arte popular ou folclore?, A arte do cordel: da Xilogravura ao Cinema e A cultura africana e a influência na cultura brasileira.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01: O professor deverá iniciar a aula questionando seus alunos sobre seus conhecimentos em relação à cultura nordestina (músicas, artistas, escritores, danças, crenças, artesanato, filmes, etc).

Após a discussão o professor deverá apresentar para os alunos a música “Leão do Norte” composição Lenine e Paulo César Pinheiro Filho. Disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=-jSVLwz1bag

 

Leia com a turma a letra da música, disponível em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/leaodonorte.pdf

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1482/imagens/leaodonorte.jpg

Após a análise da letra o professor deverá escolher junto com a turma alguns termos para elaborar um dicionário.

Sugestão de termos: Mateus e Bastião do Boi Bumbá, Sou o boneco do Mestre Vitalino, Dançando uma ciranda em Itamaracá, Eu sou um verso de Carlos Pena Filho, Num frevo de Capiba, Ao som da orquestra armorial, Sou Capibaribe, Num livro de João Cabral, Sou mamulengo de São Bento do Uma, Maracatu, Eu sou um alto de Ariano Suassuna, No meio da Feira de Caruaru, Sou Frei Caneca do Pastoril do Faceta, flor da lira, Pra Nova Jerusalém, Sou Luis Gonzaga, mameluco, Casa Forte, Pernambuco, Leão do Norte, Sou Macambira de Joaquim Cardoso, Banda de Pife no meio do Canavial, calunga, Olinda, Sou jangadeiro na festa de Jaboatão.

 A turma será dividida em duplas ou trios que pesquisarão um dos termos. O resultado da pesquisa será publicado em um blog.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1482/imagens/sugestoes.gif

Para criar o blog sugerimos o Blogger: http://www.blogger.com/

Caso os alunos tenham dificuldades para criar o blog podem utilizar o tutorial: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf

Atenção Professor! Em Recursos Complementares indicamos alguns sites para auxiliar os alunos durante a pesquisa.

 

Aula 02: O professor deverá contextualizar a região nordestina, para isso pode utilizar os vídeos:

 Poetas do repente: que fala sobre a música nordestina e os repentistas. Discorre que o repentismo vem de uma literatura não escrita, trazendo cultura em poesia. 

 

Som da rua sanfoneiros: Vídeo que retrata através dos depoimentos das pessoas envolvidas, as características culturais e de trabalho do cidadão de Caruaru, Pernambuco, Brasil. É disponibilizada a visualização da paisagem nordestina que nos é mais comumente difundida: o semi-árido. As expressões de identidade dos sujeitos com relação ao lugar, expressadas de maneira bem demarcada: o cantar do repentista; a passagem pelas ruas; as conversas em comum.

Som da rua sanfoneiros

 

Olinda: apresenta a cidade de Olinda (PE) sua história, arquitetura, turismo e cultura.

 

Após apresentar os vídeos questione seus alunos sobre o repente: quem conhece, como funciona, principais repentistas. Explique o que é o repente e a estrutura dos versos. (retirado de: http://cliquemusic.uol.com.br/br/generos/generos.asp?nu_materia=25 acesso em: 11.01.09)

A métrica do repente varia, bem como a organização dos versos: temos a sextilha (estrofes de seis versos, em que o primeiro rima com o terceiro e o quinto, o segundo rima com o quarto e o sexto), a septilha (sete versos, em que o primeiro e o terceiro são livres, o segundo rima com o quarto e o sétimo e o quinto rima com o sexto) e variações mais complexas como o martelo, o martelo alagoano, o galope beira-mar e tantas outras. O instrumental desses improvisos cantados também varia: daí que o gênero pode ser subdividido em embolada (na qual o cantador toca pandeiro ou ganzá), o aboio (apenas com a voz) e a cantoria de viola. 

 Agora que os alunos já sabem o que é repente é hora deles criarem seus próprios versos. Como sugestão os alunos podem utilizar os termos escolhidos da letra “Leão do norte”.

Atenção Professor! Selecione alguns versos para incluir no termo Repente do dicionário dos alunos.

 No blog além do dicionário deverá conter um texto com uma breve apresentação do grupo e as funções que cada um desempenhou. 

Atenção Professor! Defina com seus alunos a data limite para postagem da pesquisa. Após a data visite cada blog e faça comentários sobre a pesquisa.

Sugestão de Avaliação:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1482/imagens/ava_01.jpg

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Som da rua sanfoneiros Vídeo
Olinda Vídeo
Poetas do repente Vídeo
Recursos Complementares
http://www.rosanevolpatto.trd.br/lendaboibumba1.htm http://www.terrabrasileira.net/folclore/regioes/2artes/nd-vital.html http://www.ceramicanorio.com/artepopular/caruaru/caruaru.htm http://www.blocosonline.com.br/literatura/prosa/artigos/art035.htm http://jac-versoreverso.blogspot.com/2008/11/poema-de-carlos-pena-filho.html http://www.frevo.pe.gov.br/capiba.htm http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=309&textCode=884&date=currentDate http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=316&textCode=767&date=currentDate http://www.culturabrasil.pro.br/joaocabraldemeloneto.htm http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=115 http://pt.wikipedia.org/wiki/Região_Nordeste_do_Brasil
Avaliação
Professor defina com a turma os critérios de avaliação e as competências e habilidades a serem desenvolvidas. Incentive seus alunos a discussão de idéias, referenciar os conteúdos e desenvolver o senso crítico, respeitando a opinião dos colegas. Verifique em Estratégias da aula uma sugestão de avaliação que deverá ser preenchida junto com a turma.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Valcélia do Nascimento Lima, particular , Pernambuco - disse:
    valcelialima@yahoo.com.br

    02/04/2011

    Cinco estrelas

    Este passeio pelo nordeste através da música Leão do Norte, realmente merece PARABÉNS! Meu seminário sobre Cultura e Cidadania será inspirado nesse trabalho, não esquecerei dos creditos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.