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É melhor falar do que calar

 

09/12/2009

Autor e Coautor(es)
Soymara Vieira Emiliao
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone Alencastre e Gloria Maria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver textos observando a coerência e a coesão;
Utilizar as regras de acentuação gráfica;
Aplicar a pontuação.

Duração das atividades
1 aula - 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno tenha participado das aulas:
“Oralidade como caminho alfabetizador”
“Alfabetizando dizendo?”
“Dizem que falando se aprende a ler e escrever”
“Caminho falando e chego escrevendo”.

Estratégias e recursos da aula

Os roteiros, após a primeira versão produzida, deverão passar por uma criteriosa revisão, onde o professor deverá aproveitar para introduzir a utilização da pontuação, mostrando sua importância, por representarem pausas da fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto-e-vírgula ou entonações, nos casos do ponto de exclamação e de interrogação. São através desses marcadores gráficos que podemos reproduzir na escrita nossas intenções, anseios e emoções. Por isso, na escrita do roteiro elas desempenharão uma importância vital já que estaremos escrevendo para outro ler.
Esses marcadores gráficos servem para que o texto tenha coesão e coerência.
O uso do travessão pode ser bastante explorado nesse momento tendo em vista que o roteiro faz muito uso desse recurso gráfico.
Outro tema que poderá ser abordado é o emprego de algumas expressões, tais como:
•. Porque/porquê x por que/ por quê;
• . Mais x mas;
• . Acerca de x a cerca de x há cerca de;
Uma boa abordagem é utilização de exemplos existentes nos textos, mostrando a mudança total do sentido, quando não se escrever corretamente essas expressões.
A aplicação de outros exercícios para fixação desse conteúdo podem ser uma boa estratégia, sabendo, entretanto, que a intenção não é a memorização e sim o entendimento do uso em um contexto real.
É necessário ressaltar que, apesar dos dados contidos nas pesquisas serem do gênero informativo, a própria elaboração do roteiro para uma apresentação, torna-o um texto literário, porque estaremos privilegiando a mensagem pela própria mensagem, preocupados padrões estéticos. A representação teatral por ser ficcional possui as características literárias, apesar de baseados em dados reais.
Sugiro que assuntos como pontuação e acentuação gráfica sejam tratados em momentos diferentes para que não haja um acúmulo de informações. Pode-se organizar uma primeira revisão abordando um aspecto e em outro dia, abordando outro aspecto. Uma estratégia para denotar a importância das revisões é o professor ler da forma como está escrito. O próprio grupo, percebendo que os objetivos do texto não foram atingidos porque não houve a compreensão dos colegas, se mobilizará para a revisão.
Como exemplo, segue um dos roteiros elaborados pela minha turma:

GRUPO TELEJORNAL
ALUNOS: Marcio, Carla, Wesley e Ramon
ASSUNTO: Preço da Cantina
CENÁRIO: BANCADA DO TELEJORNAL E UM REPORTER NA CANTINA

MARCIO: - Boa Tarde. Inicia agora mais uma edição do seu Jornal da Tarde!
CARLA: - Hoje falaremos o aumento dos preços da Cantina na Escola XXXXXX.
MARCIO: - Isso mesmo, Carla. Muitos alunos estão reclamando que o aumento foi injusto já que não houve aumento de mesada.
CARLA: - Nosso reporte investigativo Wesley está no local para apurar as informações. Boa tarde, Wesley!
WESLEY: - Boa tarde, Carla! Estamos aqui na Escola XXXXXX para entrevistar o aluno Ramon, um dos mais revoltados com o aumento dos preços da cantina. Boa Tarde, Ramon.
RAMOM: - Boa Tarde.
WESLEY: - Porque os alunos estão tão revoltados com o aumento dos preços da cantina?
RAMOM: _Eles aumentaram muito. Uma coxinha passou de R$ 2,00 para R$ 2,50 e o chocolate, de R$ 1,00 para R$ 2,00! Minha mesada não aumentou e eu não estou conseguindo comprar as mesmas coisas com o dinheiro que eu trago.
WESLEY: E qual é a solução?
RAMOM: O preço tem que baixar ou meu pai tem que aumentar minha mesada, mas sem coxinha eu não fico!
WESLEY: - Carla, essa é a principal reclamação dos estudantes. Procuramos falar com o responsável pela Cantina, Sr. Walter, mas ele até agora não retornou nossas ligações. Continuaremos aqui na Escola XXXXXX apurando nova informação. Agora, com vocês no estúdio.
MARCIO: - Obrigado, Wesley! O Jornal da Tarde vai continuar acompanhando o conflito na Esc ola XXXXX. Também deixaremos o telefone do Disque-denuncia para que, caso aja, informações sobre caso, possam ser prestadas ao serviço, com a garantia do anonimato.
CARLA: - O telefone do Disque-Denuncia é 0000-0000.
Os alunos devem perceber a importância de adequar a escrita aos modos de falar. É um processo inverso ao que normalmente fazemos em sala, onde sempre adaptamos as idéias das crianças aos modos de escrever. Por isso é um exercício bastante rico. Deve-se perceber que quando escrevemos para ler , devemos prever nos textos, as marcas da oralidade.
O professor deve também atentar para a utilização dos termos lingüísticos que caracterizam cada uma das situações. Deve ficar claro que o juiz utiliza de um grupo de palavras que caracterizam o universo do direito, assim como os políticos e os jornalistas.
A consulta ao glossário, elaborado na primeira aula, “Oralidade como caminho Alfabetizador”, poderá trazer contribuições enriquecedoras aos textos, valorizando um material confeccionado pelo próprio

Recursos Complementares

Glossário  preparado pela  turma na aula " Oralidade como caminho alfabetizador!.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita na ocasião da atividade, observando os avanços nas construções textuais, observando se os alunos internalizaram dos conceitos ligados à gramática e se estão utilizando em suas escritas.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Nadia Maria da Silva Cardoso, Diretoria de Educação de Aracaju , Sergipe - disse:
    nadiamsc22@yahoo.com.br

    21/04/2010

    Quatro estrelas

    o que mais achei interessante foi a liberdade dos alunos usarem a linguagem no programa que elaboraram como usam entre si. E perceberam que isto não é motivo pra não usarem as regras gramaticais.


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