09/12/2009
Simone Alencastre e Gloria Maria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Desenvolver textos observando a coerência e a coesão;
Utilizar as regras de acentuação gráfica;
Aplicar a pontuação.
É necessário que o aluno tenha participado das aulas:
“Oralidade como caminho alfabetizador”
“Alfabetizando dizendo?”
“Dizem que falando se aprende a ler e escrever”
“Caminho falando e chego escrevendo”.
Os roteiros, após a primeira versão produzida, deverão passar por uma criteriosa revisão, onde o professor deverá aproveitar para introduzir a utilização da pontuação, mostrando sua importância, por representarem pausas da fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto-e-vírgula ou entonações, nos casos do ponto de exclamação e de interrogação. São através desses marcadores gráficos que podemos reproduzir na escrita nossas intenções, anseios e emoções. Por isso, na escrita do roteiro elas desempenharão uma importância vital já que estaremos escrevendo para outro ler.
Esses marcadores gráficos servem para que o texto tenha coesão e coerência.
O uso do travessão pode ser bastante explorado nesse momento tendo em vista que o roteiro faz muito uso desse recurso gráfico.
Outro tema que poderá ser abordado é o emprego de algumas expressões, tais como:
•. Porque/porquê x por que/ por quê;
• . Mais x mas;
• . Acerca de x a cerca de x há cerca de;
Uma boa abordagem é utilização de exemplos existentes nos textos, mostrando a mudança total do sentido, quando não se escrever corretamente essas expressões.
A aplicação de outros exercícios para fixação desse conteúdo podem ser uma boa estratégia, sabendo, entretanto, que a intenção não é a memorização e sim o entendimento do uso em um contexto real.
É necessário ressaltar que, apesar dos dados contidos nas pesquisas serem do gênero informativo, a própria elaboração do roteiro para uma apresentação, torna-o um texto literário, porque estaremos privilegiando a mensagem pela própria mensagem, preocupados padrões estéticos. A representação teatral por ser ficcional possui as características literárias, apesar de baseados em dados reais.
Sugiro que assuntos como pontuação e acentuação gráfica sejam tratados em momentos diferentes para que não haja um acúmulo de informações. Pode-se organizar uma primeira revisão abordando um aspecto e em outro dia, abordando outro aspecto. Uma estratégia para denotar a importância das revisões é o professor ler da forma como está escrito. O próprio grupo, percebendo que os objetivos do texto não foram atingidos porque não houve a compreensão dos colegas, se mobilizará para a revisão.
Como exemplo, segue um dos roteiros elaborados pela minha turma:
GRUPO TELEJORNAL
ALUNOS: Marcio, Carla, Wesley e Ramon
ASSUNTO: Preço da CantinaCENÁRIO: BANCADA DO TELEJORNAL E UM REPORTER NA CANTINA
MARCIO: - Boa Tarde. Inicia agora mais uma edição do seu Jornal da Tarde!
CARLA: - Hoje falaremos o aumento dos preços da Cantina na Escola XXXXXX.
MARCIO: - Isso mesmo, Carla. Muitos alunos estão reclamando que o aumento foi injusto já que não houve aumento de mesada.
CARLA: - Nosso reporte investigativo Wesley está no local para apurar as informações. Boa tarde, Wesley!
WESLEY: - Boa tarde, Carla! Estamos aqui na Escola XXXXXX para entrevistar o aluno Ramon, um dos mais revoltados com o aumento dos preços da cantina. Boa Tarde, Ramon.
RAMOM: - Boa Tarde.
WESLEY: - Porque os alunos estão tão revoltados com o aumento dos preços da cantina?
RAMOM: _Eles aumentaram muito. Uma coxinha passou de R$ 2,00 para R$ 2,50 e o chocolate, de R$ 1,00 para R$ 2,00! Minha mesada não aumentou e eu não estou conseguindo comprar as mesmas coisas com o dinheiro que eu trago.
WESLEY: E qual é a solução?
RAMOM: O preço tem que baixar ou meu pai tem que aumentar minha mesada, mas sem coxinha eu não fico!
WESLEY: - Carla, essa é a principal reclamação dos estudantes. Procuramos falar com o responsável pela Cantina, Sr. Walter, mas ele até agora não retornou nossas ligações. Continuaremos aqui na Escola XXXXXX apurando nova informação. Agora, com vocês no estúdio.
MARCIO: - Obrigado, Wesley! O Jornal da Tarde vai continuar acompanhando o conflito na Esc ola XXXXX. Também deixaremos o telefone do Disque-denuncia para que, caso aja, informações sobre caso, possam ser prestadas ao serviço, com a garantia do anonimato.
CARLA: - O telefone do Disque-Denuncia é 0000-0000.
Os alunos devem perceber a importância de adequar a escrita aos modos de falar. É um processo inverso ao que normalmente fazemos em sala, onde sempre adaptamos as idéias das crianças aos modos de escrever. Por isso é um exercício bastante rico. Deve-se perceber que quando escrevemos para ler , devemos prever nos textos, as marcas da oralidade.
O professor deve também atentar para a utilização dos termos lingüísticos que caracterizam cada uma das situações. Deve ficar claro que o juiz utiliza de um grupo de palavras que caracterizam o universo do direito, assim como os políticos e os jornalistas.
A consulta ao glossário, elaborado na primeira aula, “Oralidade como caminho Alfabetizador”, poderá trazer contribuições enriquecedoras aos textos, valorizando um material confeccionado pelo próprio
Glossário preparado pela turma na aula " Oralidade como caminho alfabetizador!.
A avaliação deverá ser feita na ocasião da atividade, observando os avanços nas construções textuais, observando se os alunos internalizaram dos conceitos ligados à gramática e se estão utilizando em suas escritas.
Quatro estrelas 1 classificações
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21/04/2010
Quatro estrelaso que mais achei interessante foi a liberdade dos alunos usarem a linguagem no programa que elaboraram como usam entre si. E perceberam que isto não é motivo pra não usarem as regras gramaticais.