Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Hula-hooping is back!

 

11/12/2009

Autor e Coautor(es)
FERNANDA LANZA DE SOUZA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Jeanne de Almeida Gomes, Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecimento de substantivos, adjetivos, verbos, preposições e advérbios

Prática da compreensão oral

Discussão sobre brincadeiras e atividades físicas

Duração das atividades
3 horas / aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É recomendável que os alunos já tenham estudado inglês por no mínimo um ano e que sejam capazes de assistir um vídeo nesse idioma com o objetivo de entender suas ideias principais. 

Estratégias e recursos da aula

O material complementar (handout) foi elaborado pelas autoras e está disponível em:

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/hula-hooping-is-back (acesso em 05/12/09)

Ele deve ser fotocopiado e distribuído para os alunos ou duplas de alunos.

1a aula:

1. Pergunte aos alunos que brincadeiras/ brinquedos são populares entre as crianças hoje em dia e quais eram populares no passado (uns 30 anos atrás). Faça uma tabela no quadro e anote as respostas dos alunos.

Possíveis respostas: In the past: Cars, Dolls, Ball, spinning top, Jump rope, Hopscotch, Hide and seek, Simon says, Hula-hooping. Nowadays: Cars, Dolls, Ball, Hide and seek, Video games, Paint ball.

2. Peça aos alunos que identifiquem, entre as atividades do quadro, as que proporcionam atividade física saudável. Diga que agora eles se prepararão para assistir a um vídeo sobre hula-hooping, ou seja, atividades com um bambolê. Distribua a primeira página do handout  e diga que o vocabulário a ser trabalhado na atividade 1 aparecerá no vídeo, e que conhecê-lo bem facilitará a compreensão do artigo.

3. Atividade 1: Trabalhe a pronúncia do vocabulário com os alunos, pedindo que repitam após você pronunciar cada palavra. Em seguida, divida os alunos em grupos de três e peça que classifiquem as palavras de acordo com suas classes na tabela (verbos, substantivos, adjetivos e preposições ou advérbios). Para tal eles podem fazer uso de dicionários. Observe que algumas palavras poderão se encaixar em mais de uma das classes da tabela, mas nas respostas fornecidas aqui as palavras foram classificadas como aparecem no vídeo.

Confira as respostas com os alunos e verifique se todos compreenderam o significado das palavras. Escreva no quadro exemplos de frases com as palavras mais difíceis.

Respostas:  

Noun: fun, craze, origins, hoop, benefits, fitness, calories, impact, knees, body, workout, damage, therapy, possessions, instructor, recreation, community, month, classes, tutorials, Internet.

Adjective: healthy, cheap, unknown, great, less, normal, sexy

Verb: sweeping, realizing, burned down, stop, enjoy, teaches, twirl, healing, sold, learn, get, need

Preposition / adverb: recently, necessarily, each

4. Atividade 2: Leia o enunciado para os alunos e explique o que são phrases. Peça que façam a atividade e confira as respostas.

Respostas: 

a. biking and kickboxing routines

b. a year and a half ago

c. burn calories 

d. around the world

e. teach yourself

f. heal an injure

Peça sugestões de sentenças com estas phrases e escreva-as no quadro. Peça aos alunos que as anotem no caderno.

2a aula:

Esta aula deverá ser realizada em um laboratório de informática. Se os alunos tiverem acesso a fones para assistirem ao vídeo, a atividade pode ser feita individualmente. Caso contrário, melhor que apenas um computador seja usado, com você controlando a exibição do vídeo.

1. Trabalhe novamente a pronúncia do vocabulário com os alunos, para que reconheçam mais facilmente as palavras ao assistirem ao vídeo.

2. Atividade 3: Para acessar o vídeo siga os seguintes passos:

1.      Acesse o endereço http://www.myvoa.com/ (acesso 05/12/09)

2.      Clique na “tecla cinza” no quadro do meio (myVOA Remot e).

3.  Clique em Sci/ Health

undefined

4. Clique na seta de rolagem, na parte inferior do quadro do meio (myVOA Remote)   para localizar  o vídeo. 

5. Clique sobre a imagem do vídeo (Hula,hooping back as exercise fad).

undefined

3. Peça aos alunos que assistam ao vídeo atentamente. Após assistirem ao vídeo uma vez, pergunte se eles falam da atividade com o bambolê como algo positivo ou negativo e se estão indicando a atividade para crianças ou adultos. 

4. Distribua a segunda página do handout e peça que leiam as sentenças atentamente. Os alunos deverão decidir se as sentenças são verdadeiras ou falsas de acordo com o vídeo.

Exiba o vídeo mais três vezes para que os alunos façam a atividade. Faça a correção da atividade com toda a turma, voltando às partes do vídeo que deixaram dúvidas.

Respostas:

a.       (  T  ) The origins of hula,hooping  are unknown.

b.      (  F  ) New Yorkers are realizing the exercise can burn up to 900 calories/hour.

c.       (  F  ) First Lady Michelle Obama doesn’t know how to twirl the hoop.

d.      (  T  ) Hula,hooping offers much less impact on your knees and is a full body workout.

e.       (  T  ) Roberts started hooping  a year and a half ago.

f.        (  F  ) Roberts used it as a kind of therapy after her divorce.

g.       (  T  ) Ted, the fitness instructor, doesn’t enjoy other sports.

h.       (  T  ) The executive assistant started hooping because she couldn’t do her biking and kickboxing routines, due to an injure.

i.         (  F  ) Hoops are sold for 200 or 300 dollars.

j.        (  T  ) You can teach yourself how to twirl the hoop or look for some tutorials on the internet.

5. Atividade 4: Nesta atividade os alunos deverão ordenar as palavras, formando sentenças que já ouviram no vídeo. Observação: Esta atividade pode ser feita em casa e corrigida na aula seguinte.

 Respostas:

a.       Children and adults around the world have played with hoops.

b.      It’s much less impact on your knees.

c.       She used it as a kind of therapy after her house burned out.

d.      You don’t necessarily need a class to learn.

e.       Now she says she will never stop. 

Avaliação

Peça aos alunos que elaborem cartazes ilustrados e com sentenças ou um pequeno parágrafo falando sobre os benefícios de alguma atividade física, preferencialmente uma brincadeira. Os cartazes podem ser colocados nas paredes dos corredores da escola, para que todos se informem sobre o assunto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.