Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Oficina de Modelagem Corporal – Clone de corpos

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de :
• Produzir uma escultura corporal, a partir de modelagens com jornal, sobre partes do corpo humano.

Duração das atividades
• 6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Noções básicas sobre modelagem
• Objeto tridimensional

Estratégias e recursos da aula

Aula 1
• Convidar os alunos a assistirem uma apresentação de slides sobre obras e artistas que apresentam em sua poética, a modelagem tridimensional com enfoque no corpo humano conforme exemplos abaixo;
• Obras do artista Alfredo Mallet (Rio de Janeiro – 1942)


Disponível em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.jornaldacidade.net/images/sgw/2_20080429211256.jpg&imgrefurl=http://www.jornaldacidade.net/2008/noticia.php%3Fid%3D2328&usg=__ECrUyi4U3LQ45i0ck2lWSwSUNOk=&h=393&w=550&sz=30&hl=pt-BR&start=8&um=1&itbs=1&tbnid=S0Yhw8oGL_GOcM:&tbnh=95&tbnw=133&prev=/images%3Fq%3Dartistas%2Bmodelagem%2Bcom%2Bpapel%26hl%3Dpt-BR%26um%3D1

 
• Obras do artista plástico holandês Bert Simons:

          

           Disponível em: http://www.bertsimons.nl


• Pedir para os alunos pesquisarem para a próxima aula, sobre outros artistas que trazem em sua produção plástica a modelagem com o corpo humano, buscando referências na internet, em livros, revistas, bibliotecas e outros materiais de fácil acesso.

Aula 2
• Solicitar que os alunos expliquem os dados encontrados nas pesquisas solicitadas e discutindo-os com a turma;
• Apresentar aos alunos a proposta de produção de corpos tridimensionais tendo o próprio corpo como suporte;
• Iniciar a proposta, dividindo a turma em grupos de quatro alunos, de forma que todos os membros de cada grupo executem alguma tarefa. Assim, um aluno servirá de molde, outro irá cortar as tiras de jornais, outro distribuirá a cola sobre o modelo e outro colará as tiras sobre o plástico.
• Lembrar da possibilidade de colaboração entre os grupos: aqueles que concluírem a proposta poderão auxiliar os demais;
• Eleger um aluno de cada grupo, para servir de modelo/molde, dando início ao trabalho de modelagem tridimensional. Pedir, para tanto, que cada grupo eleja uma parte do corpo a ser clonada/ modelada (cabeça, pernas, braços, mãos, pés e tronco – frente e costa);
• Falar para os alunos cobrirem, com um plástico, a parte do corpo a ser modelada, fixando o plástico e fixá-lo com fita crepe de forma a ajustar o formato do corpo a ser copiado;


• Seguem imagens ilustrativas:

Fotos - Acer vo particular

• Pedir para os alunos recortarem tiras de jornal;
• Solicitar que os alunos passem cola sobre o plástico e colem as tiras de jornal, sobrepondo cinco camadas;
• Seguem imagens ilustrativas:

fotos - Acervo particular


• Retirar, com cuidado, as modelagens para secar;


Aula 3
• Explicar para os alunos que nesta aula eles deverão unir, com cola e tiras de jornal, as modelagens, com o intuito de formar um corpo, de acordo com as imagens abaixo:

Fotos - Acervo particular


• Pedir para os alunos colocarem as modelagens para secar.


Aula 4
• Falar para os alunos aplicarem massa corrida sobre os corpos, de modo a dar maior resistência às modelagens de papel;
• Deixar secando;


• Seguem imagens ilustrativas:

Fotos - Acervo particular

Aula 5 • Pedir para os alunos preparearem uma mistura de tinta guache e cola;
• Solicitar aos alunos que pintem, com a mistura de tinta guache e cola, os corpos modelados, conforme exemplos abaixo:

Fotos - Acervo particular


• Falar para os alunos deixarem as modelagens secando.

Aula 6
• Expor, nos corredores da escola, os objetos tridimensionais obtidos pela técnica da clonagem corporal;
• Solicitar aos alunos que, diariamente, mudem as peças de lugar, para que, com este movimento, provoquem o olhar dos que transitam nas dependências da escola;
• Fazer uma avaliação oral, sobre as atividades realizadas para obtenção da clonagem corporal.

Avaliação

• A avaliação dos os alunos será realizada durante o processo de construção das peças e ao final da proposta, devendo ser observados os seguintes itens:
1. A contribuição do aluno com a pesquisa solicitada na primeira aula, bem como o seu envolvimento na discussão dos dados obtidos na pesquisa;
2. O processo de construção da modelagem corporal, analisando a participação, individual e em grupo, de cada aluno;
3. A interação dos alunos com o público na organização e na dinâmica da exposição dos corpos clonados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.