Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONSTRUIR COLEÇÕES

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender a:

  • buscar a semelhança entre os elementos de uma coleção;
  • eleger critérios para montar uma coleção;
  • criar critérios para representar uma coleção.
Duração das atividades
2 aulas em diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Agrupar objetos

Estratégias e recursos da aula


Atividade  -  Construir  coleções

1º momento – professor solicita que cada menino traga de casa um carrinho e cada menina traga uma boneca. Na sala, o professor organiza as crianças em grupo de quatro para formar coleções de carrinhos ou de bonecas. Antes de forma as coleções, o professor organiza todos os brinquedos no meio da roda e pede para as crianças selecionarem dois critérios para a organização das coleções, se as crianças não conseguirem ser objetivas o professor indica o critério do tamanho e do material.
Quatro meninos em cada grupo (carrinhos);
Consideram o tamanho e o material semelhantes
Formam a coleção de carrinhos
Quatro meninas em cada grupo (bonecas)
Consideram o tamanho e o material semelhantes.
Formam a coleção de bonecas

2º momento – professor orienta as crianças para comentar sobre suas coleções, a quantidade de carrinhos relacionadas a quantidade de crianças, qual a relação de carrinhos para cada criança (relação um a um – correspondência).

3º momento - O professor solicita que os meninos procurem em revistas ou em outros materiais impressos coleções de carrinhos e as meninas procurem coleções de bonecas.
O professor faz o mesmo processo que fez com os brinquedos, pelo aspecto, as crianças deduzem pelas imagens, quais são:
as bonecas de plásticos e as bonecas de panos,
as bonecas pequenas e as grandes;
os carros de plásticos e os de madeiras;
os carros pequenos e os grandes.

4º momento – as crianças sentam discutem como montar a coleção, recortam as imagens e montam as suas coleções.


5º momento – o professor orienta as crianças para fazer apresentação de suas coleções.

6º momento – cada criança individualmente, escolhe dois ou três critérios e constrói a sua coleção, desenhando e atribuindo nome a cada coleção criada e apresentando os critérios utilizados.

Avaliação

Avaliar  o modo como as crianças se organizam para:

  • buscar a semelhança entre os elementos da coleção que estçao construindo;
  • eleger critérios e montar uma coleção;
  •  criar critérios para representar uma coleção.

O porfessor deve analisar o nivel de ajuda que cada criança precisa para realizar as atividades durante o processo e no final qual o nivel alcançado.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.