Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


SÉRIES ADITIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de a atenção e concentração, de tolerância, de interpretar mensagem, de raciocinar mediante séries aditivas; fazer leituras de números; identificar números;
  • Fazer contagem e criar situações numéricas.
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Contar na sequência um.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Realizar jogo com série aditiva.


1º momento - O professor propõe um jogo que leva a criança a raciocinar de forma crescente ou decrescente. Desenha no chão, casas de 1 a 15, fazendo a numeração. Inicia o jogo com as ações das crianças (formar duplas), caminhando na ordem determinada.


Nesse momento são várias as habilidades desenvolvidas, a de atenção e concentração, uma criança desenvolve a ação as outras observam; tolerância, esperar a vez de participar; interpretar a mensagem, avançar ou recuar; raciocinar matematicamente, recuar= a subtrair, avançar= a adicionar; leitura de números reconhecer os números indicados. Exemplo 1.

Obs. O professor cria várias estratégias e as crianças as executam.

2º momento – A atividade desenvolvida na prática é transferida para o plano da linguagem. O professor Faz por escrito o que fez no jogo.
Exemplo 2:

3 º momento – O professor orienta a atividade para os alunos a realizarem conforme o que conseguiram aprender. Isto significa que as crianças fazem mentalmente, o que fizeram na prática, o que fizeram por meio da escrita.

Avaliação

Avaliar se cada criança:

  • Participou do jogo com atenção; Teve paciência de esperar a sua vez; Interpretou a mensagem e desenvolveu o jogo com facilidade ou dificuldade; registra a ajuda dada pelo professor e os avanços depois da ajuda;
  • Resolveu a situação por escrito com ou sem ajuda, que tipo de ajuda;
  • O nível de assimilação alcançado no sentido de escrever a sequência numérica (fez a sequência de 1 a 15? Ou até que número conseguiu?);
  • Resolveu a situação matemática: pintando as casas e com expressão numérica; Criou a situação com a expressão numérica.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.