15/12/2009
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Atividade 1 – Realizar jogo com série aditiva.
1º momento - O professor propõe um jogo que leva a criança a raciocinar de forma crescente ou decrescente. Desenha no chão, casas de 1 a 15, fazendo a numeração. Inicia o jogo com as ações das crianças (formar duplas), caminhando na ordem determinada.
Nesse momento são várias as habilidades desenvolvidas, a de atenção e concentração, uma criança desenvolve a ação as outras observam; tolerância, esperar a vez de participar; interpretar a mensagem, avançar ou recuar; raciocinar matematicamente, recuar= a subtrair, avançar= a adicionar; leitura de números reconhecer os números indicados. Exemplo 1.
Obs. O professor cria várias estratégias e as crianças as executam.
2º momento – A atividade desenvolvida na prática é transferida para o plano da linguagem. O professor Faz por escrito o que fez no jogo.
Exemplo 2:
3 º momento – O professor orienta a atividade para os alunos a realizarem conforme o que conseguiram aprender. Isto significa que as crianças fazem mentalmente, o que fizeram na prática, o que fizeram por meio da escrita.
Avaliar se cada criança:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!