Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CANTAR E CONTAR

 

06/12/2009

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Formar um conjunto estabelecendo a relação um a um;
  •  Fazer desaparecer a relação um a um;
  • desenvolver a noção de numero cardinal;
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber contar acompanhando com o dedo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Construir um robô utilizando quadrados.


1º momento


O professor entrega uma quantidade de quadrados e orienta as crianças para trabalhar juntas em duplas e construir um robô. Para isso, entrega quadrados coloridos e ambas desenvolvem a tarefa proposta: a criança “A” coloca um quadrado e a criança “B” coloca seu par, construindo um a um.

2º momento


O professor orienta as crianças para falar do robô que construíram. Cada dupla apresenta seu trabalho para os demais da turma e explica como fizeram.
Observação: o número de quadrados varia de acordo com competência das crianças para contar.

Atividade 2 – Contar os quadrados do robô construído.


1º momento – Contagem conforme o conhecimento já construído.
O professor orienta a atividade individual e acompanha a contagem de cada criança. Inicialmente acompanha a estratégia utilizada pelo aluno para contar os quadrados, observa se ele conta cada quadrado somente uma vez.

2º momento – ensina-se nova estratégia de contagem.
O professor orienta os alunos para contar cada quadrado somente uma vez, para isso pode construir um quadro, onde as crianças substituem o quadrado por outro símbolo de contagem, desenhando no espaço indicado como no exemplo abaixo. No final,  conta os símbolos que representam as partes quadriculada e representam com números.

Atividade 3 - Contar e registrar a quantidade.

O professor entrega uma imagem quadriculada de robô e orienta para fazer a contagem de cada quadrado somente uma vez e criar um instrumento de registro da quantidade.

Fonte: http://andreiamc.pbworks.com/f/robo.JPG

2º momento

O professor entrega uma folha quadriculada e orienta as crianças para desenhar o seu robô quadriculado, criar estratégias de contagem e registra. 

Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

  • Formar um conjunto estabelecendo a relação um a um;
  • Desenvolver a noção de numero cardinal
  • Contar demonstrando as estratégias que utilizam;
  • Demonstrar se aprendeu a nova estratégia para contar.
Opinião de quem acessou

Duas estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 1/1 - 100%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Patricia da Silva Ferreira, Pontifica Universidade Católica de MG , Minas Gerais - disse:
    patriciasilva_ferreira@yahoo.com.br

    05/04/2011

    Duas estrelas

    A idéia apresentada por Regia Maria de modo geral é até bem sugestiva e estimuladora,porém percebo a necessidade de comentar alguns pontos como a importância do registro da duração em minutos,pois o modo como utilizou ficou muito indefinido. Os conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com aluno:saber contar acompanhando com o dedo,não implica que o alunado saiba contar,há hipóteses que esse possa ter apenas memorizado uma sequência.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.