06/12/2009
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Saber contar acompanhando com o dedo.
Atividade 1 - Construir um robô utilizando quadrados.
1º momento
O professor entrega uma quantidade de quadrados e orienta as crianças para trabalhar juntas em duplas e construir um robô. Para isso, entrega quadrados coloridos e ambas desenvolvem a tarefa proposta: a criança “A” coloca um quadrado e a criança “B” coloca seu par, construindo um a um.
2º momento
O professor orienta as crianças para falar do robô que construíram. Cada dupla apresenta seu trabalho para os demais da turma e explica como fizeram.
Observação: o número de quadrados varia de acordo com competência das crianças para contar.
Atividade 2 – Contar os quadrados do robô construído.
1º momento – Contagem conforme o conhecimento já construído.
O professor orienta a atividade individual e acompanha a contagem de cada criança. Inicialmente acompanha a estratégia utilizada pelo aluno para contar os quadrados, observa se ele conta cada quadrado somente uma vez.
2º momento – ensina-se nova estratégia de contagem.
O professor orienta os alunos para contar cada quadrado somente uma vez, para isso pode construir um quadro, onde as crianças substituem o quadrado por outro símbolo de contagem, desenhando no espaço indicado como no exemplo abaixo. No final, conta os símbolos que representam as partes quadriculada e representam com números.
Atividade 3 - Contar e registrar a quantidade.
O professor entrega uma imagem quadriculada de robô e orienta para fazer a contagem de cada quadrado somente uma vez e criar um instrumento de registro da quantidade.
Fonte: http://andreiamc.pbworks.com/f/robo.JPG
2º momento
O professor entrega uma folha quadriculada e orienta as crianças para desenhar o seu robô quadriculado, criar estratégias de contagem e registra.
Avaliar se as crianças conseguiram:
Duas estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/04/2011
Duas estrelasA idéia apresentada por Regia Maria de modo geral é até bem sugestiva e estimuladora,porém percebo a necessidade de comentar alguns pontos como a importância do registro da duração em minutos,pois o modo como utilizou ficou muito indefinido. Os conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com aluno:saber contar acompanhando com o dedo,não implica que o alunado saiba contar,há hipóteses que esse possa ter apenas memorizado uma sequência.