Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Casa do leitor

 

13/12/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Teresa Lopes da Cruz
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Aumentar o vocabulário.
• Estimular o desejo do aluno em conhecer diferentes histórias.
• O centro da sala de aula deve ser o livro, a leitura.
• Trabalhar com as múltiplas linguagens.

• Interpretar os textos de livros, aplicando-os como forma de expandir o vocabulário do seu universo linguístico.

Duração das atividades
50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade.

Estratégias e recursos da aula

• Plástico duro medindo: 70cm x 1m e 60cm.
• Retângulos menores: 22cm x 35cm.
• Pasta de plástico pequena com elástico.
• Cola, tesoura, papéis de vários tipos, lápis de cor, hidrocor.
• Retrato três por quatro.
• Papel grosso como cartolina, papel cartão.

Obs: O papel grosso, de qualquer tipo, é para fazer o telhado da casa.

Atividade 1

A professora propõe aos alunos a realização da tarefa, a “Casa do Leitor”, morada de alunos leitores. Mostra o plástico pendurado na parede ,“ o casarão”, e diz que em cada retângulo menor vai morar um aluno leitor.
Cada aluno ganha uma pasta pequena de plástico com elástico, papéis de vários tipos, cola, lápis de cor, hidrocor e um retrato três por quarto. Cada um confecciona a sua casa.

Atividade 2

Cada aluno apresentará ao colega a casa que construiu, podendo dessa forma, desenvolver a oralidade e apresentar sua forma de traduzir plasticamente sua identidade. Desenvolverá também a capacidade motora e diferentes maneiras da utilização do espaço.
O aluno estará trabalhando de forma individual e coletiva quando, ao elaborar a tarefa, poderá trocar ideias, perceber diferentes formas de pensar e registrar visualmente uma casa. Ao montar uma casa, a turma estará interagindo com a referência social primeira que é a família, e com isso, consequentemente, identificando semelhanças e diferenças culturais, implicando em ampliar uma visão multicultural de inclusão entre os alunos. Após o término da elaboração da casa, cada aluno deverá guardá-la em um retângulo escolhido por ele.


Obs: Colar a foto 3 x 4 na casa vai depender do desejo de cada aluno. Há alunos que gostam e outros preferem não colar a foto.

Assim o professor estará desenvolvendo a capacidade de escolha do aluno quanto aos aspectos de identificação, de reconhecimento das suas experiências com o espaço físico que representa a sua própria casa, tanto como uma casa imaginária quanto a sua casa real. Trabalha-se também, os desejos, os medos, as alegrias, e as referências tanto emocionais quanto as dos espaços físicos. 


Atividade 3

 A professora explica que toda vez que o aluno pegar um livro, no espaço do livro na sala de aula ou na biblioteca da escola, o aluno poderá pegar fichas para preencher em casa após a leitura. Esta atividade do preenchimento das fichas, que é opcional, busca  trabalhar a interpretação escrita da mensagem do livro. Desenvolver a compreensão do livro como veículo de criação de personagens de ficção ou da vida real; do reconhecimento do título, autor e obra; do reconhecimento do(s) protagonista(s) da história e outros pontos interessantes que o professor desejar pinçar ou que o próprio aluno desejar escolher para desenvolver um olhar crítico em relação ao objeto escrito em questão, que é o livro.

Seguindo uma sequência de aulas, na próxima aula de português, haverá o momento do Troca -Toca (está aula está postada no Portal: Troca – Troca e Criação da legenda para o gráfico dos livros) onde o aluno terá a oportunidade de guardar as fichas da leitura na sua pasta, na Casa do Leitor.

A participação do aluno, opinando, criticando, argumentando, trocando com os colegas é fundamental para que ele sinta-se coautor e autor do planejamento e da elaboração das aulas, empregando a construção de um planejamento participativo e uma intencionalidade de desencadeamento de ideias e de ações pedagógicas.

Obs: O aluno não é obrigado a levar as fichas. Ele pode levar só a do gráfico dos livros (esta aula está postada no Portal : Gráfico de livros ) ou levar a que mais lhe agradar, ou não levar. É importante que o aluno se envolva com esta aula pelo prazer de ler, esse processo às vezes é lento e o professor deve respeitar o tempo de cada aluno.

Avaliação

A avaliação será através da observação do quanto ao empenho e interesse durante a confecção das pastas e na apresentação das fichas. Neste processo de elaboração e confecção dos materiais o professor poderá avaliar os alunos nos seguintes aspectos: atenção; participação; trabalho individual e em grupo; atividade escrita e oralidade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.