06/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Reconhecer os grupos de uma comunidade a partir de uma gravura;
Reconhecer as diferenças entre órgãos públicos e privados;
Reconhecer atitudes e regras de comportamento que são pertinentes aos espaços públicos;
Reconhecer o espaço vivido e construído a partir das relações sociais e das intervenções humanas.
Paisagens: observação de paisagens de sua escola e locais próximos à sua residência.
Ambientes: familiar, escolar e circunvizinho.
Espaço da casa: minha casa, meu endereço, meu telefone.
Espaço da escola: sala de aula, espaços brincáveis, sala de leitura, demais dependências (localização, utilização, reorganização e conservação)
1ª AULA
Objetivos trabalhados:Reconhecer os grupos de uma comunidade a partir de uma gravura;
Reconhecer as diferenças entre órgãos públicos e privados;
Fluxo da aula:
Solicitar anteriormente que os alunos tragam imagens e fotos dos amigos e familiares;
Dividir os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas;
Apresentar a cada grupo um mesmo conjunto de imagens de grupos diferentes, pessoas com uniforme de trabalho, alunos com uniformes da escola, crianças, jovens, adultos, idosos, deficientes trabalhadores, imagens bem variadas que serão acrescentadas às imagens trazidas pelos alunos;
Pedir aos alunos que associem as pessoas ao seu local de trabalho ou seu espaço na comunidade. Onde estão essas pessoas? Quem são elas? O que fazem? Que papel ocupam na sociedade?
Comparar as respostas dos grupos;
Abordar as diferenças entre público e privado em termos de conceitos, funções e atitudes cidadãs construindo junto aos alunos um quadro comparativo.
Recursos necessários:
Imagens e fotografias trazidas pelos alunos e outras representativas da comunidade local.
2ª AULA
Objetivo trabalhado:Reconhecer atitudes e regras de comportamento que são pertinentes aos espaços públicos;
Fluxo da aula:
Retomar a aula anterior apresentando a escola que estão como um espaço público mantido e conservado pela comunidade, professores, servidores de apoio e alunos;
Pedir aos alunos que desenhem em uma folha em branco o lugar da escola que mais gostam;
Expor os trabalhos no mural para que os alunos vejam os trabalhos dos colegas;
Listar no quadro os locais da escola que aparecem nos trabalhos;
Em grupos, pedir que os alunos façam uma lista de atitudes e comportamentos que eles gostariam que as pessoas tivessem para conservar esses ambientes escolares;
Recursos Necessários:
Folhas brancas e materiais para pintura e desenho;
Mural para exposição dos trabalhos.
3ª AULA
Objetivo trabalhado:
Reconhecer o espaço vivido e construído a partir das relações sociais e das intervenções humanas.
Fluxo da aula:
Escrever cada atitude mencionada na última atividade da aula anterior em uma folha A4, misturando com atitudes e comportamentos contrários àqueles descritos pelos alunos e fixar as folhas nas paredes da sala;
Pedir que os alunos discutam quais as atitudes desejáveis e quais as atitudes indesejáveis para conservar o ambiente escolar;
Identificar com os alunos quais são as pessoas responsáveis por essas atitudes e comportamentos;
Explicar que só podemos conservar esses locais e aproveitar do que eles podem nos oferecer a partir da convivência com as pessoas e criando relações e conexões entre nós.
Dividir os alunos em grupo e pedir que cada grupo escolha uma atitude solidária para conservar o espaço escolar que é público;
Cada grupo deve construir um projeto para conscientizar as pessoas da escola quanto ao seu comportamento dentro do espaço público escolar. Dar sugestões como campanhas de conscientização, apresentação de teatro, escrever um jornalzinho, o dia da limpeza, decorar os espaços e deixá-los mais atrativos, semana do livro para utilização da biblioteca, etc.
Recursos necessários:
Folhas A4 com comportamentos escritos e afixados nas paredes da sala.
4ª e 5ª AULA
Aulas destinadas à orientação e planejamento das atividades que serão desenvolvidas pelos grupos, bem como uma avaliação para que os alunos digam como foi a interação no grupo e o desempenho individual dentro do grupo.
Observação: os projetos dos grupos deverão ser colocados em práticas durante o semestre. Sugere-se que os mesmos sejam feitos junto aos professores de outras disciplinas e com a direção.
Sugestões de referências para aprofundamento do tema por parte do professor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Espa%C3%A7o_p%C3%BAblico
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-44782002000100013&script=sci_arttext
Fazer uma auto-avaliação na última aula junto aos alunos;
Pedir aos demais professores que avaliem os projetos colocados em prática pelos alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!