Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Relevo do Brasil

 

06/12/2009

Autor y Coautor(es)
Marcela Aquino Magalhães
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as variações que existem na superfície terrestre brasileira;

Identificar a importância das variações do relevo e os seus principais motivos;

Explorar alguns destaques do relevo brasileiro.

Duração das atividades
2 aulas de 4 horas cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Em um primeiro momento o professor deve mostrar imagens que expressem as distintas formas de relevo e associá-las ao espaço físico onde os alunos moram ou que os mesmos conhecem. A partir disso, explorar os conceitos de planalto, planície e depressão.

Estratégias e recursos da aula

a) O professor deve reproduzir a imagem do mapa do Brasil, dividido por regiões e tentar elucidar características climáticas predominantes nas regiões e que dessa maneira influenciam nas diferentes formas de relevo. Além das erosões causadas pelo clima o professor deve destacar a influência do homem nas modificações da superfície terrestre.

Para isso o professor deve questionar aos alunos sobre o clima que predomina na região que eles moram e sobre o clima em outros lugares do Brasil nos quais eles já conhecem.

b)  Em seguida o professor deve mostrar um mapa no qual esteja enumerado de um a vinte e oito os relevos brasileiros e distribuir para os alunos fichas com o nome dos relevos que demarcam os planaltos, planícies e depressões. Dessa forma, os alunos devem tentar associar a numeração com os nomes dos relevos tendo em vista suas características já descritas anteriormente. 

O professor pode distribuir uma ficha para cada aluno ou se tiver mais alunos do que fichas ele deve propor que a turma se divida em pequenos grupos ou duplas. Durante a atividade os alunos devem pedir ajuda para os seus colegas. Junto com a turma o professor deve seguir a numeração do mapa e pedir para os alunos/duplas/grupos explicarem a associação do nome do relevo com a região do mapa. 

PLANALTOS:                                                              DEPRESSÕES:                                                                 PLANÍCIES:

1- Planalto da Amazônia Oriental                                12- Depressão da Amazônia Ocidental                                23- Planície do Rio Amazonas

2- Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba             13- Depressão da Marginal Norte- Amazônica                      24- Planície do Rio Araguaia

3- Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná               14-  Depressão Marginal Sul- Amazônica                             25- Planície e Pantanal do Rio Guaporé

4- PLanalto e Chapada dos Parecis                             15- Depressão do Araguaia                                                26- Planície e Pantanal Mato- Grossense

5- Planaltos Residuais Norte-Amazônicos                     16- Depressão Cuiabana& nbsp;                                                  27- Planície da Lagoa dos Patos e Mirim

6- Planaltos Residuais Sul- Amazônicos                       17- Depressão do Alto Paraguai - Guaporé                          28- Planícies e Tabuleiros Litorâneos

7- Planaltos e Serras  do Atlântico- Leste- Sudeste       18- Depressão do Miranda

8- Planaltos e Serras de Goiás- Minas                         19- Depressão Sertaneja e do São Francisco

9- Serras Residuais do Alto Paraguai                           20- Depressão do Tocantins

10- Planalto da Borborema                                         21- Depressão Periférica da Borba Leste da Bacia do Paraná

11- Planalto Sul- Rio- Grandense                                22- Depressão Periférica Sul- Rio- Grandense

c) Depois o professor deve explicar aos alunos alguns pontos principáis do revelo brasileiro, como;

O Pico da Neblina: ponto mais alto do Brasil;localiza-se na Serra do Imeri;

O Monte Caburaí: ponto extremo norte do Brasil;

O Pico das Agulhas Negras: localiza-se no Parque Nacional do Itatiaia;

O Parque Nacional da Chapada Diamantina, que está localizada no interior da Bahia;

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, que se localiza perto de Cuiabá.

Durante a explicação o professor deve fazer com que os alunos reconheçam esses destaques no mapa.

d) Por fim, os alunos devem se dividir em seis grupos sendo que dois grupos vão dissertar sobre planalto, os outros dois sobre planície e os que restaram vão escrever sobre depressões. Os alunos devem em conjunto discutir e em seguida escrever sobre as principais características do relevo que foi proposto para o grupo e identificar seus principais pontos no mapa. Em seguida, devem apresentar para toda a turma o que foi discutido em grupo e também explorar suas inquietações sobre o assunto.

Recursos Complementares

* Mapa do Brasil;

* Mapa do Brasil enumerado;

* Retoprojetor ou Data- Show para reproduzir as imagens das distintas formas de relevo.

Avaliação
Avaliar os alunos a partir da participação e introsamento nas atividades propostas, tendo em vista uma avaliação formativa na qual o professor analise todo o processo de aprendizagem do aluno por meio de retroações frequentes e específicas, considerando o seu contexto.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/3 - 0%
  • Quatro estrelas 3/3 - 100%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.