06/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Conhecer as variações que existem na superfície terrestre brasileira;
Identificar a importância das variações do relevo e os seus principais motivos;
Explorar alguns destaques do relevo brasileiro.
Em um primeiro momento o professor deve mostrar imagens que expressem as distintas formas de relevo e associá-las ao espaço físico onde os alunos moram ou que os mesmos conhecem. A partir disso, explorar os conceitos de planalto, planície e depressão.
a) O professor deve reproduzir a imagem do mapa do Brasil, dividido por regiões e tentar elucidar características climáticas predominantes nas regiões e que dessa maneira influenciam nas diferentes formas de relevo. Além das erosões causadas pelo clima o professor deve destacar a influência do homem nas modificações da superfície terrestre.
Para isso o professor deve questionar aos alunos sobre o clima que predomina na região que eles moram e sobre o clima em outros lugares do Brasil nos quais eles já conhecem.
b) Em seguida o professor deve mostrar um mapa no qual esteja enumerado de um a vinte e oito os relevos brasileiros e distribuir para os alunos fichas com o nome dos relevos que demarcam os planaltos, planícies e depressões. Dessa forma, os alunos devem tentar associar a numeração com os nomes dos relevos tendo em vista suas características já descritas anteriormente.
O professor pode distribuir uma ficha para cada aluno ou se tiver mais alunos do que fichas ele deve propor que a turma se divida em pequenos grupos ou duplas. Durante a atividade os alunos devem pedir ajuda para os seus colegas. Junto com a turma o professor deve seguir a numeração do mapa e pedir para os alunos/duplas/grupos explicarem a associação do nome do relevo com a região do mapa.
PLANALTOS: DEPRESSÕES: PLANÍCIES:
1- Planalto da Amazônia Oriental 12- Depressão da Amazônia Ocidental 23- Planície do Rio Amazonas
2- Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba 13- Depressão da Marginal Norte- Amazônica 24- Planície do Rio Araguaia
3- Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná 14- Depressão Marginal Sul- Amazônica 25- Planície e Pantanal do Rio Guaporé
4- PLanalto e Chapada dos Parecis 15- Depressão do Araguaia 26- Planície e Pantanal Mato- Grossense
5- Planaltos Residuais Norte-Amazônicos 16- Depressão Cuiabana& nbsp; 27- Planície da Lagoa dos Patos e Mirim
6- Planaltos Residuais Sul- Amazônicos 17- Depressão do Alto Paraguai - Guaporé 28- Planícies e Tabuleiros Litorâneos
7- Planaltos e Serras do Atlântico- Leste- Sudeste 18- Depressão do Miranda
8- Planaltos e Serras de Goiás- Minas 19- Depressão Sertaneja e do São Francisco
9- Serras Residuais do Alto Paraguai 20- Depressão do Tocantins
10- Planalto da Borborema 21- Depressão Periférica da Borba Leste da Bacia do Paraná
11- Planalto Sul- Rio- Grandense 22- Depressão Periférica Sul- Rio- Grandense
c) Depois o professor deve explicar aos alunos alguns pontos principáis do revelo brasileiro, como;
O Pico da Neblina: ponto mais alto do Brasil;localiza-se na Serra do Imeri;
O Monte Caburaí: ponto extremo norte do Brasil;
O Pico das Agulhas Negras: localiza-se no Parque Nacional do Itatiaia;
O Parque Nacional da Chapada Diamantina, que está localizada no interior da Bahia;
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, que se localiza perto de Cuiabá.
Durante a explicação o professor deve fazer com que os alunos reconheçam esses destaques no mapa.
d) Por fim, os alunos devem se dividir em seis grupos sendo que dois grupos vão dissertar sobre planalto, os outros dois sobre planície e os que restaram vão escrever sobre depressões. Os alunos devem em conjunto discutir e em seguida escrever sobre as principais características do relevo que foi proposto para o grupo e identificar seus principais pontos no mapa. Em seguida, devem apresentar para toda a turma o que foi discutido em grupo e também explorar suas inquietações sobre o assunto.
* Mapa do Brasil;
* Mapa do Brasil enumerado;
* Retoprojetor ou Data- Show para reproduzir as imagens das distintas formas de relevo.
Quatro estrelas 3 classificações
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08/05/2012
Quatro estrelasAula bem eleborada.A professora utilizou os recursos de modo que a aprendizagem dos alunos fosse mais satisfatória.
27/10/2010
Quatro estrelasaula clara,objetiva e a avaliação é a desejada.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei muito enriquecedora essa aula sobre o relevo