Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A representação da opressão na arte

 

19/01/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Apresentar aos alunos que a arte está relacionada com um contexto histórico, social e político e que alguns artistas abordavam essa temática como forma de protesto.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01: O professor deve iniciar a aula com a obra Fuzilamento (1808) de Francisco Goya.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1487/imagens/PF_1945864~Execution-of-the-Defenders-of-Madrid-3rd-May-1808-1814-Posters.jpg

Francisco Goya - Fuzilamento (1808)

Questione seus alunos sobre a obra, o contexto histórico, qual a mensagem e as percepções da turma.

Agora fale sobre o artista Francisco Goya e o que ele representou para história da arte, suas principais obras. Sugerimos o texto: Francisco José de Goya y Lucientes 1746 – 1828, disponível em: http://www.pitoresco.com.br/universal/goya/goya.htm

Agora apresente a obra Guernica de Picasso.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1487/imagens/guernica-1_picasso.jpg

Pablo Picasso, Guernica, 1937.

Questione seus alunos sobre o que elas vêem na obra. Fale sobre o artista e o que essa obra representa para história da arte. Sugerimos o texto: Pablo Ruiz Picasso 1881-1973, disponível em: http://www.pitoresco.com.br/universal/picasso/picasso.htm

Agora apresente a obra A imagem da violência de Antonio Manuel.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1487/imagens/antonio_manuel.jpg

 Antonio Manuel, A imagem da violência, 1968.

Questione seus alunos sobre o que a obra representa, qual o seu contexto histórico. Sugestão de texto: Antonio Manuel, disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=560&cd_item=1&cd_idioma=28555

Apresente também o vídeo que contextualiza a situação do país nesse período  No regime dos militares: parte I, II e III.

 

 

 


Professor questione seus alunos sobre o que essas três obras têm em comum, principais características e de que forma o contexto histórico influência o artista.

 

 

Aula 02: Hora de produzir!

Atenção professor! Reserve duas a três aulas para elaboração do trabalho, organização e divulgação da exposição.

Professor questione seus alunos sobre os problemas vividos atualmente no país (fome, miséria, corrupção, seca, violência, etc). Anote no quadro as respostas dos alunos. Entre as palavras citadas pela turma, destaque as mais relevantes e sorteie entre os alunos para que trabalhem sobre esse tema.
A atividade consiste em fazer uma obra sobre o tema escolhido, a técnica é livre, os alunos podem se reunir em duplas ou apresentar propostas individuais.

Atenção Professor! Reserve um espaço na escola para fazer a exposição dos trabalhos. Caso os alunos façam um vídeo, agende os equipamentos necessários com antecedência. Escolha um grupo de alunos para fazer a curadoria e a montagem da exposição, um grupo para divulgação da exposição e um grupo para monitoria das obras.

O grupo de curadoria e montagem da exposição deverá decidir junto com o professor o espaço a ser ocupado pelas obras e a disposição das mesmas, eles deverão elaborar um texto falando sobre a curadoria da exposição para ser postado no blog de divulgação da exposição.

O grupo responsável pela divulgação criará um blog com resenhas sobre os trabalhos e a exposição, entrevistas com os artistas e professores e a indicação de referências utilizadas pela turma.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1487/imagens/sugestoes.gif Blogger – http://www.blogger.com/home Tutorial para criar o blog: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf

O grupo da monitoria deverá conhecer todas as obras e artistas, além de desenvolver uma atividade para os visitantes da exposição. O grupo deverá montar um texto falando do percurso educativo que será realizado pela equipe de monitoria de destacar algumas obras. Esse material deverá ser postado no blog de divulgação da exposição.

Sugestão de avaliação

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1487/imagens/ava_06.jpg

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
No regime dos militares: parte I Vídeo
No regime dos militares: parte III Vídeo
No regime dos militares: parte II Vídeo
Recursos Complementares
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm http://www.ocaiw.com/ WALTHER, I. Picasso. Taschen, 2005. ARGAN, G. C. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. AMARAL, A. e TORAL A. Arte e Sociedade no Brasil, de 1957 a 1975 – volume 2. São Paulo: Instituto Callis, 2005. 100 Obras Essenciais na Pintura Mundial. Revista Bravo. Outubro 2008.
Avaliação
Professor defina com a turma os critérios da avaliação, para que todos saibam as competências e habilidades que deverão ser desenvolvidas. Incentive a pesquisa, a discussão do tema, o respeito à opinião dos colegas, o desenvolvimento do senso crítico, etc. Em Estratégias da aula sugerimos alguns critérios de avaliação que podem ser definidos junto com a turma.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 1/2 - 50%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Edson Panis Kaseker, EE Prof. José Vasques Ferrari , São Paulo - disse:
    edsonpanis@gmail.com

    22/06/2010

    Quatro estrelas

    Acho importantíssimo temas que resgatem esses períodos de opressão para a formação integral da cidadania de nossos alunos. Arte e História tem muito em comum.


  • douglas, cmms , Paraíba - disse:
    douglasolivedos@hotmail.com

    24/03/2010

    Duas estrelas

    não muito convincente


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.