24/12/2009
Denise Leipziger
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
-Identificar algumas expressões populares e conhecer a origem de algumas.
-Compreender o significado de uma expressão a partir do contexto.
-Reconhecer que a língua está em constante mudança.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Laboratório de Informática (se possível).
- Câmera Fotográfica (se possível).
O professor inicia a aula pedindo aos alunos que descrevam as gravuras e descubram qual é o tema da aula.
Eles devem ser incentivados a levantar hipóteses e exemplificar.
http://vidaordinaria.com/wp-content/uploads/2008/12/expressao02.png
Os alunos devem concluir que as fotos mostram expressões populares desenhadas ao pé da letra, fora do contexto.
O professor então desafia seus alunos a fazerem o mesmo, provocando o aspecto cômico na gravura (ou foto) pela descontextualização da expressão idiomática.
Cada aluno sorteia uma expressão popular.
Todos devem ler oralmente a sua expressão e discutir seu significado.
Após isso feito, o professor pede que na folha, façam uma frase com a sua expressão sorteada.
Em seguida, devem encontrar uma solução gráfica (foto ou desenho) para a sua expressão de trabalho.
Sugestões de Expressões Populares para Utilização no Trabalho:
1 – Olhos de lince (enxergar longe).
2 – Memória de Elefante (Memória muito boa).
3 – Lágrimas de Crocodilo (Falsas Lágrimas).
4 – Estômago de Avestruz (Pessoa que come de tudo e não passa mal).
5 – Abraço de Tamanduá (falso abraço).
6 – Chegar de Mãos abanando (de mãos vazias).
7 – Tempestade num copo d’água (muito barulho por nada).
8 – Minhoca na cabeça (pensando besteira).
9 – Com o pé atrás (desconfiado),
10 – Mala sem alça (pessoa chata),
11 – Cor de burro quando foge (cor indefinida).
12 – Dor de cotovelo ( dor de amor).
13 – Motorista barbeiro (mau motorista).
14 – Falar cobras e lagartos (falar mal).
15 – Pendurar as chuteiras (desistir, se aposentar).
16 – Estar com a minhoca na cabeça (procurando problema, desconfiado).
17 – Andar na linha (fazer tudo certinho).
18 – Quebrar o galho (ajudar).
19 – Pensar na morte da bezerra (estar distraído, desligado).
20 – Estar com uma pedra no sapato (estar com algo incomodando).
21 – Pagando o pato (ta sendo punido por outra pessoa).
22 – Trocar as bolas (se confundir).
23 – Enfiar o pé na jaca (fazer besteira, se confundir).
24 – Fazer uma vaquinha (dividir uma quantia entre várias pessoas).
25 – Chá de cadeira (quando uma pessoa não é chamada para danças).
Sugestão de Aproveitamento do Trabalho:
1 – Enfeitar o mural com os trabalhos ou fazer um livro com a produção dos alunos.
2 – Pesquisar a origem de algumas expressões populares.
Link para pesquisa
http://www.historiadetudo.com/expressoes-populares.html
http://sol.sapo.pt/blogs/xxi/archive/2008/03/31/Origem-de-algumas-express_F500_es-populares_2E002E002E00_.aspx
3– Entrevistar outras pessoas para descobrir outras expressões populares.
Assistir e Debater o Documentário sobre a expressão “cheio de nove horas” e perceber que:
- Algumas expressões idiomáticas estão sumindo com o tempo, pois a sua origem vai sendo esquecida.
- Há expressões de usos diferentes em diferentes locais.
Durante todas as etapas de trabalho os alunos serão avaliados e avaliarão suas produções e a sua contribuição para que a aula transcorra agradavelmente.
O trabalho escrito será corrigido antes de ser exposto no mural ou encadernado
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