Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ao Pé da Letra: Expressões Populares

 

24/12/2009

Autor e Coautor(es)
CARMEN LÚCIA CORRÊA DE OLIVEIRA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Denise Leipziger

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Identificar algumas expressões populares e conhecer a origem de algumas.

-Compreender o significado de uma expressão a partir do contexto.

-Reconhecer que a língua está em constante mudança.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula
                                       

Laboratório de Informática (se possível).

- Câmera Fotográfica (se possível).

O professor inicia a aula pedindo aos alunos que descrevam as gravuras e descubram qual é o tema da aula.

Eles devem ser incentivados a levantar hipóteses e exemplificar.

http://vidaordinaria.com/wp-content/uploads/2008/12/expressao02.png

http://media.photobucket.com/image/express%2525C3%2525B5es%20populares/ambgusmao/ditos-populares-em-fotos-18.jpg -

Os alunos devem concluir que as fotos mostram expressões populares desenhadas ao pé da letra, fora do contexto.

O professor então desafia seus alunos a fazerem o mesmo, provocando o aspecto cômico na gravura (ou foto) pela descontextualização da expressão idiomática.

Cada aluno sorteia uma expressão popular.
Todos devem ler oralmente a sua expressão e discutir seu significado.

Após isso feito, o professor pede que na folha, façam uma frase com a sua expressão sorteada.

Em seguida, devem encontrar uma solução gráfica (foto ou desenho) para a sua expressão de trabalho.

Sugestões de Expressões Populares para Utilização no Trabalho:

1 – Olhos de lince (enxergar longe).

2 – Memória de Elefante (Memória muito boa).

3 – Lágrimas de Crocodilo (Falsas Lágrimas).

4 – Estômago de Avestruz (Pessoa que come de tudo e não passa mal).

5 – Abraço de Tamanduá (falso abraço).

6 – Chegar de Mãos abanando (de mãos vazias).

7 – Tempestade num copo d’água (muito barulho por nada).

8 – Minhoca na cabeça (pensando besteira).

9 – Com o pé atrás (desconfiado),

10 – Mala sem alça (pessoa chata),

11 – Cor de burro quando foge (cor indefinida).

12 – Dor de cotovelo ( dor de amor).

13 – Motorista barbeiro (mau motorista).

14 – Falar cobras e lagartos (falar mal).

15 – Pendurar as chuteiras (desistir, se aposentar).

16 – Estar com a minhoca na cabeça (procurando problema, desconfiado).

17 – Andar na linha (fazer tudo certinho).

18 – Quebrar o galho (ajudar).

19 – Pensar na morte da bezerra (estar distraído, desligado).

20 – Estar com uma pedra no sapato (estar com algo incomodando).

21 – Pagando o pato (ta sendo punido por outra pessoa).

22 – Trocar as bolas (se confundir).

23 – Enfiar o pé na jaca (fazer besteira, se confundir).

24 – Fazer uma vaquinha (dividir uma quantia entre várias pessoas).

25 – Chá de cadeira (quando uma pessoa não é chamada para danças).

Sugestão de Aproveitamento do Trabalho:

1 – Enfeitar o mural com os trabalhos ou fazer um livro com a produção dos alunos.


2 – Pesquisar a origem de algumas expressões populares.

Link para pesquisa

http://www.historiadetudo.com/expressoes-populares.html

http://sol.sapo.pt/blogs/xxi/archive/2008/03/31/Origem-de-algumas-express_F500_es-populares_2E002E002E00_.aspx

3– Entrevistar outras pessoas para descobrir outras expressões populares.

Recursos Complementares

Assistir e Debater o Documentário sobre a expressão “cheio de nove horas” e perceber que:

- Algumas expressões idiomáticas estão sumindo com o tempo, pois a sua origem vai sendo esquecida.

- Há expressões de usos diferentes em diferentes locais.

http://www.youtube.com/watch?v=kenEzNEwNQs

Avaliação

Durante todas as etapas de trabalho os alunos serão avaliados e avaliarão suas produções e a sua contribuição para que a aula transcorra agradavelmente.

O trabalho escrito será corrigido antes de ser exposto no mural ou encadernado

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.