08/12/2009
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
• Dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem.
• Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
• Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
• Defender posições fundamentando argumentos com exemplos e informações.
• Reconhecer os argumentos apresentados na defesa de uma posição, avaliando a pertinência dos exemplos e informações que o fundamentam.
• Fazer intervenções coerentes com os temas tratados.
• Respeitar o turno da palavra.
• Observar a configuração desses textos, reconhecer e nomear seus elementos: título, verso, estrofe.
. Gêneros textuais: charge e poesias: forma composicional, linguagem, função e domínio discursivo.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa com cópias de textos - charge e poesia - individualmente para os alunos ou copiados num cartaz pelo professor (ou copiado no quadro).
1º passo:
- Dividir a turma em 2 grupos ( grupo A e grupo B): Para o grupo A entregar a charge e para a o grupo B entregar a poesia.
- Cada grupo vai ler seu texto e levantar pistas a serem apresentadas para o outro grupo, para que ele possa adivinhar qual é o assunto do texto e qual é o gênero do texto.
OBS: As pistas serão apresentadas, ora por um grupo, ora pelo outro, até adivinharem o texto que cada grupo está lendo.
Sugestões de pistas que o professor poderá oferecer para ajudar os alunos.
Os textos são diferentes entre si.
Ambos falam sobre chuva, tempestade, enchente, etc.
Charges são textos não-verbais.
A poesia, ou gênero lírico, ou lírica é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos.
A poesia parte da linguagem verbal e usa determinados recursos formais.
Textos:
1.
Recebido por e-mail em 2009
2. POESIA:
Tempestade
Menino,vem para dentro,
olha a chuva lá na serra,
olha como vem o vento!
Ah! como a chuva é bonita
e como o vento é valente!
Não sejas doido, menino,
esse vento te carrega,
essa chuva te derrete!
–– Eu não sou feito de açúcar
para derreter na chuva.
Eu tenho força nas pernas
para lutar contra o vento!
E enquanto o vento soprava
e enquanto a chuva caía,
que nem um pinto molhado,
teimoso como ele só.
–– Gosto de chuva com vento,
gosto de vento com chuva!
Henriqueta Lisboa. O menino poeta. Porto Alegre, Mercado Aberto, p.14).
Visitado em 27.11.2009: http://alegria.awardspace.com/chuva.htm
2º passo:
- Cada grupo vai apresentar uma defesa do seu texto em relação à importância da linguagem, da comunicação de determinado tema e também da forma visual de apresentação.
3º passo:
- Cada grupo vai receber o texto que ainda não tinha recebido: O grupo A vai receber a poesia e o grupo B vai receber a charge.
- Vão ter um tempo para ler no grupo e discutir:
O que os dois textos têm em comum? Qual dos dois vocês gostam mais? Por quê?
4º Passo:
- Tempestade cerebral:
Os alunos deverão falar palavras que pensem, lembrem, vierem à mente, depois de olharem bem para os dois textos.
OBS: O importante não será quantidade e sim variedade de palavras sobre o tema. Alguns alunos poderão ler as listas feitas e elas poderão ser copiadas e depois colocadas em um varal.
- O trabalho com charges na sala de aula:
http://www.unisc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/letras/anais_2coloquio/charges_sala-de-aula.pdf
- Poesia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Poesia
- Colocar sugestões bibliográficas para os alunos e o professor.
Biografia de Henriqueta Lisboa: http://www.revista.agulha.nom.br/hlisbo00.html
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas como o debate entre os dois grupos, a elaboração e apresentação das pistas para identificar os textos, bem como a elaboração da lista de palavras sobre o tema, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
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