Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O MENINO MALUQUINHO ONLINE UMA HISTÓRIA PARA TODAS AS IDADES

 

08/12/2009

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer o valor cultural dos textos e histórias ficcionais.
- Observar mudanças ocorridas em aspectos da cultura no passado e no presente (concepções científicas, tecnologias, formas de trabalho, hábitos alimentares, padrões de moralidade, expressões artísticas etc.).
- Dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem.
- Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
- Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
- Fazer intervenções coerentes com os temas tratados.
- Respeitar o turno da palavra.

Duração das atividades
- Aproximadamente 50 minutos; 01 aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário explicar, caso ainda não saibam, o que é um livro online ou e-livro.
- Livros on-line (e-livro): Aplicações web que gerenciam estruturas de dados cujo conteúdo são livros digitalizados disponíveis para leitura on-line.
http://www.ccuec.unicamp.br/treinamento_int2004/webpro/pesquisa/pesquisa_oprojeto.html

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa e livro online encontrado em: http://www.ziraldo.com/menino/home.htm


1º Passo:

- O livro é um bem cultural, direito de todo cidadão. No mundo globalizado e virtual já temos livros que podem ser lidos pela internet. Quem já leu um livro pela internet? Quem tem livros em casa?
- Apresentar alguns livros de edições bem antigas, como por exemplos, as Histórias da Carochinha, 1955. (O professor poderá pegar emprestado em biblioteca pública, caso não tenha nenhum) e algumas edições atuais também.
- Apresentar o livro impresso, mostrar como identificar na ficha catalográfica o ano da edição do livro. Comparar as datas mostrando livros de edições mais antigas e livros editados recentemente.
2º Passo:
- Propor a discussão: Quem tem livros em casa? Quais são estes livros? São antigos?
- Fazer uma lista dos nomes dos alunos e quem tem livros de edições novas e antigas, em casa.
3º Passo:

-Nesta aula leremos um livro pelo computador. Será uma novidade para alguns? O que esperam?

- Apresentar o personagem principal do livro a partir da imagem abaixo:

Quem conhece este personagem? Ele é o Menino Maluquinho do Ziraldo, e é este livro que leremos no computador.

4º Passo:


Entrar http://www.ziraldo.com/menino/home.htm e clicar no foguetinho para passar cada página.

A leitura poderá ser feita pelo professor, caso tenham apenas um computador, ou em grupos, ou individualmente, caso tenham computadores suficientes para cada aluno.

5º Passo:

- Após a leitura do livro, propor a discussão:

. Gostaram da história? Por quê?
. O que é ter um olho maior que a barriga? E fogo no rabo? O que é ter vento nos pés
. O que é ter macaquinhos no sótão?
. Quais são os personagens citados na história?

6º Passo:

- Propor que os alunos comparem sua vida com a do menino Maluquinho preenchendo o quadro abaixo:

Nomes de seus avós

ITENS SOBRE O ALUNO ___________ SIM       NÃO             EXEMPLO
Nomes de seus avós
Já chorou de tristeza?
Tem algum segredo?
Tem apelido? Qual?
Gosta de futebol? Qual time?
Já levou algum tombo significativo? Como?
Já tirou algum zero na escola? O que sentiu?
Considera-se feliz? Por quê?

- Comentar as respostas do quadro, ouvindo cada aluno que quiser ler suas respostas.

OBS: Outros e-livros poderão ser lidos posteriormente.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas como o preenchimento do quadro, bem como as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.