08/12/2009
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
- Reconhecer o valor cultural dos textos e histórias ficcionais.
- Observar mudanças ocorridas em aspectos da cultura no passado e no presente (concepções científicas, tecnologias, formas de trabalho, hábitos alimentares, padrões de moralidade, expressões artísticas etc.).
- Dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem.
- Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
- Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
- Fazer intervenções coerentes com os temas tratados.
- Respeitar o turno da palavra.
Será necessário explicar, caso ainda não saibam, o que é um livro online ou e-livro.
- Livros on-line (e-livro): Aplicações web que gerenciam estruturas de dados cujo conteúdo são livros digitalizados disponíveis para leitura on-line.
http://www.ccuec.unicamp.br/treinamento_int2004/webpro/pesquisa/pesquisa_oprojeto.html
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa e livro online encontrado em: http://www.ziraldo.com/menino/home.htm
1º Passo:
- O livro é um bem cultural, direito de todo cidadão. No mundo globalizado e virtual já temos livros que podem ser lidos pela internet. Quem já leu um livro pela internet? Quem tem livros em casa?
- Apresentar alguns livros de edições bem antigas, como por exemplos, as Histórias da Carochinha, 1955. (O professor poderá pegar emprestado em biblioteca pública, caso não tenha nenhum) e algumas edições atuais também.
- Apresentar o livro impresso, mostrar como identificar na ficha catalográfica o ano da edição do livro. Comparar as datas mostrando livros de edições mais antigas e livros editados recentemente.
2º Passo:
- Propor a discussão: Quem tem livros em casa? Quais são estes livros? São antigos?
- Fazer uma lista dos nomes dos alunos e quem tem livros de edições novas e antigas, em casa.
3º Passo:
-Nesta aula leremos um livro pelo computador. Será uma novidade para alguns? O que esperam?
- Apresentar o personagem principal do livro a partir da imagem abaixo:
Quem conhece este personagem? Ele é o Menino Maluquinho do Ziraldo, e é este livro que leremos no computador.
4º Passo:
Entrar http://www.ziraldo.com/menino/home.htm e clicar no foguetinho para passar cada página.
A leitura poderá ser feita pelo professor, caso tenham apenas um computador, ou em grupos, ou individualmente, caso tenham computadores suficientes para cada aluno.
5º Passo:
- Após a leitura do livro, propor a discussão:
. Gostaram da história? Por quê?
. O que é ter um olho maior que a barriga? E fogo no rabo? O que é ter vento nos pés
. O que é ter macaquinhos no sótão?
. Quais são os personagens citados na história?
6º Passo:
- Propor que os alunos comparem sua vida com a do menino Maluquinho preenchendo o quadro abaixo:
Nomes de seus avós
ITENS SOBRE O ALUNO ___________ | SIM NÃO EXEMPLO |
Nomes de seus avós | |
Já chorou de tristeza? | |
Tem algum segredo? | |
Tem apelido? Qual? | |
Gosta de futebol? Qual time? | |
Já levou algum tombo significativo? Como? | |
Já tirou algum zero na escola? O que sentiu? | |
Considera-se feliz? Por quê? |
- Comentar as respostas do quadro, ouvindo cada aluno que quiser ler suas respostas.
OBS: Outros e-livros poderão ser lidos posteriormente.
Biografia de Ziraldo: http://www.ziraldo.com/historia/home.htm
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas como o preenchimento do quadro, bem como as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!