17/12/2009
Denise Leipziger
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
- Reconhecer a importância de ler as regras dos jogos.
- Criar o hábito de ler para orientar-se.
- Jogar seguindo as regras lidas.
Não há necessidade de conhecimentos prévios .
Jogo
Laboratório de Informática (se possível)
O professor divide a turma em grupos de 4 e conversa sobre as regras da turma: não gritar, não correr, esperar a sua vez de falar, avisar quando precisar se ausentar da sala etc!
Depois da conversa, o professor pergunta que mais eles conhecem que tem regras. Discutir as respostas.
O professor explica que eles vão jogar Pega Varetas e distribui as regras.
Link da Gravura :
http://colegioanchieta-ba.com.br/gincana/eventos/pega_varetas/images/g1.jpg
O professor lê oralmente o texto com os alunos e vai tirando as dúvidas e avaliando a objetividade do texto.
Regras do Jogo
1) Podem jogar 2 ou mais jogadores.
2) Tirar na sorte para decidir quem inicia o jogo.
O segundo jogador será o sentado à sua esquerda e assim sucessivamente.
3) Segurar verticalmente as varetas, soltando-as sobre a mesa ou chão e dar inicio ao jogo.
4) O jogador deverá levantar vareta por vareta sem mover nenhuma das outras, pois se movê-las, perderá o direito de continuar a jogar.
Se isso acontecer, cederá as varetas a outro aluno que procederá da mesma maneira.
A única vareta auxiliar, que pode ser utilizada para ajudar a mexer nas outras é a de cor preta.
5) Terminado o jogo, cada um deve contar as suas varetas e verificar quantos pontos fez.
Pontuação
Verde – 5
Azul – 10
Amarelo – 15
Vermelho – 20
Preto – 50
Ao final dos esclarecimentos das regras os alunos devem jogar uma rodada ou quantas o professor achar conveniente.
6) Outras sugestões:
link do jogo pega varetas online:
http://fazendoarte67.blogspot.com/2008/10/pega-varetas-de-jornal.html
7) Avaliação
Roteiro de avaliação escrita.
1) O que você achou do jogo ?
2) Você conhecia este jogo?
Com estas regras ou outras regras?
3) Você tem hábito de ler as instruções dos jogos?
4) Por que você acha que a professora escolheu este jogo para a aula de hoje?
5) Qual regra você acrescentaria ao jogo?
6) Se tivéssemos jogando o pega-varetas sem regras o que você acha que teria acontecido?
7) Quais as coisas que você gosta de fazer que possuem regras?
Construir um pega-varetas de papel.
Link:
http://fazendoarte67.blogspot.com/2008/10/pega-varetas-de-jornal.html
Avaliação
Roteiro de avaliação .
1) O que você achou do jogo ?
2) Você conhecia este jogo?
3) Com estas regras ou outras regras?
4) Você tem hábito de ler as instruções dos jogos?
5) Por que você acha que a professora escolheu este jogo para a aula de hoje?
6) Qual regra você acrescentaria ao jogo?
7) Se tivéssemos jogando o pega-varetas sem regras o que você acha que teria acontecido?
8) Quais as coisas que você gosta de fazer que possuem regras?
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/09/2014
Três estrelasQueria agradece ao portal do professor por me auxiliar nos meus planejamentos de aula por me orientar e tirar as minhas dúvidas constantes.Venho me aperfeiçoando com as aulas e enriquecendo o meu aprendizado.Estou sempre me aprimorando com todas as aulas.Obrigado a todos por fazerem parte de um trabalho maravilhoso.
08/05/2014
Cinco estrelasÉ uma boa ideia para atividades lúdicas na aprendizagem de matemática. Eu só gostaria de saber qual a idade certa para este jogo.
28/10/2013
Cinco estrelasótima sugestão de aula e ótima aula, muito obrigado professora.
20/06/2012
Cinco estrelasExcelente jogo para ensinar sobre cores e contas e mais e vezes.