24/12/2009
Denise Leipziger
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
-Identificar provérbios.
- Analisar a mensagem de alguns provérbios e posicionar-se criticamente diante deles.
- Organizar e registrar as suas conclusões sobre as atividades
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Debate
Confecção de Livro
Jogo
Laboratório de Informática
Primeira atividade:
Descobrindo o Tema da Aula
O objetivo desta primeira atividade é descobrir o tema da aula, então o professor não deve definir o que são provérbios.
No início da aula, cada aluno sorteia uma folha com um provérbio que não pode revelar a ninguém.
Depois de cada aluno ter a sua folha na mão, o professor pergunta se eles descobriram sobre o que será a aula e inicia uma conversa sobre provérbios e ditos populares.
Sugestões de Provérbios para serem sorteados.
1 – Não há nada como um dia após o outro.
2 – Antes só, que mal acompanhado.
3 – Quem vê cara, não vê coração.
4 – O amigo certo, conhece-se na ocasião certa.
5 – Amor com amor se paga.
6 – De grão em grão a galinha enche o papo.
7 – O segredo é a alma do negócio.
8 – Barriga vazia não tem alegria.
9 – Nada pesa tanto quanto um segredo.
10 – A união faz a força.
11 - Coruja não acha os filhotes feios.
12 – Quem ama o feio, bonito lhe parece.
13 – Deus ajuda a quem se ajuda.
14 – Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
15 – O sol nasce para todos.
16 – É mais fácil rasgar do que costurar.
17 – Boca fechada não entra mosca.
18 – Remar contra a maré é perder tempo.
19 – Conversando é que a gente se entende.
20 - O saber não ocupa lugar.
21 – Quem ri por último, ri melhor.
22 - A pressa é inimiga da perfeição.
23 – O tempo é o melhor remédio.
24 – O que não se pode dizer, não se deve fazer.
25 – Errando é que se aprende.
26 – Quem sai na chuva é para se molhar.
27 - Não importa o tamanho da montanha, ela não pode tapar o sol.
28 – Quando um não quer, dois não brigam.
29 – Onde há fumaça, há fogo.
30 – Não faça aos outros, o que não queres que te façam.
Segunda atividade:
Construção de um Livro de Provérbios:
Cada aluno deve ilustrar o provérbio que recebeu.
A professora grampeará as folhas formando um livro.
A capa do livro será feita por um aluno que será sorteado. A capa poderá ser confeccionada em cartolina.
O livro será doado à Bibl ioteca ou ficará na sala para leitura.
Terceira atividade:
Jogo: Provérbio Oculto
Modo de Jogar:
1 – Um dos alunos sai da sala.
2 – Os outros escolhem um provérbio para ele adivinhar.
3 – Conta-se o número de palavras do provérbio escolhido e agrupa-se o mesmo número de alunos.
4 – Cada aluno será dono de uma palavra do provérbio.
5 – O adivinhador volta para a sala e faz uma pergunta sobre qualquer assunto a cada aluno.
6 -Os alunos interrogados deverão responder com uma frase que contenha a sua palavra (palavra do provérbio).
Laboratório de Informática
Para encerrar a atividade os alunos são convidados a jogar o jogo dos provérbios on line:
http://ludotech.eu/jogos/forca/proverb.htm
Pesquisa
Em casa, os alunos deverão pesquisar outros provérbios e trazer para debater no dia seguinte.
Título do Debate:
Provérbios: Verdades ou mentiras?
Assistir a animação criada durante o mini curso ministrado pelo projeto O cinema vai a escola, no Sesc de Ananindeua, com os instrutores Clementino e Leonardo, do Amimamund
A avaliação será realizada durante todo o processo, levando em consideração a cooperação entre os alunos, o cumprimento das atividades no prazo, o cuidado com os ambientes que se trabalha, etc.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/04/2012
Quatro estrelasCara Carmem, Parabéns, suas aulas são interessantes.
28/04/2012
Quatro estrelasAchei muito interessante suas aulas
28/04/2012
Cinco estrelasAdorei!
28/08/2011
Cinco estrelasGostei muito das atividades propostas e estou realizando-as com meus alunos do 7° ano