13/12/2009
Denise Leipziger
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Levantar /testar hipóteses sobre a língua portuguesa.
Estabelecer uma relação lúdica com a língua.
Trabalhar a escrita de forma prazeirosa.
O aluno já deve ler /escrever há mais de 2 anos.
-Trabalho em duplas
-Laboratório de informática (se possível)
O professor inicia a aula perguntando aos alunos se eles acham que e possível escrever três frases sem a letra U.
Depois de um pequeno debate, o professor anota no quadro de giz quantos alunos acham que é possível e quantos acham impossível.
Isto feito, o professor desafia os alunos a fazer a experiência e tentar escrever três frases sem utilizar a letra U.
A correção deve ser feita oralmente, avaliando o grau de dificuldade dos alunos.
A seguir, o professor deve repetir a atividade com a letra I.
Depois da correção oral, o professor deve formar duplas e pedir aos alunos que tentem descobrir qual a letra mais utilizada na língua portuguesa.
A seguir os alunos devem registrar as suas conclusões.
Os resultados serão conferidos oralmente.
Respostas:
Ainda não se sabe ao certo qual e a letra mais usada na língua portuguesa mas possivelmente é o A.
Curiosidade:
No Inglês a letra mais usada é o E.
Para encerrar, pedir que os alunos escrevam três frases sem a letra E, depois mais três sem a letra A e escrevam e debatam as suas conclusões.
Assistir no YOUTUBE a entrevista de Juareis Mendes.
Link:
http://www.youtube.com/watch?v=Tj2l6YH3Tbw
Depois de assistir o vídeo, o professor pode desafiar os alunos a transformarem as letras do próprio nome em objetos, criando desenhos para representá-las
Sugestões:
1) Em grupos de 5, os alunos deverão montar uma rápida cena onde não poderão falar nenhuma palavra, apenas vogais.
2) Falar as vogais em tom de:
susto, alegria, tristeza, raiva, medo etc..
3) Criar e desenhar diferentes alfabetos.
Exemplo : Alfabeto com o Corpo.
Link :
A avaliação será feira a cada etapa da aula (quem conseguiu, qual a dificuldade que encontrou,se a experiência comprovou a hipótese ou lhe surpreendeu etc).
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!