Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Fazendo experiências com as vogais.

 

13/12/2009

Autor e Coautor(es)
CARMEN LÚCIA CORRÊA DE OLIVEIRA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Denise Leipziger

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Levantar /testar hipóteses sobre a língua portuguesa.

Estabelecer uma relação lúdica com a língua.

Trabalhar a escrita de forma prazeirosa.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 O aluno já deve ler /escrever há mais de 2 anos.

Estratégias e recursos da aula

  -Trabalho em duplas
  -Laboratório de informática (se possível)

O professor inicia a aula perguntando aos alunos se eles acham que e possível escrever três frases sem a letra U.
Depois de um pequeno debate, o professor anota no quadro de giz quantos alunos acham que é possível e quantos acham impossível.

Isto feito, o professor desafia os alunos a fazer a experiência e tentar escrever três frases sem utilizar a letra U.
A correção deve ser feita oralmente, avaliando o grau de dificuldade dos alunos.
A seguir, o professor deve repetir a atividade com a letra I.
Depois da correção oral, o professor deve formar duplas e pedir aos alunos que tentem descobrir qual a letra mais utilizada na língua portuguesa.
A seguir os alunos devem registrar as suas conclusões.

Os resultados serão conferidos oralmente.
Respostas:

Ainda não se sabe ao certo qual e a letra mais usada na língua portuguesa mas possivelmente é o A.

 Curiosidade:
No Inglês a letra mais usada é o E.

Para encerrar, pedir que os alunos escrevam três frases sem a letra E, depois mais três sem a letra A e escrevam e debatam as suas conclusões.

Recursos Complementares

Assistir no YOUTUBE a entrevista de Juareis Mendes.
Link:

http://www.youtube.com/watch?v=Tj2l6YH3Tbw

Depois de assistir o vídeo, o professor pode desafiar os alunos a transformarem as letras do próprio nome em objetos, criando desenhos para representá-las

Sugestões:
1) Em grupos de 5, os alunos deverão montar uma rápida cena onde não poderão falar nenhuma palavra, apenas vogais.
2) Falar as vogais em tom de:
susto, alegria, tristeza, raiva, medo etc..
3) Criar e desenhar diferentes alfabetos.

Exemplo : Alfabeto com o Corpo.

Link :

http://www.istockphoto.com/file_thumbview_approve/7470192/2/istockphoto_7470192-casual-smiling-people-alphabeth-isolated-on-white.jpg

Avaliação

A avaliação será feira a cada etapa da aula (quem conseguiu, qual a dificuldade que encontrou,se a experiência comprovou a hipótese ou lhe surpreendeu etc).

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.