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Quadrinhos: ferramenta para o uso correto das palavras

 

06/12/2009

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Sistema alfabético e ortográfico
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir das aulas que serão propostas, espera-se que os alunos sejam capazes de:

. Identificar as diferenças existentes entre as palavras: mau x mal; se não x senão; onde x aonde; de encontro x ao encontro de.

. Empregar corretamente tais palavras em contextos diversos.

. Inferir relações entre as palavras do texto.

. Produzir textos a partir do gênero Quadrinhos para fixação do aprendizado e divulgação das regras. 

. Perceber a importância de se estar atento à situação comunicativa, que envolve: interlocutores, contexto, finalidades e outras circunstâncias de interlocução ao elaborar os Quadrinhos.

. Enriquecer os conhecimentos gramaticais a partir da reflexão sobre a importância empregar corretamente tais palavras para a construção de sentido do texto.

. Promover a revisão dos textos.

Duração das atividades
6 aulas ou encontros de 1 hora e 40 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

. Domínio de habilidades de leitura e de escrita.

. Habilidade de comunicar com concisão informações de seu interesse.

. Domínio do registro linguístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.

. Identificação, nos suportes, de fontes de informação.

. Habilidade de identificação de informações explícitas.


Além dos conhecimentos prévios apontados anteriormente:


. Pergunte aos alunos se eles já viram ou leram as palavras e expressões: mal, mau, aonde, onde, se não, senão, ir de encontro a ou ao encontro de. 

. Pergunte se sabem diferenciá-las ou verifique se reconhecem as diferenças.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor, apresente para seus alunos uma turma muito divertida: a Liga Portuguesa. Essa é uma equipe cujos elementos se tornarão os companheiros que ajudarão seus alunos e você a solucionar as dúvidas mais frequentes da Língua Portuguesa.

Liga Portuguesa

Os sinais gráficos de pontuação também ganham vida na nova fase do Nossa Língua. Uma turma divertida, com 10 personagens de animação inspirados nos sinais, ilustra os erros e dúvidas do cotidiano em relação à língua portuguesa. Dessa forma, conteúdos aparentemente acadêmicos ficam mais fáceis de aprender e assimilar.

São eles:

1. Anete

É muito tímida porque é barrigudinha e viciada em computador, Anete é inspirada na arroba (@).  Ama o internetês e está preocupada em aprender corretamente o português para não escrever somente em linguagem cifrada de internet. Seu umbigo é em forma de @.

2. Travessinha

Trata-se de uma garota bem travessa e desatenta, que muda constantemente o foco do assunto. A personagem é inspirada no travessão ( - ).  

3. Rê Ticente

Inspirada nas reticências (...)., é uma mochileira que chegou recentemente à cidade. Muito pensativa, deixa todas as ideias no ar.  Fala muito pouco e usa mais expressões com hum!!. Em sua mochila há todos os seus pertences, muitos deles inusitados, pois está sempre buscando novas aventuras.

4. Capitão Q

É um ex-pirata que tem perna de pau, é Inspirado no ponto de interrogação (?). Também perdeu a mão em aventura no mar e usa um gancho em seu lugar. Tem muitas dúvidas e pergunta sobre tudo, chegando até a tirar todos do sério. 

5. Tiozinho

Um portuguesinho solteirão, dono de uma padaria. Possui um grande bigode em forma de til (~). É muito trabalhador e interessa-se por nossa gramática. Ele entende tudo ao “pé da letra”.

6. Dr. Parente

Inspirado nos parênteses (  ). Dr. Parente é um médico protetor, cuidadoso e criterioso. Ele é tão gordinho que mal consegue fechar os braços. Tem uma letra horrível e escreve um português perfeito. 

7. Exclamatión

Garota espanhola muito inteligente, com uma forte carga emotiva, exatamente como a exclamação (!). É muito enfática, decidida e assertiva. Suas formas longilíneas a deixam muito vaidosa; gosta de usar adereços de moda. Seu sonho é ser top model e provar que as modelos são inteligentes. Gosta muito da língua portuguesa e está confusa com a Reforma Ortográfica.

8. Chang Péu

Inspirado no circunflexo (^), Chang Péu é um chinesinho confuso porque não domi na a língua e que pr ecisa de muita ajuda p ara entender o portu guês. As construções gramaticais e acent uação são difíceis par a ele. Trabalha na p adaria com o Tiozinh o e tem sempre um pr ovérbio na ponta da lí ngua para cada situa ção.

9. Virgulina

Seu cabelo é preso no formato de uma vírgula (,), sinal ortográfico em que é inspirada. Fala pausadamente e é uma garota indecisa, confusa, nunca sabe aonde ir ou o que fazer. Muda de opinião a cada momento. Não sabe se colocar na vida..Ainda não prestou vestibular porque não sabe qual profissão escolher.

10. Áster

Inspirado no asterisco (*), é um jovem afrodescendente muito es perto e vaidoso. Áster usa cabelo black power, vai prestar vestibular e se interessa em aprender tudo. Sempre tem uma referência ou explicação a mais para encerrar o assunto. Fica muito nervoso quando erram seu nome e o chamam de Asterístico.

http://www.tvcultura.com.br/nossalingua/secoes/personagens/ [Acesso em 06/12/2009]

Professor,

Após a apresentação sob a forma de cartazes ou slides, mostre o primeiro vídeo referente à diferença existente entre MAL X MAU.

http://www.tvcultura.com.br/nossalingua/player.php?id=1554

[Acesso em 06/12/2009]

Para sistematizar o conteúdo, distribua cópias para os alunos. Uma sugestão:

Diferença entre "mal" e "mau"

Numa de suas provas, a FUVEST, que faz o vestibular da USP, Universidade de São Paulo, pediu aos alunos que escrevessem três frases com a palavra "mal". Mas era necessário usar os três valores gramaticais da palavra "mal". Todo mundo se lembra imediatamente de dois desses valores. "Mal" pode ser advérbio, como ocorre na frase:

Aquele jogador joga mal

Em que "mal" designa o modo como alguém joga.

"Mal" também pode ser substantivo:

Nunca pratique o mal; pratique sempre o bem.


E o terceiro valor gramatical da palavra "mal"? É o de conjunção indicativa de tempo e equivalendo a "logo que", "assim que", "imediatamente depois que":


Assim que você saiu Logo que você saiu Mal você saiu, ela chegou


Esse "mal" se escreve com "l" e é conjunção.

Outra dúvida em relação a essa palavrinha diz respeito a sua grafia. Isso ocorre porque também existe "mau", com "u".

Para resolver essa questão, há uma dica muito útil: "mau" com "u" se opõe a "bom"; "mal" com "l" se opõe a "bem".


Fulano joga bem. Fulano joga mal.
Fulano é bom jogador. Fulano é mau jogador.


Caso você esqueça quem é o contrário de quem, coloque em ordem alfabética: "mal" vem antes de "mau" e "bem" vem antes de "bom". Pronto: está resolvido o assunto.

http://tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/problemasgerais/bem-bom-mal-mau.htm

[Acesso em 06/12/2009]

Professor,

Utilizando as regras aprendidas, peça aos alunos que listem outros exemplo de frases com mal e mau. Faça tiras de papel para afixar no mural da sala.

Aula 2: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Agora é vez da diferença que existe entre se não e senão. Assista com os alunos mais um vídeo com a Liga Portuguesa.

http://www.tvcultura.com.br/nossalingua/player.php?id=1826

[Acesso em 06/12/2009]

É hora de registrar no caderno, as conclusões e se necessário, incluir mais informações sobre o emprego correto das expressões.

Senão ou se não?

Veja:

Se não der para você vir, não tem problema.

Caso não dê para você vir, não tem problema.

As duas orações acima não têm o mesmo sentido?

Agora, observe:

O que é isso, senão uma briga?

O que é isso, caso não uma briga?

A substituição feita acima de “senão” por “caso não” foi insatisfatória, pois não ficou coerente, não tem sentido!

Logo, percebemos que “se não” e “senão” NÃO possuem o mesmo significado, uma vez que não podem ser substituídos pela mesma expressão.

Use “se não” (união da conjunção se + advérbio não) quando puder trocar por “caso não”, “quando não” ou quando a conjunção “se” for integrante e estiver introduzindo uma oração objetiva direta: Perguntei a ela se não queria dormir em minha casa.

Use “senão” quando puder substituir por “do contrário”, “de outro modo”, “caso contrário”, “porém”, “a não ser”, “mas sim”, “mas também”.

Veja alguns exemplos:

a) Você tem de comer toda a comida do prato, senão é desperdício. (de outro modo)
b) Se o clima estiver bom você vai, senão não vai. (do contrário)
c) Não lhe resta outra coisa senão pedir perdão. (a não ser)
d) Se não fosse o trânsito, não tinha me atrasado. (caso não)
e) Não fui eu se não der certo. (caso não)

Por Sabrina Vilarinho

http://www.brasilescola.com/gramatica/senao-ou-se-nao.htm [Acesso em 06/12/2009]

Peça para os alunos outros exemplos e registre nas tiras de papel para fixar no mural da sala.

Aula 3: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Diferencie também as palavras ONDE X AONDE

Para isso, faça diferente: apresente para os alunos a(s) letra(s) da(s) música(s) que tenha a palavra Aonde . Aproveite e ouça a(s) música(s). Deixe os alunos cantarem e “curtirem” a(s) música(s).

Sugestões de música(s):

Aonde quer que eu vá


Os Paralamas do Sucesso
Composição: Paulo Sérgio Valle / Herbert Vianna

Olhos fechados Prá te encontrar Não estou ao seu lado Mas posso sonhar Aonde quer que eu vá Levo você no olhar Aonde quer que eu vá Aonde quer que eu vá...
Não sei bem certo Se é só ilusão Se é você já perto Se é intuição E aonde quer que eu vá Levo você no olhar Aonde quer que eu vá Aonde quer que eu vá...
Longe daqui Longe de tudo Meus sonhos vão te buscar Volta prá mim Vem pro meu mundo Eu sempre vou te esperar Larará! Lararára!...
Não sei bem certo Se é só ilusão Se é você já perto Se é intuição E aonde quer que eu vá Levo você no olhar Aonde quer que eu vá Aonde quer que eu vá...
Lá! Larará! Larará! Lá! Larará! Larará! Aonde quer que eu vá Lá! Larará! Larará! Lá! Larará! Larará! Lá! Larará! Larará! Aonde quer que eu vá...


http://letras.terra.com.br/os-paralamas-do-sucesso/30129/   [Acesso em 06/12/2009]

Me chama

Lobão
Composição: Lobão

Chove lá fora E aqui tá tanto frio Me dá vontade de saber...
Aonde está você? Me telefona Me Chama! Me Chama! Me Chama!...
Nem sempre se vê Lágrima no escuro Lágrima no escuro Lágrima!...
Tá tudo cinza sem você Tá tão vazio E a noite fica Sem porque...
Aonde está você? Me telefona Me Chama! Me Chama! Me Chama...
Nem sempre se vê! Mágica no abs urdo Mágica no absurdo Mágica!...
Nem sempre se vê! Lágrima no escur o Lágrima no escuro Lágrima!...
Nem sempre se vê! Mágica no absurd o Mágica no absurdo Mágica!...
Nem sempre se vê! Lágrima no escuro Lágrima n o escuro Lágrima!...

http://letras.terra.c om.br/lobao/47036/   [Acesso em 06/12/2009]

Professor,

Pergunte para os alunos:

Por que foi utilizada a palavra AONDE e não onde?

Mostrar em que situações são utilizadas.

Onde, aonde


"Esqueça aonde estou" ou "Esqueça onde estou"


"Onde" ou "aonde"? Muitos temos essa dúvida. Nem vale a pena tentarmos esclarecê-la por meio dos textos literários, porque não é incomum que grandes escritores utilizem as expressões de modo diferente do que é pregado pela gramática normativa. A diferença entre "onde" e "aonde" é relativamente recente.

Preste atenção no trecho desta canção, "Domingo", gravada pelos Titãs:

... não é Sexta-Feira Santa
nem um outro feriado
e antes que eu esqueça aonde estou
antes que eu esqueça aonde estou
aonde estou com a cabeça?

"Aonde eu estou" ou "onde estou"? A resposta a essa pergunta seria: "Estou em tal lugar", sem a preposição "a". As gramáticas ensinam que, não havendo a preposição "a", não há motivo para usar "aonde". Assim, a forma correta na letra da canção seria:

... e antes que eu esqueça onde estou
antes que eu esqueça onde estou
onde estou com a cabeça?

Vamos a outro exemplo, a canção "Onde você mora", gravada pelo grupo Cidade Negra:

... Você vai chegar em casa
eu quero abrir a porta.
Aonde você mora
aonde você foi morar
aonde foi?
Não quero estar de fora...
Aonde está você?

Quem vai vai a algum lugar. Portanto a expressão correta nesse caso é "aonde". Aonde você foi?
Mas quem mora mora em algum lugar. Quem está está em algum lugar. Nesse caso, a construção correta seria "onde":

Onde você mora?
Onde você foi morar?
Onde está você?

A palavra "onde" indica lugar, lugar físico e, portanto, não deve ser usada em situações em que a idéia de lugar, metaforicamente que seja, não esteja presente. Veja agora este trecho da canção "Bete Balanço", gravada pelo Barão Vermelho:

Pode seguir a tua estrela
o teu brinquedo de star
fantasiando um segredo
o ponto aonde quer chegar...

Ensinam as gramáticas que, na língua culta, o verbo "chegar" rege a preposição "a". Quem chega chega a algum lugar. A preposição é usada quando queremos indicar movimento, deslocamento. Portanto na letra acima a regência está correta: O ponto aonde você quer chegar.

Eu chego ao cinema pontualmente.
Eu chego a São Paulo à noite.
Eu chego a Brasília amanhã.

Na linguagem coloquial, no entanto, é muito comum vermos construções como "eu cheguei em São Paulo", "eu cheguei no cinema". Não é estranho trocar "onde" por "aonde" na língua do dia-a-dia ou em versos de letras de músicas populares, em que fatores como o ritmo e a melodia às vezes obrigam a uma determinada escolha gramatical para obter o efeito desejado.

De todo modo, conforme a norma culta, utilize "aonde" sempre que houver a preposição "a" indicando movimento: ir a / dirigir-se a / levar a / chegar a .


http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/sintaxe/usodaspalavras-onde-aonde.htm [Acesso em 06/12/2009]

Professor,

Peça outros exemplos para os alunos e registre nas tiras de papel a serem afixadas no mural de sala.

Aula 4: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Apresente a diferença existente entre “ir ao encontro” e “de encontro a”, em mais um vídeo d a Liga Portuguesa:

http://www.tvcultura. com.br/nossalingua/player.php?id=2419 [Acesso em 06/12/2009]

Após o vídeo, não se esqueça de sistematizar o conteúdo.

Registre também em tiras de papel exemplos que ilustrem essa diferenciação de onde/aonde. É preciso afixá-las no mural da sala, juntamente com as demais.

Aulas 5 e 6: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Depois de feitos todos os registros do emprego correto das palavras, converse com os alunos sobre a necessidade de divulgar essas regras para todas as pessoas, de uma forma mais popular e abrangente: Os Quadrinhos!

Se tiver um laboratório de Informática em sua escola, leve os alunos para aprenderem como elaborar/criar uma história em quadrinhos, com o grande mestre Maurício de Souza. Caso não tenha, faça a apresentação do passo a passo do site em power point.

Acesse o site www.maquinadequadrinhos.com.br  , faça o cadastro dos alunos e veja como criar uma história em quadrinhos.

[Acesso em 06/12/2009]

Siga passo a passo as instruções:

1. Escolha o formato da página.

2. Escolha o cenário.

3. Escolha as/os personagens.

4. Escolha os objetos que comporão a(s) cena(s).

5. Escolha o tipo de balão e o texto a ser colocado.

6. Crie um título e a descrição para asua historinha.

Obs: Ao seguir cada item, aproveite e peça para que os alunos escolham qual o par de palavras que utilizarão das que foram estudadas para ser o "mote" da história em quadrinhos.

Escreva a história, salve-a e peça que outro colega faça a verificação textual. Depois, destroque com o autor da história e peça que façam as alterações necessárias.

Imprima as histórias criadas, se puder,  e se os alunos quiserem, enviem para o site do Maurício de Souza. Seria mais uma forma de divulgar as regras aprendidas. 

Entre em contato com a empresa de transporte público da sua região - metrô, trem, ônibus - e apresente as histórias criadas. Seria uma ótima forma de divulgar essas regras e popularizar os conhecimentos da nossa Língua.

Faça também a exposição das histórias na própria comunidade escolar, através de folhetos ou do jornal da localidade.

Recursos Complementares

Professor,

Enriqueça as suas aulas com mais informações encontradas nos sites:

http://www.tvcultura.com.br/nossalingua/ [Acesso em 06/12/2009]

www.maquinadequadrinhos.com.br [Acesso em 06/12/2009/]

www.brasilescola.com/gramatica  [Acesso em 06/12/2009]

Avaliação

Professor,

Avalie a capacidade que os alunos tiveram ao criar seus próprios critérios para classificar e seriar as regras para o emprego correto das palavras. Aproveite e observe,a capacidade deles em resolver situações-problema oportunizadas a partir das discussões e escolhas em grupos.

Avalie nas produções de textos , a ortografia, o tipo de linguagem empregada nos quadrinhos criados, levando em consideração os destinatários especificados por você previamente, o vocabulário utilizado, existência de palavras repetidas, a utilização de sinônimos e o uso de recursos coesivos.

Avalie o interesse de seus alunos em relação às proposições feitas em sala de aula. Observe a criatividade e a capacidade que apresentaram ao elaborar a história em quadrinhos de cunho educativol. Note se os alunos internalizaram conceitos importantes a respeito do emprego correto das palavras e se será capaz de empregar tais conceitos no dia-a-dia.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Mara Kelly Cavalcante Vieira, SEDUC , Ceará - disse:
    mkcv@ig.com.br

    21/05/2011

    Quatro estrelas

    Eu achei a aula muito interessante e bem organizada, até porque o tema "Quadrinhos" está sendo muito utilizado, já que se trata de um gênero textual que trabalha além da linguagem verbal, a linguagem não-verbal.


  • Shirley Veras, EEFM MARECHAL H. CASTELO BRANCO , Ceará - disse:
    shirlima@gmail.com

    29/03/2011

    Cinco estrelas

    A iniciativa da Profª Cristiane é fundamental para trabalhar qualquer disciplina. A junção da informática com o conteúdo em questão, proporciona aos alunos não só fixar as atividades, porém, desenvolver outras habilidades, tais como: criatividade, imaginação, artes e senso critico.


  • Divina, Colégio Estadual Plínio Jaime , Goiás - disse:
    divin_aes@hotmail.com

    16/09/2010

    Cinco estrelas

    gostei muito e creio que me ajudará a planejar minhas aulas.


  • Priscila , iceia , Bahia - disse:
    priscilasdantas@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula bastante criativa, para um assunto tão "chato" .


Sem classificação.
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