17/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
O aluno vai aprender sobre animais encontrados em fazendas, bem como discutir as diferenças entre a vida no campo em oposição à vida na cidade.
Aula interativa em sala de aula
AULA 1
MOTIVAÇÃO
Escreva no quadro a palavra Farm e pergunte aos alunos se já estiveram em uma fazenda. Questione sobre as experiências que tiveram, o que viram e o que fizeram.
Em seguida, pergunte se eles já asistiram ao programa 'A Fazenda', exibido pela TV Record. Pergunte que tipo de programa é aquele. (R. um reality show).
Comente que esse programa já foi exibido em diferentes países, incluindo Alemanha, França e Dinamarca.
Agora, mostre parte do programa 'The Farm', gravado na Inglaterra, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=yZ9nKg3MMR8 - aceso em 06/12/09
Preferencialmente, exiba o vídeo a partir dos 4'' (quatro minutos) iniciais.
Fig 1: Reality show 'The Farm'
Após exibir o vídeo, entregue a folha de atividades diponível em: http://www.abcteach.com/free/c/checklist_farm.pdf - acesso em 06/12/09
Os alunos devem completar as lacunas com os nomes de animais e partes de uma fazenda. Em seguida, devem marcar se os viram durante a exibição do vídeo.
AULA 2
Entregue aos alunos a folha de atividades 1, disponível em:
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/farm-animals - acesso em 06/12/09
Faça com os alunos toda a atividade, explicando o vocabulário desconhecido e chamando atenção para a pronúncia correta dos nomes dos animais estudados.
http://www.ldoceonline.com/ - acesso em 06/12/09 ou
http://www.oddcast.com/home/demos/tts/tts_example.php?sitepal - acesso em 09/12/09
Em seguida, escreva no quadro duas colunas: Mammals (mamíferos) e Birds (aves).
Cada aluno deve escrever em seu caderno o nome dos animais previamente estudados, descriminado-os de acordo com as duas categorias. Corrija a atividade.
Você vai obter:
Mammals: pig, cow, goat, rabbit, sheep, horse
Birds: duck, owl, turkey, chick, chicken
Em seguida, pergunte:
Obs: Chame atenção para a preposição 'ON', usada com a palavra 'farm', em oposição à 'IN' usada com a palavra 'city.
Neste momento, os alunos devem trabalhar em duplas ou trios.
Entregue a folha de atividades 1, disponível em: http://www.abcteach.com/free/v/venn_farmvscity01.pdf - acesso em 06/12/09
Após completar o diagrama, os alunos devem escrever frases comparando a fazenda com a cidade. Se sua turma está familiarizada com as formas comparativas dos adjetivos, esta pode ser uma boa oportunidade para praticar esse conteúdo. Se não, devem produzir frases contendo There be em suas formas afirmativa e negativa, como:
AULA 3
Vamos fazer uma atividade de Reading Comprehension.
Mostre a seus alunos a gravura de um scarecrow (espantalho).
Fig. 2: Scarecrow
Fonte: http://www.ahnsahnghong.us/wp-content/uploads/2009/10/Scarecrow.jpg - acesso em 06/12/09
Pergunte:
Os alunos devem trabahar em duplas.
Entregue a folha de atividades 3, disponível em: http://www.abcteach.com/free/r/rc_scarecrows_elem.pdf - acesso em 06/12/09
Ajude-os na hora de fazer a leitura, explicando quaisquer dúvidas referentes ao vocabulário. Em seguida, peça que respondam as perguntas propostas e corrija a atividade no final da aula.
Dicionário Inglês-Inglês: http://www.ldoceonline.com/
Dicionário Inglês-Português: http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php
Leve aos alunos ao laboratório de informática. Eles vão jogar o jogo da memória, disponível no site:
http://www.eflnet.com/vocab/dictionary/farmanimalsmemorygame.php - (acesso em 06/12/09).
O jogo pode ser jogado individualmente ou em duplas. O aluno clica em duas das cartas que devem formar um par correto (ilustração + nome do animal).
Mostre-os que na parte inferior do jogo há a palavra attempts (tentativas). Ganha o jogo aquele aluno/dupla que conseguir decifrar todas as figuras em menos tentativas.
Fique atento para a pronúncia correta das palavras. Também, você pode pedir que os alunos digam a que classe o animal que esolheram pertence - mammals ou birds
Se sua escola não dispõe de acesso à internet, imprima as gravuras no site a seguir e faça o jogo em sala de aula.
Acesse: http://www.tlsbooks.com/farmanimalmemorygame.pdf - (acesso em 06/12/09)
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/07/2010
Cinco estrelasparabens pela criatividade...
30/04/2010
Cinco estrelasexcelente a aula do professor Danilo. Uma aula super interessante. Com bastante atividades!
31/03/2010
Quatro estrelasadorei a aula, possui muitas sugestões de atividades em ingles. parabens...