Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Farm Animals

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno vai aprender sobre animais encontrados em fazendas, bem como discutir as diferenças entre a vida no campo em oposição à vida na cidade.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Simple Present tense
  • Comparative forms of adjetives (opcional)
  • Simple Past Tense (para a atividade de Reading Comprehension)
Estratégias e recursos da aula

Aula interativa em sala de aula

AULA 1

MOTIVAÇÃO

Escreva no quadro a palavra Farm e pergunte aos alunos se já estiveram em uma fazenda. Questione sobre as experiências que tiveram, o que viram e o que fizeram.

Em seguida, pergunte se eles já asistiram ao programa 'A Fazenda', exibido pela TV Record. Pergunte que tipo de programa é aquele. (R. um reality show).

Comente que esse programa já foi exibido em diferentes países, incluindo Alemanha, França e Dinamarca.

Agora, mostre parte do programa 'The Farm', gravado na Inglaterra, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=yZ9nKg3MMR8 - aceso em 06/12/09

Preferencialmente, exiba o vídeo a partir dos 4'' (quatro minutos) iniciais.

undefined

Fig 1: Reality show 'The Farm'

Após exibir o vídeo, entregue a folha de atividades diponível em:  http://www.abcteach.com/free/c/checklist_farm.pdf - acesso em 06/12/09

Os alunos devem completar as lacunas com os nomes de animais e partes de uma fazenda. Em seguida, devem marcar se os viram durante a exibição do vídeo.

AULA 2

Entregue aos alunos a folha de atividades 1, disponível em:

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/farm-animals  - acesso em 06/12/09

Faça com os alunos toda a atividade, explicando o vocabulário desconhecido e chamando atenção para a pronúncia correta dos nomes dos animais estudados.

Cheque sua pronúncia em:

http://www.ldoceonline.com/ - acesso em 06/12/09 ou

http://www.oddcast.com/home/demos/tts/tts_example.php?sitepal - acesso em 09/12/09                

Em seguida, escreva no quadro duas colunas: Mammals (mamíferos) e Birds (aves).

Cada aluno deve escrever em seu caderno o nome dos animais previamente estudados, descriminado-os de acordo com as duas categorias. Corrija a atividade.

Você vai obter:

Mammals: pig, cow, goat, rabbit, sheep, horse

Birds: duck, owl, turkey, chick, chicken

Em seguida, pergunte:

  • Are farms very different from cities?
  • What are some similarities between life on the farm x life in the city

Obs: Chame atenção para a preposição 'ON', usada com a palavra 'farm', em oposição à 'IN' usada com a palavra 'city.

Neste momento, os alunos devem trabalhar em  duplas ou trios.

Entregue a folha de atividades 1, disponível em: http://www.abcteach.com/free/v/venn_farmvscity01.pdf - acesso em 06/12/09

Após completar o diagrama, os alunos devem escrever frases comparando a fazenda com a cidade. Se sua turma está familiarizada com as formas comparativas dos adjetivos, esta pode ser uma boa oportunidade para praticar esse conteúdo. Se não, devem produzir frases contendo There be em suas formas afirmativa e negativa, como:

  • On the farm there are cows, but there isn't pollution.

AULA 3

Vamos fazer uma atividade de Reading Comprehension.

Mostre a seus alunos a gravura de um scarecrow (espantalho).

Fig. 2: Scarecrow

Fonte: http://www.ahnsahnghong.us/wp-content/uploads/2009/10/Scarecrow.jpg - acesso em 06/12/09

Pergunte:

  • Where can we see a scarecrow? (R. on a farm)
  • Who uses scarecrows on the farm? (R. the farmers)

Os alunos devem trabahar em duplas.

Entregue a folha de atividades 3, disponível em: http://www.abcteach.com/free/r/rc_scarecrows_elem.pdf - acesso em 06/12/09

Ajude-os na hora de fazer a leitura, explicando quaisquer dúvidas referentes ao vocabulário. Em seguida, peça que respondam as perguntas propostas e corrija a atividade no final da aula.

Recursos Complementares

Dicionário Inglês-Inglês: http://www.ldoceonline.com/

Dicionário Inglês-Português: http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php

Avaliação

Leve aos alunos ao laboratório de informática. Eles vão jogar o jogo da memória, disponível no site:

http://www.eflnet.com/vocab/dictionary/farmanimalsmemorygame.php - (acesso em 06/12/09).

O jogo pode ser jogado individualmente ou em duplas. O aluno clica em duas das cartas que devem formar um par correto (ilustração + nome do animal).

Mostre-os que na parte inferior do jogo há a palavra attempts (tentativas). Ganha o jogo aquele aluno/dupla que conseguir decifrar todas as figuras em menos tentativas. 

Fique atento para a pronúncia correta das palavras. Também, você pode  pedir que os alunos digam a que classe o animal que esolheram pertence - mammals ou birds

Se sua escola não dispõe de acesso à internet, imprima as gravuras no site a seguir e faça o jogo em sala de aula.

Acesse: http://www.tlsbooks.com/farmanimalmemorygame.pdf - (acesso em 06/12/09)

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.