18/12/2009
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
• Reconhecer e valorizar os conhecimentos científicos e históricos, assim como a produção literária e artística como patrimônios culturais da humanidade.
.
• Conhecer e valorizar espaços de cultura, especialmente, uma biblioteca.
• Escrever, com ajuda do professor e dos colegas, pequenas histórias do cotidiano,
anedotas ou contos conhecidos.
• Não há necessidade de conhecimentos prévios para discussão deste assunto.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- Fotos de bibliotecas;
- Excursão a uma biblioteca..
1º Passo:
Foto em cartaz ou individual (para a turma dividida em grupos) que vão observar e ver o que as fotos têm em comum e o que têm de diferente. O que têm de real e de fantasia.
Cada grupo vai apresentar as opiniões.
Imagem 1
Recebido por E-mail por Mirian Chaves - 2009
Imagem 2.
Estante da Biblioteca Comunitária Etelvininha Lima do Instituto Dona Peninha – Bairro Pompéia – Belo Horizonte – Minas Gerais – Foto Mirian Chaves – 2009
Imagem 3
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bibliotecaestantes.jpg
2º Passo:
Quem já visitou uma biblioteca? O que é uma biblioteca?
Biblioteca (do grego βιβλιοϑήκη, composto de βιβλίον, "livro", e ϑήκη "depósito"), na definição tradicional do termo, é um espaço físico em que se guardam livros. De maneira mais abrangente, biblioteca é todo espaço (concreto, virtual ou híbrido) destinado a uma coleção de informações de quaisquer tipos, sejam escritas em folhas de papel (monografias, enciclopédias, dicionários, manuais, etc) ou ainda digitalizadas e armazenadas em outros tipos de materiais, tais como CD, fitas, VHS, DVD e bancos de dados. Revistas e jornais também são colecionados e armazenados especialmente em uma hemeroteca.
A disciplina que rege o funcionamento das bibliotecas é a biblioteconomia, onde as Leis de Ranganathan ou Cinco Leis da Biblioteconomia são os princípios fundamentais.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca
Era pública ou particular? Tinha muitos livros? Muitos atendentes?
Quem tem livros em casa?
Depois dos comentários apresentar a proposta de visitarem uma biblioteca (pode ser a municipal, a da escola onde a turma funciona , ou escola mais próxima, pode ser uma particular que o professor tenha acesso.)
O passo seguinte seria planejar a visitação: desde os contatos com a biblioteca a visitar, marcando a data e horário, até como ir, condução (se necessário), o que ver lá, se farão ficha para pegar livros emprestados , etc. Caso não seja possível visitar uma biblioteca a professora poderá fazer uma campanha para ganhar livros para a sala e guardá-los numa caixa bem enfeitada, numa mala ou num armário de fácil acesso, para que os alunos possam pegar livros emprestados.
Veja a Mala que transporta os livros do nosso projeto Mala de Leitura da UFMG, como sugestão de uma Mala para a turma.
Fotos: Mirian Chaves
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas como o debate no grupo sobre as fotos de bibliotecas, o planejamento e ida a uma biblioteca ou a organização de uma pequena biblioteca para a sala, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
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