Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


BIBLIOTECA: UM ESPAÇO ESPECIAL

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Reconhecer e valorizar os conhecimentos científicos e históricos, assim como a produção literária e artística como patrimônios culturais da humanidade.
.
• Conhecer e valorizar espaços de cultura, especialmente, uma biblioteca.

• Escrever, com ajuda do professor e dos colegas, pequenas histórias do cotidiano,
anedotas ou contos conhecidos.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 02 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Não há necessidade de conhecimentos prévios para discussão deste assunto.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- Fotos de bibliotecas;
- Excursão a uma biblioteca..

1º Passo:
Foto em cartaz ou individual (para a turma dividida em grupos) que vão observar e ver o que as fotos têm em comum e o que têm de diferente. O que têm de real e de fantasia.
Cada grupo vai apresentar as opiniões.

Imagem 1
Recebido por E-mail por Mirian Chaves - 2009

Imagem 2.

Estante da Biblioteca Comunitária Etelvininha Lima do Instituto Dona Peninha – Bairro Pompéia – Belo Horizonte – Minas Gerais – Foto Mirian Chaves – 2009

Imagem 3

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bibliotecaestantes.jpg

2º Passo:
Quem já visitou uma biblioteca? O que é uma biblioteca?
Biblioteca (do grego βιβλιοϑήκη, composto de βιβλίον, "livro", e ϑήκη "depósito"), na definição tradicional do termo, é um espaço físico em que se guardam livros. De maneira mais abrangente, biblioteca é todo espaço (concreto, virtual ou híbrido) destinado a uma coleção de informações de quaisquer tipos, sejam escritas em folhas de papel (monografias, enciclopédias, dicionários, manuais, etc) ou ainda digitalizadas e armazenadas em outros tipos de materiais, tais como CD, fitas, VHS, DVD e bancos de dados. Revistas e jornais também são colecionados e armazenados especialmente em uma hemeroteca.
A disciplina que rege o funcionamento das bibliotecas é a biblioteconomia, onde as Leis de Ranganathan ou Cinco Leis da Biblioteconomia são os princípios fundamentais.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca

Era pública ou particular? Tinha muitos livros? Muitos atendentes?
Quem tem livros em casa?
Depois dos comentários apresentar a proposta de visitarem uma biblioteca (pode ser a municipal, a da escola onde a turma funciona , ou escola mais próxima, pode ser uma particular que o professor tenha acesso.)
O passo seguinte seria planejar a visitação: desde os contatos com a biblioteca a visitar, marcando a data e horário, até como ir, condução (se necessário), o que ver lá, se farão ficha para pegar livros emprestados , etc. Caso não seja possível visitar uma biblioteca a professora poderá fazer uma campanha para ganhar livros para a sala e guardá-los numa caixa bem enfeitada, numa mala ou num armário de fácil acesso, para que os alunos possam pegar livros emprestados.
Veja a Mala que transporta os livros do nosso projeto Mala de Leitura da UFMG, como sugestão de uma Mala para a turma.

Fotos: Mirian Chaves

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas como o debate no grupo sobre as fotos de bibliotecas, o planejamento e ida a uma biblioteca ou a organização de uma pequena biblioteca para a sala, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.