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Classificados em sala de aula: compro, vendo e troco!

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
Fabiane de OLiveira Braga Felício
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Identificar a finalidade de textos de gênero anúncio classificado;
2) Reconhecer palavras abreviadas de forma convencional ou não convencional;
3) Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no contexto do anúncio classificado;
4) Inferir uma informação implícita em um texto, tendo em vista a seção do caderno em que o anúncio classificado se encontra;
5) Identificar as marcas linguisticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto;
6) Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso/ausência da pontuação e de outras notações;
7) Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos (notadamente abreviaturas e sintaxe lacunar);
8) Construir uma conexão entre uma informação expressa no texto e aquelas já conhecidas;
9) Produzir anúncios classificados, empregando as características convencionais desse gênero textual;
10) Re-textualizar propagandas ou anúncios publicitários segundo a formatação e as características linguísticas do anúncio classificado;
11) Formatar textos classificados, de modo a inseri-los em suporte específico.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, faz-se necessário que você já tenha discutido com os alunos a organização estrutural do jornal como suporte de textos de gêneros bastante variados. Especialmente, deverá ter conduzido o aluno a identificar os diversos cadernos que compõem um jornal.

Estratégias e recursos da aula

Professor, trabalharemos nas aulas que se seguem anúncios de classificados. Trabalhar com esse gênero textual é aproximar os alunos da real função desses textos no meio social em que circulam e agem como cidadãos. É preciso levá-los a uma efetiva habilidade e consciência na produção, leitura e análise linguística de nossos alunos.


Preparação para a primeira aula
Solicite que os alunos levem para a sala de aula o caderno de classificados de qualquer jornal.

1ª aula


Professor, formule algumas perguntas fazendo com que os alunos possam conhecer melhor e observar a organização desse caderno, a disposição dos anúncios e perceber a linguagem utilizada. Solicite que cada um abra seu jornal, observe e responda as perguntas.


Dica: passe no quadro as perguntas ou leve-as escritas em um cartaz.


Faça essa atividade individualmente ou em grupo.

1- Qual é a diferença entre o caderno de classificados e os outros cadernos do jornal?

2- Qual é o objetivo do caderno de classificados?

3- Como o caderno de classificados se organiza?

4- Que tipo de informação é apresentada nesse caderno?

5- Quando e como é que se lêem o caderno de classificados? Como a pessoa escolhe o que vai ler ou não? Será que alguém lê o caderno inteiro de uma vez? Por quê? 

6- Alguém em sua casa costuma ler o caderno de classificados? Quando lê e por quê?

Baseados no anúncio acima, responda;

1-O que é anúncio classificado?

2- Por que, em regra, o anúncio classificado não contém foto ou imagens?

3-Quem escreve os anúncios classificados? Com que objetivo eles são escritos?

4-Quem lê os anúncios classificados? Com que objetivos?

5-Quando e como é que se lêem anúncios classificados? Como a pessoa escolhe o que vai ler ou não?

6-Você ou algum familiar já publicou um anúncio classificado? O que foi necessário fazer para publicar o anúncio? Obteve resposta satisfatória?

Peça que, em grupo, façam uma análise do que eles refletiram e registrem as características gerais que compõem esse gênero textual, bem como sua funcionalidade.

Atenção: A atividade feita em grupo possibilita a socialização de conhecimentos por parte do aluno.


Estipule um tempo para a realização da tarefa e abra a conversa com o grupo. Deixe os alunos exporem suas conclusões. Ouça-os e faça, conjuntamente, suas observações e complementações.


Dica: Sugestão de sistematização das características dos classificados.


*Trata-se de um texto com finalidade publicitária;
*Encontra-se inserido em suportes de texto jornalístico, tendo em vista a difusão social abrangente do conteúdo que veiculam;
*São textos pequenos – reduzido número de palavras e, normalmente, sem qualquer ilustração;
*A linguagem é concisa e fragmentada do ponto de vista sintático;
*No caderno, são vários os produtores e vários os leitores dos anúncios classificados;
*O caderno encontra-se organizado segundo seções que facilitam a localização do produto ou serviço que busca o leitor: imóveis, carros...
*Geralmente quem lê o caderno de classificados o faz tendo em vista objetivos pré-definidos, por isso não lê o caderno inteiro.

2ª aula


1ª atividade


Professor prepare alguns anúncios retirados de jornais e faça alguns slides ou lâminas de retro-projetor.
Seguem abaixo alguns exemplos:

Passe os exemplos e sugira a leitura oral dos alunos. Ele s deverão fazer uma le itura corrente, ou seja, inferir as abreviaturas colocadas. Muitas vezes o conhecimento prévio que o leitor tem a respeito do assunto é fundamental para que ele construa sentido. Dessa forma, os alunos perceberão que, na maioria das vezes, mesmo o texto tendo tantas abreviaturas elas não impedem a leitura corrente do anúncio, basta utilizar as pistas que as outras palavras apresentam.

Lembrando que, o anunciante já escreve o texto de acordo com o público especifico que ele quer atingir.

2a atividade


Mostre aos alunos alguns anúncios como nos exemplos abaixo:

Peça aos alunos que observem o destaque dado à palavra ou expressão inicial. Questione o motivo desse destaque. Solicite que peguem os classificados levados por eles e constatem essa informação.


DICA: Geralmente, é possível verificar que a palavra ou expressão em destaque – ou seja, topicalizada – identifica o assunto ou, mais especificamente, o tipo de produto anunciado.


Peça aos alunos que identifiquem essas palavras ou expressões iniciais de cada anúncio explicitando a que se refere.


Por exemplo: Na seção de imóveis os tópicos dos classificados podem identificar o bairro onde se localiza imóvel anunciado ou sua faixa de preço. Na seção de empregos, pode identificar a profissão requerida ou oferecida; na seção de automóveis, pode identificar a marca ou o modelo do veículo. Pode ocorrer, também, que a palavra, expressão ou frase selecionada como tópico o ato de fala que se pretende realizar por meio dele. Nesses casos, serão topicalizadas frases como “precisa-se”, “grande oportunidade”, “dinheiro” , etc.


3ª aula


Forme grupos e entregue para cada um deles um anúncio sem abreviaturas. Eles deverão elaborar um anúncio, a partir desse, como se ele fosse veiculado em uma propaganda de TV ou rádio. Trabalhe com eles a forma diferenciada de linguagem utilizada.
Professor, você também pode sugerir que, a partir de textos comuns de panfletos publicitários , eles criem anúncios para classificados.

Recursos Complementares

Diante dos exemplos dados nas aulas sugeridas, percebemos que a força argumentativa nos classificados se dá, muitas vezes, por meio de marcas morfológicas. Uma sugestão é abordar as classes de palavras, como adjetivo e advérbio, e a formação dos vocábulos por meio dos sufixos superlativos, com a finalidade de mostrar a força apelativa do classificado. Isso permite que o aluno conheça os temas pertinentes à área da Morfologia, mas, sobretudo, aponta a importância desse nível gramatical como forma de marcar a argumentação numa realização textual concreta e real. Essa é uma boa oportunidade para levar os alunos a refletir sobre os processos de estruturação e formação de palavras e, além disso, torná-los reflexivos sobre as escolhas lexicais na expressão oral e na escrita.

Avaliação

Professor, observe se os alunos interagiram com o grupo do qual fizeram parte nos momentos de leitura e análise do suporte do texto. Observe nas produções escritas os avanços em relação a textos persuasivos e a crítica que os alunos conseguiram fazer a partir das aulas propostas. Como sugerido nos recursos complementares, utilize os textos publicitários e trabalhe as classes de palavras. Esse será um momento oportuno para verificar a aprendizagem deles em relação a gramática contextualizada. 

Opinião de quem acessou

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