14/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
O aluno poderá desenvolver habilidades referentes à produção textual, bem como praticar variados aspectos linguísticos trabalhados em sala de aula. Ele trabalhará, também, a criação de filmes no computador. Essa é uma aula que demanda o uso do laboratório de informática.
Essa aula pode ser dada após o trabalho com algum tempo verbal específico, para que os alunos coloquem em prática o que aprenderam através de uma produção textual que será "encenada" através de um programa de computador.
Aula interativa em sala de aula
Uso do laboratório de informática
AULA 1
Diga aos alunos vão aprender a fazer filmes usando um programa de computador.
Fale que a cena a ser feita será composta por dois personagens. Portanto, eles devem, primeiramente, criar um diálogo.
Os alunos devem trabalhar em duplas ou trios para montarem os diálogos.
Os temas dos diálogos podem ser sugeridos por você de acordo com o tópico a ser trabalhado.
Por exemplo, os alunos podem trabalhar com o tema 'greetings', se forem iniciantes, ou 'what did you do yesterday?', caso tenham estudado o passado simples.
Instrua-os a criar diálogos que contenham um mínimo de 5 a 6 falas para cada personagem.
AULA 2
Leve os alunos ao laboratório de informática.
Obs: Antes de fazer a atividade, você deve pedir ao responsável pelo laboratório que instale o programa State, a partir do site: http://www.xtranormal.com/ - acesso em 07/12/09.
Começando:
OPÇÃO 1:
Abra o software e clique em 'new project'
Em seguida, clique na figura que aparece e aperte 'next'.
Depois selecione o local e os personagens.
A preparação para o trabalho é bem simples. Você vai notar que as instruções são auto-explicativas.
Após selecionados os personagens, é hora de digitar os primeiros diálogos.
Já na tela principal, para adicionar mais linhas aos diálogos, aperte a tecla <enter> ao final da fala de cada personagem.
Os diálogos serão reproduzidos automaticamente ao apertar a tecla 'play'.
Há a alternativa de sobrepor as vozes das personagens. Dessa maneira, os próprios alunos poderão gravar suas vozes para serem reproduzidas nos diálogos. Essa função é ativada ao clicarmos no desenho de um microfone encontrado na barra de ferramentas (logo acima das linhas do diálogo).
OPÇÃO 2:
Se seus alunos estiverem encontrando dificuldades em operar o programa, sugira que eles adaptem diálogos já montados.
Para tal, na tela inicial selecione a opção 'templates'.
Nessa opção, os alunos poderão escolher dentre algumas situações já estabelecidas.
Nesse caso, eles vão chagar à seguinte tela:
Nessa tela, você pode observar que os diálogos já estão prontos. O trabalho dos alunos será, então, apagar as palavras e substituí-las por aquelas que eles próprios criaram anteriormente. Note que, além dos diálogos, há alguns ícones - destacados em amarelo- de recursos gráficos que modificam as imagens (mudam o ângulo da câmera, por exemplo). É recomendado que esses ícones não sejam removidos. Assim, o trabalho dos alunos fica restrito à produção textual, o que facilita a atividade.
Novamente, para reproduzir os diálogos, deve-se apertar a tecla play. E para sobrepor as vozes dos personagens, substituindo-as pelas vozes dos a lunos, basta clicar no microfone, como destacado a seguir.
É interessante que você deixe seus alunos explorarem ao máximo os vários recursos oferecidos pelo software. Assim, eles poderão descobrir novas possibilidades e poderão criar histórias ainda mais criativas! Caso a segunda aula apenas seja insuficiente para que o trabalho seja realizado, de espaço a uma terceira aula para a finalização do filme.
Obs: Para mais informações sobre como operar o State, visite:
A avaliação deve se basear na produção textual dos alunos. Durante a elaboração dos diálogos, perceba se o tópico trabalhado está sendo seguido corretamente. Certifique-se de que os alunos seguiram corretamente as instruções dadas e auxilie-os quando necessário.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/12/2012
Cinco estrelasAdorei a aula e o software incado pois, não o conhecia. Sou monitora de laboratório de informática e essa aula me ajudará a fornecer novos métodos aos meus colegas de trabalho.