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Música: Metalofone (instrumento de percussão) e voz (canto) - transposição - aula 10

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
Kátia Regina Figueiredo Romão
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá desenvolver habilidades para tocar o metalofone (instrumento de percussão).

O aluno deverá perceber auditivamente as notas musicais LÁ e SI em comparação com as outras notas.

O aluno deverá tocar as notas naturais (DÓ-RÉ-MI-FÁ-SOL-LÁ-SI) no metalofone por meio da execução da música proposta.

O aluno deverá conhecer o posicionamento das notas LÁ e SI na "partitura de degraus" e no metalofone.

O aluno deverá ser capaz de tocar uma canção a partir de três diferentes alturas – introdução à transposição.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (1h40min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A utilização constante do canto nas aulas de música.

O conhecimento de escrita musical não convencional - utilização de gráficos, pontos e retas para a notação de altura e duração.

O conhecimento básico da linguagem e do vocabulário musical - nomes de notas; sons graves, médios e agudos; pulso e ritmo - já experimentados por meio de diferentes materiais sonoros.

O conhecimento e reconhecimento auditivo dos movimentos sonoros ascendente (grave para agudo), descendente (agudo para o grave) e notas repetidas.

O conhecimento das notas: dó, ré, mi, fá e sol no metalofone.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

A iniciação instrumental é um momento bastante estimulante para o aluno nas aulas de musicalização. O xilofone, o metalofone e a flauta doce são frequentemente utilizados como instrumentos nas aulas de música em escolas regulares. Vários educadores escreveram sobre suas metodologias utilizando diferentes instrumentos musicais em seus trabalhos pedagógicos para o ensino de música. Entre eles, citamos Carl Orff (1895-1982). Em suas publicações realizadas a partir de 1950, Orff usou xilofones, marimbas, glockenspiels e metalofones de diversos tamanhos com barras (teclas) removíveis, além de instrumentos de percussão de altura não definida para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem em música. Além disso, em sua metodologia, os alunos são incentivados a cantar, dançar e usar os sons corporais (palmas, pés, estalos de dedos) associados à música.

Nos círculos pedagógicos, Orff é lembrado por essa nova abordagem da educação musical, desenvolvida junto com Gunild Keetman e consubstanciada no seu método Orff-Schulwerk (1930-35). Sua simples instrumentação permite que mesmo crianças não iniciadas possam executar peças musicais com facilidade.

Nesta coleção de aulas pretendemos introduzir o aluno aos princípios que norteiam a leitura e a escrita do parâmetro altura em música utilizando basicamente os instrumentos de percussão com altura definida (metalofones e xilofones) associados à voz e à palavra cantada.

 

Atividade 1 - Experimentação

Caro(a) Professor(a), mostre o instrumento metalofone (tamanho pequeno) ou um material alternativo (feito de sucata) e toque uma música utilizando apenas as cinco notas (DÓ-RÉ-MI-FÁ-SOL) já usadas no instrumento em aulas anteriores (você pode retirar as barras do metalofone, deixando apenas as que irá usar, se o instrumento permitir).

Distribua os metalofones e deixe que os alunos experimentem da forma que desejarem.

Num segundo momento, conduza a experimentação. Por exemplo: solicite que toquem apenas os sons mais agudos ou mais graves; som "solto" e "preso" (efeito produzido pela forma de segurar a baqueta); forte e fraco; glissando (deslizando a ponta da baqueta sobre todas as teclas do instrumento).

Ao longo desta etapa, observe como os alunos seguram as baquetas e corrija as posturas. Mostre como manuseá-las equilibrando a firmeza e a flexibilidade para que se faça um som solto e preso. Procure deixá-las a uma distância de um palmo de altura para que haja maior agilidade e para que facilite a visualização do instrumento.

Veja a forma de manusear as baquetas do metalofone:

http://www.youtube.com/watch?v=ZpHcuPKghyw

A figura abaixo mostra um exemplo de metalofone pequeno

http://milinstrumentos.wordpress.com/2008/02/05/metalofone/

Atividade 2 - Bambalalão

Faça uma revisão com a turma da canção Bambalalão que foi tocada na aula 8 desta coleção de acordo com a “partitura de degraus” abaixo. Peça aos alunos para tocar no metalofone, depois cantar com o texto e também com o nome das notas musicais. Lembre-se de que a “partitura de degraus” registra apenas o aspecto das alturas (notas que se diferenciam por serem mais graves ou mais agudas) sem se preocupar com as diferentes durações dos sons nas canções.

Bambalalão – Tema infantil do folclore brasileiro

Ouça a canção "Bambalalão" para conhecer o ritmo e a melodia:

http://www.amazon.com/Bambalalao-Album/dp/B001VG8D3I

Observação: a utilização de uma escada para o aprendizado de intervalos melódicos é um dos recursos do método Sá Pereira. O objetivo é estimular o aluno na percepção auditiva dos intervalos por meio da locomoção e da visão.

Leia mais sobre Sá Pereira:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Antônio_de_Sá_Pereira

Atividade 3 - Transposição (SOL)

Professor(a), estimule a curiosidade, a imaginação e a capacidade para criar soluções, colocando a seguinte questão para os alunos:

-Seria possível tocar a música "Bambalalão" no metalofone caso o instrumento não tivesse a nota musical DÓ?

Faça um levantamento das hipóteses surgidas no grupo e liste no quadro. Caso as sugestões da turma estejam distantes de uma solução razoável, faça uma segunda pergunta:

-Seria possível tocar a música "Bambalalão" começando por outra nota musical diferente de FÁ? Como realizar esta tarefa?

Ouça as respostas do grupo e, então, explique para os alunos que podemos tocar uma música começando por qualquer nota musical. O importante é manter as mesmas distâncias entre as notas e as suas funções. Assim, ao escrever, tocar ou cantar uma melodia em outra altura, faz-se a TRANSPOSIÇÃO da melodia. Este recurso costuma ser usado para adequar uma melodia aos recursos inerentes a cada instrumento.

Observação: Professor(a), lembre-se de que neste momento você deve escolher as alturas que gerem transposições apenas com notas naturais. As notas alteradas ainda não foram abordadas na nossa prática musical. Não esqueça também de adequar o vocabulário e a explicação sobre transposição para o nível de conhecimento musical de sua turma.

Leia sobre Transposição Musical:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Transposição_(música)

Peça então ao grupo para experimentar a melodia de Bambalalão começando com a nota musical SOL. Pergunte quais são as outras notas musicais que compõem a melodia - RÉ e LÁ. Mostre no metalofone onde fica a nota LÁ e deixe que, em duplas, os alunos toquem e cantem (com o texto e também com o nome das notas musicais) na nova tonalidade. Ressalte para os alunos que de FÁ (primeira nota na tonalidade inicialmente apresentada) para SOL (primeira nota da nova tonalidade), subimos um "degrau". Portanto, as outras notas do restante da melodia devem fazer o mesmo movimento, ou seja, percorrer a mesma distância (intervalo musical).

Leia sobre intervalo musical:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Intervalo_musical

Reescreva no quadro com a participação dos alunos a “partitura de degraus” começando com a nota SOL.

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Atividade 4 - Transposição (LÁ)

Depois de praticar a música no instrumento começando pela nota SOL, sugira uma nova transposição. Dessa vez, peça aos alunos para começar a canção com a nota musical LÁ. Pergunte quais são as outras notas musicais que compõem a melodia - MI e SI. Mostre no metalofone onde fica a nota SI e deixe que, em duplas, os alunos toquem e cantem (com o texto e também com o nome das notas musicais) na nova tonalidade. Ressalte para os alunos que de FÁ (primeira nota na tonalidade inicialmente apresentada) para LÁ (primeira nota da nova tonalidade), subimos dois "degraus". Portanto, as outras notas do restante da melodia devem fazer o mesmo movimento, ou seja, percorrer a mesma distância (intervalo musical).

Posicione os alunos em duplas para praticar a melodia "Bambalalão" no metalofone começando pela nota LÁ. Cada aluno pode tocar numa oitava, pois a música tem somente três notas. Os dois alunos podem tocar juntos e também separados, uma baqueta para cada um.

Proponha aos alunos que cada dupla realize as duas tarefas que se seguem:

1. Um aluno canta enquanto o outro toca o metalofone. Depois, trocam-se as funções entre os dois alunos.

2. Os dois alunos cantam a música ao mesmo tempo em que tocam o metalofone. Apenas oriente as duplas, deixe que eles se ajudem.


DICA:

■ Estabeleça uma pulsação para a execução da música. Peça aos alunos para indicar o andamento (velocidade).

■ Deve-se chamar a atenção para a correspondência de direção entre movimento da mão no instrumento e a grafia dos sons nas três tonalidades. Por exemplo: quando as notas na escada musical sobem (movimento ascendente - do grave para o agudo), a mão caminha no instrumento para o lado direito e quando as notas descem na "partitura de degraus" (movimento descendente - do agudo para o grave), a mão vai para o lado esquerdo.

■ Procure chamar a atenção também para a duração do som. Pergunte qual é o movimento da mão que propicia uma maior duração do som no metalofone (no som mais longo ficamos com a baqueta suspensa esperando o tempo para a nota soar).

Como tarefa de casa, peça a cada aluno que escreva a “partitura de degraus” começando pela nota LÁ.

Modelo de Sucata do Instrumento Metalofone

Recursos Complementares

Construção de um modelo de sucata do instrumento metalofone
http://cybelemeyer.blogspot.com/2008/01/instrumentos-musicais-com-sucata.html

Exemplo de uma aula com instrumental Orff
http://www.youtube.com/watch?v=ml-1Fh0ZSNM&feature=related

Exemplo de execução de metalofones por uma turma
http://www.youtube.com/watch?v=n5yog2arQkQ&feature=related

Avaliação

Para avaliar observe os seguintes itens:

1. O aluno é capaz de experimentar o instrumento usando as notas musicais até então abordadas?

2. O aluno é capaz de estabelecer a relação entre o movimento do toque e a grafia das notas musicais na “partitura de degraus”?

3. O aluno é capaz de realizar as atividades de transposição ao tocar o metalofone e ao escrever a “partitura de degraus”?

4. O aluno é capaz de tocar a canção "Bambalalão" nas três tonalidades sugeridas com regularidade e fluência?

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