15/12/2009
Raimunda Porfiírio Ribeiro, Pollyanna Regis Costa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Conhecer o significado do Natal.
O significado da festa do Natal para cada família.
Atividade - Investigar como as familias comemoram o Natal.
1º Momento: O professor poderá inicialmente questionar as crianças com as seguintes perguntas:
Em seguida, o professor registrará as respostas das crianças no quadro ou em folha de cartolina.
2º momento - O professor manda um questionário direcionada aos pais, perguntando como eles costumam comemorar o Natal, onde e como é a comemoração realizada por eles, quem participa, quem prepara, se comemoram ou se viajam, se ficam em casa ou em família, etc.
3º momento - Com a pesquisa as crianças pesquisem vão relatando o costume de seus pais e na sala de aula as crianças vão compartilhando a forma de vivenciar os momentos da sua cultura e as diferentes maneiras de ver e entender as comemorações do Natal entre eles. Quando as crianças compartilharem as diferentes falas, o professor pode ler e registrar cada resposta do questionário em um quadro vai marcando: Quem comemora em casa / quem viaja / quem não comemora etc.
4º momento - O professor e as crianças investigam como outros povos ou países comemoram o Natal e o sentido dado a essa comemoração. O professor com base na investigação vai falando como se comemora o Natal em outros lugares. Poderá também se utlizar de alguns filmes que mostrem essa temática e que algumas culturas como a nossa celebram simbolicamente a comemoração do aniversário do nascimento de Jesus Cristo.
Sugestões de filmes: "O expresso Polar" (ver por partes), "O natal do Shrek" entre outros que as crianças poderão sugerir, os pais e o professor.
Fonte: http://images.google.com.br/imgres?imgurl
Avaliar se a criança:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!