Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O PRESÉPIO DE NATAL

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Familiarizar-se com o verdadeiro significado do Natal que é o nascimento de Jesus;
  • Identificar o presépio equais personagens se fazem presentes naquela cena.
Duração das atividades
2 aulas divididas em diferentes momentos de 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O presépio de Natal

Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 - Discutir o significado do presépio de Natal.

1º Momento: O professor pode questionar as crianças acerca do que seja um presépio. Traz um presépio pede para as crianças observarem e descreverem o que estão observando destando as seguintes situações:

  • Como as pessoas estão vestidas?
  • qual a disposição espacial de cada um no presenpio:
  • A réplica de criança que está no centro representa qual crianças?
  • A réplica de mulher e de homem que estão próxima da réplica da criança representam quem?
  • as três réplicas de homens que se encontram enfileirado na lateral representam quem?
  • As demais réplicas estão representando quem?
  • qual a história que está sendo contada com esse presépio?  

  

Fonte: http://presentepravoce.files.wordpress.com/2008/12/presepio-jen2002-2781.jpg

O O professor poderá contar alguma história que fale do nascimento de Jesus e depois poderá nomear cada um dos personagens desta cena, como também as crianças poderão assistir a um filme que retrate esta história. 

Fonte: http://www.teatrodecordel.com.br/capa%20Jesus%20copia.jpg

Fonte: http://static.netmovies.com.br/imagens/imagemDvds/01593.jpg

Em seguida as crianças poderão registrar a história ou o que viram nela, o que mais chamou a atenção.

2º Momento: O professor poderá construir com as crianças um presépio na escola, se utilizando de materiais simples como cartolina, folhas de revista ou jornal, tinta guache, TNT etc. da seguinte forma:

  • O corpo dos personagens (Maria, José, os três Reis Magos e os pastores poderão ser feitos com cartolina formando um cone, passando cola para não se soltar e para que possa fica de pé no chão.
  •  A cabeça é feita de papel de jornal ou revista, amassando e formando grandes bolas proporcional ao corpo.
  •  As bolas são pintadas de acordo com a cor dos personagens.
  • Desenhar os olhos e colocar coroas no caso dos Reis Magos, cabelos ou manto nos demais personagens.
  • Ao final da construção, é a hora de pensar num local para a exposição do presépio. Colocarão os bonecos e observando na história contada ou no filme assistido o ambiente vivido naquela época, poderão ornamentar o ambiente do presépio se utilizando de palha seca, pedras, raspas de serra etc. Como exemplo, destacamos uma foto demonstrando essa construção. 

3º Momento: Ao final, as crianças poderão convidar as crianças das outras turmas para apreciarem a construção realizada por eles e até aprentar uma música (coral) próximo ao presépio, convidando também os pais para assitirem a apresentação. As crianças poderão explicar o significado do presépio para a platéia qu e estarão prestigiando neste dia.

Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Nomearam alguns dos personagens da cena do presépio;
  • Participaram da construção, montagem e apresentação do presépio.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.