15/12/2009
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Vivenciar a cultura do Natal.
Atividade 1 - Vivenciar a leitura de textos sobre a origem do presente de Natal.
1º Momento: O professor inicia a aula perguntando as crianças por que há o costume de oferecer e ganhar presentes no Natal. Dependendo de suas respostas, ele traz a história que originou esse costume. Pode visitar o site abaixo relacionado, retirar o texto e reconstruir a história, fazendo uma adaptação de acordo com a idade das crianças e sua cultura.
http://www.artigonal.com/religiao-artigos/presentes-de-natal-1221884.html
Sugerimos também um livro das Edições Paulinas: Símbolos do Natal. Autoras: Natália Maccari e Suely Mendes Brazão
2º Momento: O professor propõe às crianças uma brincadeira de trocas de presentes, explica como vai ser e manda um bilhete para os pais informando-os da brincadeira para que eles possam providenciar a lembrancinha. Em outros casos, o professor pode fazer uma campanha na comunidade e no comércio local e arrecadar pequenas lembraças para as crianças participarem da brincadeira.
3º Momento: No dia da brincadeira o professor ornamenta a sala e prepara um lanche especial. Cada criança dirá então o nome do colega que tirou no sorteio e daí entregar o presente.
Outra sugestão: No dia destinado para a entrega dos presentes, chama-se um papai noel (funcionário ou professor da escola vestido de Papai Noel) para que venha entregar uma lembrancinha a cada criança.
http://www.artigonal.com/religiao-artigos/presentes-de-natal-1221884.html
http://www.artigonal.com/religiao-artigos/presentes-de-natal-1221884.html
Avaliar se as crianças:
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/06/2010
Quatro estrelasgostei muito