Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


How often do you do this?

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno trabalhará vocabulário relacionado a atividades rotineiras (ir a escola, tomar banho, etc), uso dos advérbios de freqüência e da WH-word How often..?.

Duração das atividades
04 horas/aulas de 50 minutos, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Responder perguntas com What (What do you do?, What time do you..?)
Horas (It’s one o’clock)
Simple Present (formas: afirmativa, negativa e interrogativa e uso do auxiliar DO/DOES)

Estratégias e recursos da aula
Aula 1
Como motivação apresente a seguinte escala de atividades aos alunos. Explique que essas são as suas atividades rotineiras. Mostre as figuras que seguem cada uma das sentenças a seguir, assim, ficará mais fácil para os alunos entenderem o significado.

Observação: A escala deve estar de acordo com suas atividades, professor. Por isso, se necessário, faça as modificações necessárias.


I wake up at 6:30 a.m.

Figura 1: Waking up.
Fonte: http://www.nextnature.net/research/wp-content/uploads/2007/11/philips_wakeup_sunrise.jpg  (acesso em 07 de Dezembro de 2009)

I read the newspaper around 7:15 a.m.

Figura 2: Reading the newspaper.Fonte: http://www.cheezhead.com/wp-content/uploads/2009/05/read-the-newspaper.jpg  (acesso em 07 de Dezembro de 2009)

I have lunch at 11 a.m.

Figura 3: Having Lunch.
Fonte: https://secure.reservexl.net/wwwimg/img/tours/1982-1.jpg  (acesso em 07 de Dezembro de 2009)

I start to work around 3 p.m.

Figura 4: Start to work.
Fonte: http://www.edwebproject.org/andy/blog/working1.jpg  (acesso em 07 de Dezembro de 2009)

I watch TV at 9 p.m.

Figura 5: Watching TV
Fonte: http://www.millerparkdrunk.com/wp-content/uploads/2009/05/watch-tv.jpg  (acesso em 07 de Dezembro de 2009)

I go to bed at midnight.


Figura 6: Go to bed.
Fonte: http://www.senado.gov.br/sf/senado/portaldoservidor/jornal/jornal96/Imagens/dormir.jpg  (acesso em 07 de Dezembro de 2009)


Divida a sala em duplas. Cada aluno deve ter uma cópia do exercício postado em http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/daily-routine-activity  (acesso em 07 de dezembro de 2009). Neste exercício oral eles deverão completar o quadro com informações da dupla sobre suas atividades diárias.

Peça a voluntários que reportem suas escalas de atividades rotineiras para o restante da turma. Incentive-os a seguir o exemplo dado no início da aula. Mostre/ relembre que para falar as informações do colega, é necessário usar os pronomes HE/SHE ou o no me próprio da pessoa em questão. Não esqueça de que é importante fazer as modificações necessárias em toda a sentença produzida.

 < br />EX: I wak e up at 7 a.m. / He/ P aulo wakes up at 8 a.m.

Observação: Fique atento às necessidades de correções.

Aula 2

Logo após apresente as seguintes escalas para os alunos.


Schedule 1

I wake up at 7 a.m.

I take a shower at 8 p.m.

I have dinner.

Schedule 2

I never wake up at 7 a.m.

I usually take a shower at 8 p.m.

I sometimes have dinner.

Pergunte aos alunos o que há de diferente entre a escala 1 e 2. Observe que os alunos deverão notar a presença dos advérbios de freqüência.

Assim, mostre a seguinte explicação sobre os advérbios de freqüência explique de acordo com a porcentagem:

Always 100% of the time
Frequently about 90% of the time
Usually about 80% of the time
Often about 70% of the time
Sometimes about 50% of the time
Occasionally about 40% of the time
Seldom about 20% of the time
Rarely about 10% of the time

Never about 00% of the time

Note: The percentages here are rough estimates only.
Fonte: http://www.eslgold.com/grammar/frequency_adverbs.html  (acesso em 07 de Dezembro de 2009)

Após salientar os advérbios de freqüência, peça aos alunos que, usando o exercício dado na aula http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/daily-routine-activity  (acesso em 07 de Dezembro de 2009), criem frases escritas com os advérbios de freqüência aprendidos.


Peça a alguns voluntários que transcrevam suas frases no quadro. Neste momento, chame a atenção dos alunos para a posição correta dos advérbios nas frases. Antes dos verbos principais e depois do To Be. Para mais informações sobre os advérbios de freqüência, acesse: http://www.eslgold.com/grammar/frequency_adverbs.html  (acesso em 07 de Dezembro de 2009)


Observação: Depois de mostrar a correta posição dos advérbios nas sentenças, deixe que os próprios alunos corrijam seus erros.

Como tarefa de casa: Incentive os aprendizes a relacionarem, durante todo o dia, suas atividades. Peça a eles para produzirem esta lista em seus cadernos. Não esqueça de que todas as atividades devem estar em inglês.

Sugestão: caso ache necessário, autorize o uso de dicionários bilíngües. Verifique a sugestão de dicionário em Recursos Complementares.

Aula 3

Exiba o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=3BHWUifW5lw&feature=related  (acesso em 07 de Dezembro de 2009). Este vídeo ajudará os alunos a relembrar quais são e qual é a correta posição dos advérbios de freqüência nas frases. Caso você não disponha de internet na sala de aula, baixe o vídeo anteriormente através do programa A Tube Catcher, disponível para download em http://www.baixaki.com.br/download/atube-catcher.htm (acesso em 10 de dezembro de 2009)

Apresente a seguinte atividade aos alunos:


Sugestão: A narrativa exposta nesta atividade deverá ser fornecida aos alunos individualmente. Assim, você poderá controlar todos os exercícios pedidos (Practice 1,2,3,etc) - Faça fotocópias do material para os alunos.

Daily Activities

Objective: To be able to recount the events of the day.

Narrative: Juan Gomez wakes up at six o'clock every morning. He gets up, takes a shower, gets dressed, and eats breakfa st. After breakfast he reads the newspap er until 7:15, then he leaves for work. He gets on the bus at the bus stop, rides it to University Avenue, gets off, and walks to his office. He works until five o'clock. He usually goes and play s basketb all with friends after work. Then he goes home. Juan leads a very boring life.

Practice 1: Following the Sequence Juan Gomez wakes up at six o'clock, then he gets up, then he takes a shower, then he gets dressed, then he eats breakfast, then he reads the newspaper, then he leaves for work,
then he rides t he bus to University Avenue,
then he gets off,
then he walks to his office,
then he works all day,
then he plays basketball with his friends,
then he goes home,
then he watches TV, and
then he goes to bed.

Neste momento, aproveite para esclarecer qualquer dúvida sobre o vocabulário e pronúncia referente ao texto citado.


Practice 2: Rewrite the narrative replacing Juan Gomez with "I" and making any other necessary changes.
Practice 3: Rewrite the narrative with "I" and change the facts in the narrative to apply to your situation. Read your narrative to the class.

Os exercícios 2 e 3 devem ser feitos de maneira simultânea. O objetivo aqui é reorganizar o texto de maneira que ele se enquadre aos hábitos dos alunos. 


Practice 4: Question-Response
T: What time do you get up? S: I get up at __________. T: What do you do after you get up? S: I take a bath. T: What do you do after you take a bath?
S: I get dressed.

A atividade 4 deve ser feita oralmente entre alunos e professor. Se achar conveniente, nesta parte, você poderá, de acordo com as respostas dadas pelos alunos, pedir a eles que façam uma lista de atividades rotineiras.


Practice 5: Vocabulary Expansion: I usually get up at 6:00 o'clock.

Nesta parte, incentive os aprendizes a utilizarem os advérbios de frequência aprendidos anteriormente. Dessa forma, eles terão oportunidade de expandir o vocabulário.


Fonte: http://www.teachersdesk.com/lessons/esl/Daily%20Activities/Daily%20Activities.htm  (acesso em 07 de Dezembro de 2009)


Aula 4


Introduza a noção de How often para seus alunos. Para mais informações sobre How often..? acesse: http:/ /www.canada-esl.com/lessonsmain/howoften.html  (acesso em 07 de Dezembro de 2009). Pratique essa WH-word com os alunos. Faça perguntas sobre a frequência com a qual eles realizam atividades diárias.

Em seguida, peça aos alunos que montem um círculo, ou semi-círculo, dentro de sala. Cada aluno deverá formular uma questão com How often. Essas perguntas deverão ser colocadas em um saco plástico. Embaralhe-as. Montado o círculo, o primeiro aluno do mesmo deverá tirar uma pergunta, lê-la em voz alta e respondê-la. Esse mesmo aluno deverá indicar outro aprendiz para responder essa mesma questão. Aquele que não souber interpretar a questão, respondê-la usando o advérbio de maneira inadequada ou cometer qualquer tipo de erro sai da brincadeira. Premie com balas, bombons (coisas simples) os três últimos alunos a permanecerem na brincadeira.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dessa seqüência didática corresponde a um exercício de speaking. Divida a sala em duplas ou grupos de quatro (se a turma for muito grande, será necessário que seja em grupos, para otimizar o tempo).

O endereço: http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/howoften-and-daily-activities  (acesso em 07 de Dezembro de 2009) fornece a atividade em questão. Coloque os alunos de costas uns para os outros. O restante da sala deverá ficar em silêncio para que não atrapalhem o bom andamento.

De um lado ficarão os alunos do grupo A e do outro os alunos do grupo B. Estando os alunos com seus respectivos papéis em mãos, cada um fará uma pergunta, das dez fornecidas. Verifique quem responde com mais coerência as perguntas dadas.

Modifique os alunos até que todos participem.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Caio Suzarte de Souza, EE - COLEGIO ESTADUAL ANTONIO GERALDO , Bahia - disse:
    caio_01s@yahoo.com

    16/03/2015

    Cinco estrelas

    Muito bem elaborada! Eu também tentaria achar um vídeo em inglês mostrando a rotina de um adolescente, para que (apesar do pânico que se instala quando se ouve inglês na sala) os estudantes possam perceber que é possível "ler" também as imagens. Obrigado, Luana.


  • Jeany, Escola Raimundo Honório , Pernambuco - disse:
    jeanypaulo@hotmail.com

    04/07/2011

    Cinco estrelas

    Bem dinâmica.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.