Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Faz-de-conta – Parte 2

 

07/12/2009

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes,Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto,Patrícia Carvalho Pacheco.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as aulas propostas o/a aluno/a poderá despertar o interesse pela leitura, bem como desenvolver a imaginação a partir de situações lúdicas. As atividades possibilitarão trabalhar o potencial criativo dos/as educandos/as e a linguagem oral e corporal dos mesmos.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o/a professor/a retome com os/as alunos/as as atividades sugeridas na aula Faz-de-conta – Parte 1, disponibilizada no Portal do Professor.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: Uma (1) aula de 60 minutos


Professor/a para esta aula, sugerimos que você professor/a faça uma roda de conversa com a turma para descobrir quem já brincou de olhar para as nuvens e perceber as mais variadas formas de objetos, animais e outros que elas formam? Se possível e o tempo estiver propício, leve a turma para o pátio e faça uma atividade de deitar no chão e observar as nuvens. Solicite que as crianças falem as formas que estão imaginando. Após este momento de observação, organize um momento para que o grupo socialize o que imaginaram. Depois, em sala de aula, faça um registro no caderno de Língua Portuguesa, de forma que cada aluno/a ilustre as formas observadas e expresse por meio da escrita, sua opinião acerca desta vivência.

Aula 2: Uma (1) aula de 60 minutos


Professor/a inicie a aula conversando com a turma sobre a imaginação. Pergunte se já ouviram falar na palavra “Abracadabra”. Explique que esta é uma palavra mágica e que tem o poder de modificar o que quisermos, só depende da nossa imaginação. Providencie uma varinha, como a de um mágico, ou mesmo de uma fada, e leve para esta aula. Organize a turma em duplas, sendo um/a participante será o mágico e o/a outro/a o objeto, a pessoa, ou o animal a ser transformado. Ao seu sinal, o mágico deverá transformar o/a outro/a participante em alguma coisa da sua imaginação, o/a qual fará a imitação. Depois de um tempo, trocam-se os papéis e quem era mágico, será agora transformado em algo pelo/a colega.

Aula 3 – Uma (1) aula de 60 minutos


Leve a turma para o Laboratório de Informática e acesse o sítio abaixo para assistir com a turma o vídeo da Turma da Mônica “Os cinco fios mágicos”.

Cebolinha 5fios

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=QmXA9Oeb9bc

Depois de assistirem ao vídeo, converse com a turma sobre o que aprenderam com a história. Em sala de aula, faça um texto coletivo com a turma explicitando o aprendizado que o filme possibilitou.

Aula 4 – Uma (1) aula de 60 minutos

Nesta aula, leve a turma para o Laboratório de Informática e diga que irão descobrir algumas mágicas para serem realizadas por eles/elas com outras turmas, ou mesmo com seus familiares. Dialogue com a turma e descubra se já viram alguma mágica e até mesmo um mágico. Pergunte, o lugar onde viram um mágico e qual situação de mágica já presenciaram. Depois, professor/a acesse o sítio:


http://recreionline.abril.com.br/atividades/magicas/index.shtml

Revista Recreio

Fonte: http://recreionline.abril.com.br/atividades/magicas/atividade_49798.shtml?atividades

Após navegarem pelo sítio e aprenderem diferentes mágicas, peça que escolham uma ou duas mágicas. Entregue uma folha em branco para cada aluno/a para que registrem como se realiza a mágica escolhida e o material necessário para sua execução. Depois, organize os materiais para cada aluno/a e possibilite um momento em que a turma faça mágicas para outras turmas na escola.

Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e registros individuais de cada aluno/a. Assim, professor/a, você terá maior subsídio para perceber as dificuldades e até as facilidades encontradas pela turma no decorrer do trabalho e propor novas situações ou mesmo, reestruturar o trabalho.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.