Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uma história invertida:"Três Lobinhos e o Porco mau"

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ouvir e interpretar a história dos Três Lobinhos e o Porco Mau.
- Relacionar essa história à história dos Três Porquinhos e o Lobo Mau.

Duração das atividades
1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer a história dos Três Porquinhos.

Estratégias e recursos da aula

- livro: Os Três Lobinhos e o Porco Mau - Eugene Trivizas e Helen Oxenbury. Brinque-Book.
- folha de atividades

O professor deve ler para a turma a história dos Três Lobinhos e o Porco Mau, mostrando as ilustrações do livro, à medida em que vai contando a história.

Resumo da história:

Um dia, a mãe dos lobinhos conversou com eles, dizendo que era chegada a hora de saírem pelo mundo e de construírem a própria casa. Alertou os filhos sobre o cuidado que deveriam ter com o porco mau.
Então começava a trajetória dos lobinhos na construção de casas, cada vez mais resistentes ao sopro e às maldades do porco.
A primeira casa, feita de tijolos, o porco mau derrubou com a ajuda de uma marreta. A segunda feita de concreto, ele destruiu com uma britadeira. A terceira que era praticamente uma fortaleza, super-reforçada, feita de barras de ferro e placas de aço, cercada de arame farpado e cadeados; fora abaixo com a explosão de dinamites.
Até que os três lobinhos construíram uma casa bem diferente, a mais frágil de todas, feita de flores e foi exatamente essa construção que teve o poder de seduzir e encantar o porco, tornando-o amigo dos lobinhos.
O final foi surpreendente, com a grande transformação do porco que até dançou tarantela, deixou de ser mau e acabou se divertindo, brincando e tomando chá com os três lobinhos.

Uma sugestão para o professor seria contar a história, até a parte em que os lobinhos constroem a casa de flores e o porco mau aparece. Nesse momento, a proposta seria parar de contar a história e desafiar o grupo a imaginar o que será que vai acontecer depois com o porco mau e os três lobinhos.
Ouvir as hipóteses apresentadas pelos alunos. Então depois da troca de ideias com a turma, continuar a contar a história, apresentando o que acontece de fato, no final do conto.
Depois da leitura, conversar com os alunos sobre o que entenderam da história. Comparar com a história dos Três Porquinhos, lembrando das casas que cada porquinho construiu: da mais simples de palha até a mais apurada, feita de tijolos.
Ainda rever o final que teve o lobo mau nessa história.
Já na história dos Três Lobinhos, eles construíram juntos apenas uma casa para os três, variando o material de construção. Ao contrário dos porquinhos, eles começaram fazendo uma casa de tijolos, depois por causa da destruição pelo porco mau, construíram mais duas, ainda mais fortes e terminaram com a última só que era a mais frágil de todas. Explorar o final do porco mau, diferente do lobo mau. Levantar ainda as brincadeiras dos lobinhos a cada passagem do porco.
Trabalhar com a turma o final da história. O que sensibilizou o porco mau?
Que poder teriam as flores para conquistá-lo?

O professor também poderá apresentar questões escritas sobre a interpretação da história dos Três Lobinhos e o Porco Mau.

Sugestão de questões:

1- No começo da história, o que disse a mãe aos três lobinhos?

2- De que material foi feita a primeira casa?

3- Quando o porco mau chegou pela primeira vez, o que os lobinhos jogavam?
Observando a ilustração do livro ( pág.7), como é esse jogo?

4- Com quem os lobinhos pegaram concreto para construir a segunda casa?

5- Por que a terceira casa ficou parecendo uma prisão?

6- O que o lobo usou para destruir cada casa (a primeira, a segunda e a terceira)?

7- Descreva a casa de flores. Como era a parede, o teto e o chão?

8- Na sua opinião, o que transformou no final o porco mau em porco bom?

http://w ww.travessa.com.br/O S_TRES_LOBINHOS_E_O_PORCO_MAU/artigo/53AFE22E-1BE5-43EA-B926-F7182A159D9A&pcd=028

Recursos Complementares

- livro: Os Três Porquinhos (versão Irmãos Grimm)

- Veja a apresentação do conto “Os Três Porquinhos” em:

http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=24

- Assista ao vídeo com a apresentação do clássico conto dos três porquinhos e o lobo mau. Desenho original de 1933.

http://mais.uol.com.br/video/quotos-tras-porquinhosquot-0402C0816327


- CD Série Disquinhos : Os Três Porquinhos

Avaliação

Acompanhar a participação dos alunos durante a leitura e a interpretação oral da história.
Verificar as respostas apresentadas pelos alunos às questões escritas na interpretação da história.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • gustavo, Outros Países - disse:
    agr.atelier@hotmaIL.COM

    28/06/2012

    Cinco estrelas

    essa historia e muita legal


  • JOSEANE POLONI, prefeitura municipal , São Paulo - disse:
    joseanepoloni@bol.com.br

    26/05/2012

    Cinco estrelas

    Não conhecia ainda a história. Achei-a interessante e gostei muito das sugestões.


  • luciana, prefeitura de sao paulo sms , São Paulo - disse:
    lupacini@uol.com.br

    18/04/2012

    Cinco estrelas

    parabens, muito criativo a forma de trabalhar a historia. Trabalho com historias( contos de fadas, fabulas, cronicas, etc) em um grupo de pacientes de saude mental e acredito muito na riqueza destas como instrumento de sensibilizacao e crescimento.


  • rafaela , Outros Países - disse:
    rafahgatinha026@hotmail.com

    29/10/2011

    Cinco estrelas

    foi muito bom mais podia ter mais coisa sobre a hitoria


  • Andreza Platini, Colégio Sion , São Paulo - disse:
    dezinhaplatini@hotmail.com

    26/02/2011

    Cinco estrelas

    Adorei, achei essa opção de aula super criativa.Obrigado pelas dicas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.