20/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Identificar os componentes de um ecossistema.
Compreender a importância da preservação do meio ambiente.
Analisar as ações que comprometem o meio ambiente.
Conhecer o que são seres vivos e os fatores necessários para a vida (ar, água, espaço).
Inicie a aula perguntando aos alunos sobre o que eles entendem por ecologia. Que ações humanas estão ligadas à ecologia? Peça que eles desenhem uma cena que exemplifique seu conhecimento inicial do tema.
Muito se fala em ecologia e ecossistema, na sua preservação, nas conseqüência que o desequilíbrio do ecossistema causa em todo ambiente. Mas será que os alunos conhecem estes termos?
Peça que eles pesquisem o significado de ecologia e ecossistemas. E a partir disso também encontrem uma reportagem sobre ecologia. Reúna os alunos em trios ou quartetos para que eles elaborem um mini jornal com a pesquisa deles. Incentive o uso de desenhos e colagens. Se desejar, o professor poderá fazer esta atividade no laboratório de informática. Ao invés de colagens, os alunos poderão pesquisar imagens na internet que ilustrem sua pesquisa. O minijornal não precisa ter mais que uma lauda. E ao invés de imprimir, o professor poderá abrir um blog para a publicação das atividades.
Proponha aos alunos estudar um mini ecossistema. Para isto, use da atividade sugerida pelo Portal do Professor, montando um terrário.
O terrário é um pequeno ecossistema. Após montado, discuta com os alunos quais elementos eles identificam dentro do terrário como sendo do ecossistema. O professor poderá dividir estes componentes em vivos (bióticos) e não vivos (abióticos, como terra, ar, água...). Qual a relação que os componentes tem uns com os outros?
Roteiro de discussão:
1 Quais são os componentes vivos do terrário?
2 Quais são os componentes não vivos do terrário? Qual a importância destes componentes?
3 O que acontece se tirar o ar do terrário, ou prejudicar sua qualidade? De que forma isso pode acontecer no ambiente que vivemos (poluição, por exemplo)?
Após a discussão, encaminhe com os alunos a organização do conhecimento por mapas conceituais. Eles poderão escrever ou desenhar dentro dos balões o que representa cada elemento constitutivo do ecossistema e como eles estão relacionados.
No mapa conceitual deverá estar claro se o aluno se apropriou dos seguintes conceitos:
Transferindo o conhecimento adquirido para a esfera social, encaminhe uma pesquisa rápida aos alunos. Eles devem encontrar um local próximo de sua casa ou escola que represente um ecossistema (terreno baldio, parque, bosque, pracinha, jardim da casa, etc.). Se eles tiverem a disponibilidade de uma câmera fotográfica (ou mesmo celular com câmera), peça que fotografem e tragam em arquivo digital a imagem para análise. Caso contrário, peça que eles anotem o que viram e se possível desenhem a representação do local.
Este local está intacto? Quantos elementos do ecossistema eles conseguem identificar? Há ações humanas que degradaram esse ambiente? O que é possível fazer para preservar este e outros espaços naturais?
O resultado desta reflexão poderá gerar mais ligações nos mapas conceituais ou um documento oficial de preservação de algum espaço público (como praças ou bosques) a ser enca minhado para as autoridades responsáveis.
Nome | Tipo |
---|---|
Terrário | Experimento prático |
Sítio Forestis, apresenta uma animação interativa sobre a floresta e o ecossistema florestal. Disponível em: http://www.forestis.pt/forestis_beta.swf (acessado dia 07/12/2009).
O Portal da USP tem uma breve animação que trata dos níveis de organização do ecossistema. Disponível em: http://www.ib.usp.br/ecologia/ecossistema.html (Acessado dia 07/12/2009).
A avaliação dos alunos poderá se dar pela produção do mini-jornal, dos mapas conceituais e da participação nas atividades sugeridas, levando em consideração o nível de aprendizagem em relação a:
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