Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PARA QUE SERVEM AS ÁRVORES

 

08/12/2009

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem.
• Valorizar a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos.
• Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
• Problematizar fatos observados cotidianamente, interessando-se pela busca de explicações e pela ampliação de sua visão de mundo.
• Interessar-se pelo debate de idéias e pela fundamentação de seus argumentos.
• Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes
situações comunicativas, interessando-se pela correção ortográfica e gramatical.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; 01 aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Não há necessidade de conhecimentos prévios para discussão deste assunto.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- Cartaz com Quadrinhos (HQ) sobre a indústria do papel.

1º Passo:

O professor propõe a discussão da questão abaixo com o objetivo de fazer uma sondagem em relação aos conhecimentos prévios dos alunos e aproveitando a situação para apresentar mais algumas curiosidades sobre o tema:

- Como que é feito o papel?

- Informações serem dadas aos alunos para enriquecimento:

a) Ele é feito a partir da madeira, da qual são extraídas fibras de celulose, convertidas em papel após uma série de processos industriais. O que pouca gente sabe é que nem sempre foi desse jeito. O papel foi inventado na China no século 2, mas durante mais de 1500 anos a matéria-prima mais comum para fazê-lo não era madeira, mas sim fibras de algodão extraídas de roupas velhas, panos e trapos. Depois que as máquinas de impressão começaram a se desenvolver, a partir do século 15, o consumo de papel aumentou muito e o mundo percebeu que não havia roupa velha que chegasse para publicar livros, revistas, jornais... Alguns reis da Europa tentaram inclusive limitar o comércio de trapos, temendo ficar sem papel. Apesar de o francês René Antoine de Reaumour ter dado a idéia de usar fibras extraídas da madeira em 1719, foi só a partir de 1850 que diversos inventores, como o alemão Friedrich Keller, o inglês Hugh Burgess e o americano Benjamin Tilghman, tornaram isso viável. Foi preciso aperfeiçoar um método de digerir a madeira com produtos químicos, de modo a extrair a celulose e obter um papel de qualidade aceitável. Entre os produtos químicos usados estão certos sulfitos (compostos de enxofre) é daí que vem o nome, por exemplo, do papel sulfite. Hoje, com métodos avançados, é possível aproveitar até 98% da madeira de uma árvore numa fábrica de papel, usando a casca e outras partes antes descartadas como combustível para o próprio processo industrial. Na essência, porém, o método de fabricação ainda é o mesmo, desde sua invenção pelos chineses.

b) Negócio da China
O papel surgiu no século 2, substituindo o papiro e o pergaminho
4000 a.C.

c) Criatividade egípcia:
Os antigos egípcios descobriram que podiam montar folhas macias para escrever a partir da medula da cana que crescia nos pântanos alagados do rio Nilo. Depois de cortadas, ascanas (Cyperus papyrus) ficavam dispostas lado a lado em duas fileiras perpendiculares de fibras, eram prensadas e postas para secar. O papiro foi o grande meio destinado à escrita na Antiguidade, sendo usado por gregos, romanos, persas e árabes durante muitos séculos
Século 2 a.C.

d) Idéia animal:
Ao contrário do papiro, que tem origem vegetal, o pergaminho era feito com couro de animais (como ovelhas, cabras e bezerros), que era limpo, curtido, lixado e esticado em armações de madeira. Acredita-se que ele foi inventado na colônia grega de Pérgamo (atual Bergama, na Turquia), daí o seu nome. Depois do ano 700, quando os árabes conquistaram o Egito, principal fornecedor de papiro no mundo, o pergaminho se tornou o mais importante meio de escrita da Europa. Século 2 d.C.
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/202213


2º Passo:

- Apresentar a história em quadrinhos abaixo e propor a leitura do texto e discussão das questões:

1. O que nos conta esta história de seis quadrinhos?
2. Qual é a incoerência da história que acabaram de ler?
3- Que relação há entre a discussão realizada no 1º passo dessa aula e a história que acabamos de ler?
4. Por que devemos reciclar e até economizar papel?

                                    & nbsp;      Recebido por e-mail em 2008.

3º Passo:

- A turma será dividida em grupos e cada um deverá criar um cartaz, convidando os colegas da escola, da igreja e vizinhos a participarem da campanha de economizar e reaproveitar papel.

- Após a confecção dos cartazes, o professor planejará a correção dos textos escritos e posteriormente a distribuição dos mesmos em vários espaços da cidade. ( Os cartazes deverão ser distribuídos em locais por onde passam os alunos e afixados de acordo com o planejamento a ser feito com a turma)

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas com a discussão do cartaz com a HQ e a elaboração do cartaz da campanha de reutilização do papel, bem como as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.