Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PEQUENOS GESTOS, GRANDES ATITUDES

 

08/12/2009

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem.
• Valorizar a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e
dos povos.
• Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se
por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
• Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
• Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
•Acompanhar leituras em voz alta feitas pelo professor.
• Defender posições fundamentando argumentos com exemplos e informações.
• Escrever diferentes tipos de listas (lista de compras, lista de nomes de pessoas,
nomes de cidades, instrumentos de trabalho, animais, etc.).
• Ler e analisar oral e coletivamente esses textos, atentando para a linguagem figurada, observando que essa linguagem pode sugerir interpretações diversas.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 02 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Algumas habilidades para codificação e decodificação do código escrito.

Estratégias e recursos da aula

- aula interativa;
- Cartão com texto de Herbert Viana (cópia do texto, individual, para os alunos)

1º PASSO:

- O professor propõe que os alunos escutem( quantas vezes forem necessárias) a música dos Paralamas do Sucesso: cuide bem do seu amor.

http://www.youtube.com/watch?v=xdN3xJKvnLg

- Após a audição da música, propõe a discussão:

- Conhecem outras músicas da banda? Quais?
- Quem está cantando, quem é o vocalista desta banda? ( fornece as informações: Herbert Lemos de Sousa Vianna (João Pessoa, 4 de maio de 1961) é o vocalista, guitarrista e principal compositor do grupo Os Paralamas do Sucesso, um dos grupos-base do rock brasileiro (BRock).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Herbert_Vianna


2º PASSO:
- Nessa etapa, o professor apresenta o texto escrito com a letra da música e propõe diferentes estartégias de leitura: leitura silenciosa, oral pelo professor, em dupla...
- Após a leitura global do texto, o professor solicita que alguns alunos leiam para a turma, a idéia do texto que ele mais gostou ou que melhor se identifica com ela.
- À medida que os alunos vão expondo suas idéias, professores e colegas poderão emitir opiniões acerca das idéias dos colegas.
Cuide Bem Do Seu Amor
Os Paralamas do Sucesso
A vida sem freio me leva, me arrasta, me cega
No momento em que eu queria ver
O segundo que antecede o beijo
A palavra que destrói o amor
Quando tudo ainda estava inteiro
No instante em que desmoronou
Palavras duras em voz de veludo
E tudo muda, adeus velho mundo
Há um segundo tudo estava em paz
Cuide bem do seu amor
Seja quem for,
Cuide bem do seu amor
Seja quem for...
E cada segundo, cada momento, cada instante
É quase eterno, passa devagar
Se o seu mundo for o mundo inteiro
Sua vida, seu amor, seu lar
Cuide tudo que for verdadeiro
Deixe tudo que não for passar
Palavras duras em voz de veludo
E tudo muda, adeus velho mundo
Há um segundo tudo estava em paz
Cuide bem do seu amor
Seja quem for,
Cuide bem do seu amor
Seja quem for...
Palavras duras em voz de veludo
E tudo muda, adeus velho mundo
Há um segundo tudo estava em paz
Cuide bem do seu amor
Seja quem for,
Cuide bem do seu amor
Seja quem for...

3º PASSO: - O professor apresenta o texto abaixo de autoria do mesmo autor da música e propõe uma leitura do texto. Poderá, nesse momento, utilizar as mesmas estratégias de leitura sugeridas no passo anterior.

3º PASSO:
- O professor apresenta o texto abaixo de autoria do mesmo autor da música e propõe uma leitura do texto. Poderá, nesse momento, utilizar as mesmas estratégias de leitura sugeridas no passo anterior.

Recebido por e-mail em 2009.

                            CIRURGIA DE LIPOASPIRAÇÃO?
Pelo amor de Deus, eu não quero usar nada nem ninguém, nem falar do que não sei,
nem procurar culpados, nem acusar ou apontar pessoas,
mas ninguém está percebendo que toda essa busca insana pela estética ideal é muito menos lipo-as e muito mais piração?
Uma coisa é saúde outra é obsessão.
O mundo pirou, enlouqueceu.
Hoje, Deus é a auto-imagem. Religião é dieta.
Fé, só na estética. Ritual é malhação.
Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo, sentimento é bobagem.
Gordura é pecado mortal. Ruga é contravenção.
Roubar pode, envelhecer não. Estria é caso de polícia. Celulite é falta de educação.
Filho da puta bem sucedido é exemplo d e sucesso.
A máxima moderna é uma só: pagando bem, que mal tem?
A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz,
não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem.
Imagem, estética, medidas, beleza. Nada mais importa.
Não importam os sentimentos, não importa a cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa.
Não importa o outro, o coletivo.
Jovens não tem mais fé, nem idealismo, nem posição política.
Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada.
Ok, eu também quero me sentir bem, quero caber nas roupas, quero ficar legal, quero caminhar correr, viver muito, ter uma aparência legal mas…
Uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados aos vinte anos não é natural. Não é, não pode ser.
Que as pessoas discutam o assunto. Que alguém acorde. Que o mundo mude. Que eu me acalme. Que o amor sobreviva.
”Cuide bem do seu amor, seja ele quem for”
http://palavrastodaspalavras.wordpress.com/2007/11/06/cirurgia-de-lipoaspiracao-composicao-de-herbert-vianna/

- Em seguida, professor vai destacando algumas idéias do texto que são apresentadas com um caráter de ironia, como por exemplo, “roubar pode, envelhecer não”e solicita que os alunos façam uma análise enfocando: veracidade, ironia, elementos que garantem essa ironia....
- Qual é a real intenção do autor desse texto: o que ele diz é verdade ou não?


4º PASSO:

- O professor organizará um jogral do texto da música: distribuição das falas de cada aluno, de todos... Fará também um ensaio e em seguida a apresentação.

5º PASSO:

- Retomando as discussões anteriores, o professor propõe que cada aluno crie sua lista de Pequenos Gestos, Grandes Atitudes, que considera importantes para serem lembradas no dia-a-dia.

- Essas listas serão socializadas, discutidas e depois expostas na sala.

Recursos Complementares

CUIDE BEM DO SEU AMOR: AUDIO - PARALAMAS DO SUCESSO: http://www.youtube.com/watch?v=xdN3xJKvnLg

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas como a lista de atitudes corretas que devem ser valorizadas bem como as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.