14/02/2011
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Valorizar as manifestações culturais existentes em sua cidade.
Ampliar os conhecimentos no tocante as danças brasileiras.
Vivenciar manifestação de danças.
Identificar os passos, a música e indumentária de uma dança.
Manifestações culturais.
Danças típicas do Brasil.
O professor inicia uma conversa com os seus alunos sobre as suas atividades culturais e questiona:
Diante das respostas dos alunos o professor pode falar sobre algumas apresentações culturais ofertadas em espaços públicos de sua cidade, apontando práticas culturais existentes, grupos de danças tais como: Bumba-meu-boi, Araruna, Auto do Natal, Caboclinhos, etc. Em seguida, o professor poderá assistir com os alunos vídeos de manifestações culturais locais ou nacionais.
Após a exibição do vídeo, o professor deve conversar com as crianças retomando o que assistiram, por exemplo: como era a vestimenta dos dançarinos? Eles cantavam qual música? Como era a coreografia? Que acessórios eles usavam? Em seguida, o professor propõe ao grupo a escolha de uma dança que eles gostariam de aprender a dançar.
Segue sugestão de alguns vídeos:
O professor assiste novamente com as crianças o vídeo referente a dança escolhida pelo grupo. Nesse momento o professor seleciona algumas cenas para analisar com o grupo. Durante a apreciação do vídeo o professor questionará:
Logo após, o professor propõe um registro sobre o vídeo no qual os alunos irão desenhar e escrever o que aprenderam sobre as danças.
O professor sugere uma pesquisa acerca da dança escolhida. Para isso, o professor elabora com ajuda das crianças um roteiro com algumas questões referentes a origem da dança, coreografia, traje, instrumentos e acessórios. No dia seguinte, as crianças apresentam as informações que conseguiram pesquisar. Exponha as informações Além disso, o professor poderá programar uma visita a alguma associação ou grupo cultural da dança que a turma escolheu. Assim, as crianças terão oportunidade de ampliar conhecimentos sobre a dança em estudo favorecendo uma aprendizagem significativa.
Para que os alunos se apropriem dos passos e coreografia da dança escolhida, o professor deverá propor momentos de vivência com a dança, durante uma semana. E em outro momento se o grupo desejar poderá convidar uma turma da escola para assistir a dança que eles aprenderam.
Fonte: Dança Araruna. Relatório da Prática Pedagógica. NEI/UFRN.2005.
Ao final do estudo, os alunos poderão registrar através de texto e desenho suas impressões, o que aprendeu acerca da dança.
Para maiores informações sobre algumas danças, pesquise nos endereços abaixo:
Ao final da aula observar se a criança consegue:
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