Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vida cultural na cidade

 

14/02/2011

Autor e Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Valorizar as manifestações culturais existentes em sua cidade.

Ampliar os conhecimentos no tocante as danças brasileiras.

Vivenciar manifestação de danças.

Identificar os passos, a música e indumentária de uma dança.

Duração das atividades
1 semana, aulas com duração de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Manifestações culturais.

Danças típicas do Brasil.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

O professor inicia uma conversa com os seus alunos sobre as suas atividades culturais e questiona:

  • O que sua família costuma fazer no final de semana?
  • Vocês vão ao teatro e ao cinema?
  • Quem já assistiu alguma apresentação cultural em praças/parques de nossa cidade?

Diante das respostas dos alunos o professor pode falar sobre algumas apresentações culturais ofertadas em espaços públicos de sua cidade, apontando práticas culturais existentes, grupos de danças tais como: Bumba-meu-boi, Araruna, Auto do Natal, Caboclinhos, etc.  Em seguida, o professor poderá assistir com os alunos vídeos de manifestações culturais locais ou nacionais.

Após a exibição do vídeo, o professor deve conversar com as crianças retomando o que assistiram, por exemplo: como era a vestimenta dos dançarinos? Eles cantavam qual música? Como era a coreografia? Que acessórios eles usavam? Em seguida, o professor propõe ao grupo a escolha de uma dança que eles gostariam de aprender a dançar.

Segue sugestão de alguns vídeos:

Grupo Por do Sol - Araruna   

Grupo Por do Sol - Carimbó

 

Atividade 2

O professor assiste novamente com as crianças o vídeo referente a dança escolhida pelo grupo. Nesse momento o professor seleciona algumas cenas para analisar com o grupo. Durante a apreciação do vídeo o professor questionará:

  • Onde essas pessoas dançam? (observação referente ao espaço no qual os dançarinos se apresentam que pode ser no palco, na rua, etc.). 
  • O que eles usam? (observação referente a roupa, figurino ).
  • Como os dançarinos dançam? Eles dão passos lentos ou rápidos? (observação referente a coreografia, o ritmo da música).
  • Que partes do corpo os dançarinos mais usam/mexem/balançam?
  • Como será que essa dança surgiu? Que povos iniciaram essa dança?

Logo após, o professor propõe um registro sobre o vídeo no qual os alunos irão desenhar e escrever o que aprenderam sobre as danças.

Atividade 3

O professor sugere uma pesquisa acerca da dança escolhida. Para isso, o professor elabora com ajuda das crianças um roteiro com algumas questões referentes a origem da dança, coreografia, traje, instrumentos e acessórios. No dia seguinte, as crianças apresentam as informações que conseguiram pesquisar.  Exponha as informações Além disso, o professor poderá programar uma visita a alguma associação ou grupo cultural da dança que a turma escolheu. Assim, as crianças terão oportunidade de ampliar conhecimentos sobre a dança em estudo favorecendo uma aprendizagem significativa. 

Para que os alunos se apropriem dos passos e coreografia da dança escolhida, o professor deverá propor momentos de vivência com a dança, durante uma semana. E em outro momento se o grupo desejar poderá convidar uma turma da escola para assistir a dança que eles aprenderam.

Fonte: Dança Araruna. Relatório da Prática Pedagógica. NEI/UFRN.2005. 

Ao final do estudo, os alunos poderão registrar através de texto e desenho suas impressões, o que aprendeu acerca da dança.


Recursos Complementares

Para maiores informações sobre algumas danças, pesquise nos endereços abaixo:

www.brasilescola.com/folclore/bumbameuboi.htm

www.infoescola.com/danca/carimbo/

Avaliação

Ao final da aula observar se a criança consegue:

  • Relata fatos históricos relacionados a origem da dança.
  • Colabora com o grupo no momento da dança.
  • Consegue identificar os passos e acessórios da dança em estudo.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.