16/12/2009
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Participar dos jogos e brincadeiras cooperando com o desenvolvimento da atividade, ajudando os colegas e o professor.
- Internalizar as regras e o histórico dos esportes, através de um jogo de tabuleiro.
Não há necessidades de conhecimentos prévios
Nesta aula o professor irá fazer um jogo com a turma em sala de aula. Este jogo será chamado de “batalha dos esportes”, que funcionará como se fosse uma “batalha naval”. Para montar o jogo, o professor irá buscar imagens de três tipos de bola, na qual sugiro que seja: Futebol, Basquete e Vôlei. Depois de descoberto essas imagens, será impresso oito bolas de cada esporte e coladas num pedaço quadrado de cartolina para ficar mais resistente. O professor colocará neste jogo também seis cartolinas em branco que representarão o tiro na água.
Preparado o material, o jogo será montado no quadro da sala de aula, colocando na parte superior do quadro números de 1 à 6 e na posição vertical será colocado letras de A à E, depois será feito quadrados relacionando os números com as letras.
Em seguida, para começar o jogo o professor dividirá a turma em três times: Futebol, Basquete e Vôlei. Cada time para marcar ponto terá que acertar a sua respectiva bola, isto é, o time de futebol terá que achar a bola de futebol, o time de basquete a bola de basquete e o time de vôlei a bola de vôlei. Quando um dos grupos apontar uma bola que não é a do seu time, o ponto irá para aquele time que está representado a bola. Em caso de o time acertar o quadrado em branco, o tiro será na “água” e nenhum dos times marcará o ponto. Mas, para ter o direito de apontar um número e uma letra, os grupos terão que acertar uma pergunta sobre o esporte em que o grupo está representado, essas perguntas podem ser sobre a história ou sobre as regras do esporte.
O jogo acabará quando algum time acertar todas as suas oito bolas.
Não há necessidades de recursos complementares.
No final da aula, o professor perguntará para os alunos se eles concordaram com as regras do jogo, e se as perguntas sobre os esportes estavam coerentes com o esporte relacionado.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!