Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O mundo lúdico das cores

 

08/12/2009

Autor y Coautor(es)
DINA MARA PINHEIRO DANTAS
imagem do usuário

FORTALEZA - CE Universidade Federal do Ceará

Isabel Cristina Pereira da Costa

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula possibilitará a criançca exercitar atividades de representação das cores, leitura e percepção visual, identificação das cores, relacionando os objetos com as cores correspondentes, melhorarando a percepção visual. Tendo em vista essas possibilidades trabalharemos com o Software Colores.

Duração das atividades
1 hora/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização das atividades presentes no Software Educacional Colores, o professor deve ter trabalhado com o nome das cores com os alunos, assim como atividades práticas com pinturas. Espera-se que os alunos tenham habilidade com o mouse, pois isso facilitará o desenvolvimento das atividades.

Estratégias e recursos da aula

     Antes de iniciar a aula no laboráorio de informatica, o professor deve ter feito uma  revisão das conteúdos trabalhados anteriormente em sala de aula, relembrando com os alunos o nome das cores a partir dos objetos presentes na sala que foram pressupostos para o aprendizado, como as letras, desenhos dentre outros materiais especificos da educação infantil. Em seguinda, já no Laboratório, o professor deve combinar com os alunos acordos como: Não desligar o computador , pedir que os alunos fiquem atentos as explicações do software, pois estar no idioma espanhol,  informar que todos devem participar das atividades presentes no software, em seguida formar grupos de dois alunos por computador.


Sugestão de gestão da aula pelo professor utilizando a Sequência Fedathi nos seguintes momentos:

1 - Tomada de Posição:

Antes de iniciar as atividades o professor pode fazer alguns questionamentos: Conhecem os nomes das cores? Como se formam as cores? Sabem pintar desenhos com o mouse? Qual a cor que vc não conhecia e onde podemos encontrá-la?  Após esses questionamentos apresenta-se aos alunos o software, cujo é composto de sete seções envolvendo misturas das cores, leitura, associações de alimentos com animais das respectivas cores e um espaço para pintar desenhos. Como medida para uma maior compreensão das atividades presentes no software sugere-se que o professor siga as seguintes etapas:

Primeira etapa: Inicialmente, o professor deverá fará uma exposição aos alunos sobre as atividades do software.

Segunda etapa: Em seguida, deve explicar como deve abrir o programa, clica sobre a tela inicial que levará a simulação.Cada simulação apresenta as instruções das atividades e uma seta que permite voltar à tela inicial. Esclarecer aos alunos que as atividades seguem uma sequência, portanto devem seguir a ordem que aparece na tela

undefined

Ao abrir o programa apare cerá a tela inicial onde consta 7 imagens, cada imagem permite escolher uma atividade. Na primeira simulação o aluno terá que levar o pintinho até o ninho correspondente a cor. Na segunda, o aluno irá juntar as cores, o que permite formar uma outra cor;Na terceira simulação, deve-se clicar sobre um quadro e ver o nome da cor; Na quarta deve-se relacionar as frutas aos animais de mesma cor; A quinta simulação permite que o aluno pinte as figuras. Na sexta os alunos terão que transformar  todas as bolas em uma só cor.

2 - Maturação:

Durante o desenvolvimento das atividades pelos alunos, o professor deve mediar com os alunos tirando dúvidas, ajudando-os como por exemplo na utilização do mouse ou reforçãndo a função dos botões do programa. Paralelamente,  o professor poderá também motivar os alunos nos desafios encontrados nos software.

3 - Solução:

 O professor deve retomar as perguntas realizadas no inicio da aula aos alunos, tais como:  quais foram as novas cores ?  qual jogo ele gostou mais? Se sentiram dificuldades em algumas das atividades realizadas?

4 - Prova:

Após as respostas deles em uma roda de conversa a professora vai perceber as dificuldades que enfrentaram e começará a apresentar as cores em objetos que existem em nosso cotidiano, como também as derivações entre as cores, como as variadas tonalidades de amarelo. Poderá ampliar, informando que existem pessoas que não reconhecem as cores ou confundem duas ou mais que sejam parecidas.

Recursos Complementares

Papel  e lápis  de cor 

Leitura complementar sobre Sequência Fedathi


Avaliação

Logo após o término das atividades o professor deverá propor aos alunos uma atividade escrita com a utilização de papel, lápis de cor, pedindo que eles realizem desenhos e pinte. Como medida para observar o que aprenderam nas simulações do software.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Jordana Pegado, UFC-CE , Ceará - dijo:
    jordana_pegado@hotmail.com

    23/08/2011

    Cinco estrelas

    Plano de aula bastante objetivo. A inclusão das crianças nos meios digitais se faz necessário na atualidade. Uma maneira de levar o conhecimento por meio das tecnologias, já que muitas vezes está sendo utilizado de forma banal, não educativa. Parabéns pelo plano de aula.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.