Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Contando as Lâmpadas e saindo do Escuro!

 

08/12/2009

Autor e Coautor(es)
DINA MARA PINHEIRO DANTAS
imagem do usuário

FORTALEZA - CE Universidade Federal do Ceará

Dayanna Araújo da Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos exercitarão a contagem numérica, trabalhando com noções de quantidade e a assimilação da quantidade do objeto com a escrita numérica.

Para melhor fixar a aprendizagem a respeito das operações matemáticas é necessário que o aluno exercite os conceitos apresentados em sala de aula pelo professor em um momento anterior ao Laboratório de Informática Educativa – (LIE).

A utilização de jogos educacionais em sala de aula pode fazer com que esses exercícios se tornem mais prazerosos para o aluno. Com esta perspectiva, o software Cuenta Bombillas foi escolhido como esse suporte ao conteúdo dado na aula

Duração das atividades
1 hora/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Espera-se que os alunos já possuam conhecimento a respeito da quantidade numérica a partir de diferentes estratégias, como a utilização de objetos concretos.

É possível que algumas crianças não tenham o tempo de resolução desenvolvido conforme desejado e dessa forma, o jogo constribui para a aquisição desse raciocínio lógico

Estratégias e recursos da aula

O professor poderá estabelecer acordos com a turma, para que o trabalho seja desenvolvido de forma organizada e significativa. Ele deve explicar que os alunos trabalharão em dupla nos computadores e que cada um terá que expor as suas possíveis soluções. Sugere-se que o professor coloque as duplas com diferentes níveis cognitivos, para que haja trocas de conhecimentos.

O objeto educacional aqui proposto consiste uma série de exercícios, semelhantes, mas divididos em níveis de dificuldade. O objetivo do jogo é fazer com que o aluno relacione a quantidade de lâmpadas com a escrita numérica. Para dar um pouco mais de interesse às crianças, a dupla que mais conseguir acertar lâmpadas serão os auxiliadores do professor na próxima atividade no Laboratório de Informática Educativa – (LIE).

Bombillas

Sugestão de gestão da aula pelo professor ut ilizando a Seqüência Fedathi nos seguintes momentos:

1 - Tomada de Posição:

            Depois de firmados os acordos o professor poderá iniciar a aula apresentando aos alunos materiais concretos onde ele fará relação de quantidade. A partir daí pedirá que os alunos observem as operações no quadro e levantará algumas questões: Quantas canetinhas têm aqui na mesa? Qual o número no quadro que representa essa quantidade?

Após esse momento poderá apresentar o jogo educacional aos alunos, se faz necessário direcionar os níveis de dificuldades de acordo com o nível cognitivo da criança.

2 - Maturação:

            Ao lançar a atividade, o professor observará o desenvolvimento das atividades tentando motivar os alunos ao incentivá-los a continuarem tentando estabelecer o número correto de lâmpadas com a representação numérica. Ressalta-se que, neste processo, o professor tem o papel de mediador, auxiliando seus alunos com as dificuldades técnicas, não interferindo na procura pelas soluções.

3 - Solução:

            Ao perceber o encerramento dos desafios das atividades pelos alunos, o professor organizará uma roda de conversa para que eles socializem o que aprenderam em cada atividade, as soluções que encontraram, exponham as maiores dificuldades encontradas e o tipo de atividade que mais gostaram de fazer.

4 - Prova:

            Após a apresentação dos resultados e dificuldades encontradas e com o auxílio da turma o professor deverá retomar o conteúdo, através situações cotidianas das crianças, fazendo despertar o imaginário da mesma, supondo uma situação no supermercado, fazendo com que a criança assimile a quantidade de compras com a representação numérica correta. Faz-se necessário ressaltar que erro não é visto como algo ruim, que a partir do erro o aluno perceba um novo caminho para o acerto.


Recursos Complementares

Leitura complementar sobre a metodologia de ensino : Sequência Fedathi

Avaliação

A avaliação será feita de forma continua, a fim de identificar, mediante a observação e diálogo, como o aluno está pensando, assim o professor obtém pistas do que ele não está compreendendo e pode interferir para auxiliá-lo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.