08/12/2009
Dayanna Araújo da Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Os alunos exercitarão a contagem numérica, trabalhando com noções de quantidade e a assimilação da quantidade do objeto com a escrita numérica.
Para melhor fixar a aprendizagem a respeito das operações matemáticas é necessário que o aluno exercite os conceitos apresentados em sala de aula pelo professor em um momento anterior ao Laboratório de Informática Educativa – (LIE).
A utilização de jogos educacionais em sala de aula pode fazer com que esses exercícios se tornem mais prazerosos para o aluno. Com esta perspectiva, o software Cuenta Bombillas foi escolhido como esse suporte ao conteúdo dado na aula
Espera-se que os alunos já possuam conhecimento a respeito da quantidade numérica a partir de diferentes estratégias, como a utilização de objetos concretos.
É possível que algumas crianças não tenham o tempo de resolução desenvolvido conforme desejado e dessa forma, o jogo constribui para a aquisição desse raciocínio lógico
O professor poderá estabelecer acordos com a turma, para que o trabalho seja desenvolvido de forma organizada e significativa. Ele deve explicar que os alunos trabalharão em dupla nos computadores e que cada um terá que expor as suas possíveis soluções. Sugere-se que o professor coloque as duplas com diferentes níveis cognitivos, para que haja trocas de conhecimentos.
O objeto educacional aqui proposto consiste uma série de exercícios, semelhantes, mas divididos em níveis de dificuldade. O objetivo do jogo é fazer com que o aluno relacione a quantidade de lâmpadas com a escrita numérica. Para dar um pouco mais de interesse às crianças, a dupla que mais conseguir acertar lâmpadas serão os auxiliadores do professor na próxima atividade no Laboratório de Informática Educativa – (LIE).
Depois de firmados os acordos o professor poderá iniciar a aula apresentando aos alunos materiais concretos onde ele fará relação de quantidade. A partir daí pedirá que os alunos observem as operações no quadro e levantará algumas questões: Quantas canetinhas têm aqui na mesa? Qual o número no quadro que representa essa quantidade?
Após esse momento poderá apresentar o jogo educacional aos alunos, se faz necessário direcionar os níveis de dificuldades de acordo com o nível cognitivo da criança.
Ao lançar a atividade, o professor observará o desenvolvimento das atividades tentando motivar os alunos ao incentivá-los a continuarem tentando estabelecer o número correto de lâmpadas com a representação numérica. Ressalta-se que, neste processo, o professor tem o papel de mediador, auxiliando seus alunos com as dificuldades técnicas, não interferindo na procura pelas soluções.
Ao perceber o encerramento dos desafios das atividades pelos alunos, o professor organizará uma roda de conversa para que eles socializem o que aprenderam em cada atividade, as soluções que encontraram, exponham as maiores dificuldades encontradas e o tipo de atividade que mais gostaram de fazer.
Após a apresentação dos resultados e dificuldades encontradas e com o auxílio da turma o professor deverá retomar o conteúdo, através situações cotidianas das crianças, fazendo despertar o imaginário da mesma, supondo uma situação no supermercado, fazendo com que a criança assimile a quantidade de compras com a representação numérica correta. Faz-se necessário ressaltar que erro não é visto como algo ruim, que a partir do erro o aluno perceba um novo caminho para o acerto.
Leitura complementar sobre a metodologia de ensino : Sequência Fedathi
A avaliação será feita de forma continua, a fim de identificar, mediante a observação e diálogo, como o aluno está pensando, assim o professor obtém pistas do que ele não está compreendendo e pode interferir para auxiliá-lo.
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