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Os dias e as noites

 

16/06/2008

Autor e Coautor(es)
Jefferson Adriany Ribeiro da Cunha
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

José Eduardo Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Compreender como surgem os dias e as noites, através do movimento de rotação da do nosso planeta; • Relacionar o movimento de translação da Terra em torno do Sol, com o intervalo de tempo de um ano.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Nenhum conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula

Motivação / Introdução: (10 minutos)


    Nesta aula queremos ensinar às crianças a relação do movimento de rotação e translação da Terra, com o surgimento dos dias e das noites e o tempo decorrido no intervalo de um ano. Para que este aprendizado possa ser interessante para os estudantes, o professor pode começar a aula comentando com eles a respeito da importância do Sol para a vida na Terra. Com este argumento, o professor pode introduzir o tema central da aula, que é a questão do movimento de rotação e translação do nosso planeta. Professor, sugira esta questão para seus alunos: por que o dia termina e dá lugar à noite e em seguida a noite termina e surge um novo dia? E como esta seqüência interminável de acontecimentos pode ser contada em anos? Neste momento, professor, discuta com seus alunos esta questão, coletando sugestões de como solucionar este problema.

Movimento de rotação e translação da terra: (20 minutos)

    Para explicar para os alunos como funciona este mecanismo de rotação e translação da Terra, o professor pode fazer um desenho ilustrativo onde deve constar a Terra e o Sol, como na figura abaixo.

Neste desenho, mostre que o nosso planeta está sempre iluminada pelo Sol em uma de suas faces. Coloque algumas setas no desenho, mostrando que a Terra gira em torno de um eixo que passa pelo seu centro, em um movimento constante. Mostre que, quando uma parte do nosso planeta está iluminado, chamamos esta situação de dia. A região que neste momento se encontra na escuridão, está no que adotamos como noite. Ambos os lados que estão agora durante o dia e durante a noite, estarão em situações opostas devido ao movimento de rotação da Terra em torno de um eixo que passa pelo seu centro. À medida em que a Terra gira, a parte que era dia se torna noite e a parte que era noite se tornará dia, em um movimento incessante e periódico.

    Mas e a contagem dos anos? Como ocorre, professor? Ainda no desenho da Terra e do Sol, com uma trajetória maior, mostre que o nosso planeta também realiza um movimento de translação em volta do Sol. À medida em que a Terra gira em torno de si mesma, ela também real iza um movimento de translação em torno do Sol. Quando o nosso planeta realiza uma volta completa em torno do Sol, o tempo necessário para este movimento é exatament e um ano. Mas por que dizemos que 365 dias equivalem a um ano? Isso acontece, pois podemos dizer que a cada giro do nosso planeta no seu eixo, equivale a uma fração de todo o trajeto que ele tem que fazer para dar uma volta completa em torno do Sol. Contando o número de rotações que a Terra realiza no decorrer do seu movimento de translação, veremos que este número de rotações equivalem a 365 dias.

Na sala de informática: (20 minutos)

    Para que as crianças possam visualizar melhor como este processo de rotação e translação ocorre, o professor deve mostrar a eles um vídeo chamado “De onde vem o dia e a noite?”. Neste vídeo os estudantes vão acompanhar a trajetória de uma garotinha em busca da resposta para a pergunta de onde vem o dia e a noite?

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o dia e a noite? Vídeo
Recursos Complementares
De onde vem os dias e as noites? Este vídeo mostra de forma ilustrativa como ocorre o surgimento dos dias e das noites relacionadas com o movimento de rotação da Terra. Nele os estudantes poderão perceber também, como o decorrer dos anos está relacionado ao movimento de translação do nosso planeta em torno do Sol.
Avaliação
Podemos avaliar o desempenho dos estudantes nesta aula, pedindo a eles que façam um desenho onde deve constar a Terra, o Sol e as trajetórias de rotação e translação da Terra. Peça para que coloquem também no desenho, as regiões onde deve ser dia e onde deve ser noite, na ilustração da Terra.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 11 classificações

  • Cinco estrelas 6/11 - 54.55%
  • Quatro estrelas 3/11 - 27.27%
  • Três estrelas 1/11 - 9.09%
  • Duas estrelas 1/11 - 9.09%
  • Uma estrela 0/11 - 0%

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Opiniões

  • andressa giovanna almeida belantoni, prof esther carpinelli ribas , São Paulo - disse:
    andressa-belantoni@hotmail.com

    24/09/2013

    Cinco estrelas

    foi exelente a pesquisa!!!


  • arilene sousa bettencourt, Outros Países - disse:
    ariellebettencourt@hotmail.com

    27/05/2013

    Cinco estrelas

    esta aula e muito importante para mim


  • César Pimentel, Pessoal , Ceará - disse:
    cesar-pimentel@hotmail.com

    07/11/2011

    Cinco estrelas

    Muito bom o material. Ajudou-me a ensinar o meu neto sobre seu dever escolar.


  • Iara Elizia, UENP Paraná , São Paulo - disse:
    iara.carvalhoprince@hotmail.com

    02/11/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito me ajudou em como dar uma aula objetiva de Rotação e Translação da Terra, muito obrigada!


  • Beatriz freitas, não tem , São Paulo - disse:
    beatriz.vidazica98@gmail.com

    02/08/2011

    Cinco estrelas

    eu gostei muito desse site me ajudou bastante Muito obrigado ao dono desse site


  • luciane, centro educacional , Santa Catarina - disse:
    lucianed24@hotmail.com

    05/04/2011

    Cinco estrelas

    ótimo, muito bom, amei


  • sonia, E.M. Aurora , Mato Grosso do Sul - disse:
    soni20@gmail.com

    29/03/2011

    Cinco estrelas

    Muito apropriado para que os pequenos entendam os movimentos da terra.


  • carmen, Colégio Estadual São Paulo , Rio de Janeiro - disse:
    prof.carmen.cesp@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Aula simples e objetiva, sem situações mirabolantes e cansativas que na prática não funcionam. Gostei!


  • Jozane Nunes, COLÉGIO LIMA NUNES , Rio de Janeiro - disse:
    zane.nunes@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a aula, vou utilizá-la e, gostaria de receber sugestões sobre atividades do conteúdo de geografia para o 2º ano do ensino fundamental. Atenciosamente, Jozane


  • Ana Karina, E.E. Prof. João Alves de Almeida , São Paulo - disse:
    anakarina_quimica@professor.sp.gov.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante a aula, principalmente acompanhada do vídeo, pois é uma linguagem fácil e rápida de o aluno entender.


  • Manassés Ferreira da Silva , Cederj - UFRJ Três Rios , Rio de Janeiro - disse:
    mfshot@hotmail.com

    24/03/2010

    Duas estrelas

    Esta matéria e aula podem ser bem mais exploradas pelo professor, sem nem mesmo usar recursos tecnológicos, até por que nem todas as escolas possuem aparatos que possibilitem essa compreenção pelo aluno. Há métodos bem simples que podem explicar com clareza os dias e noites em nosso planeta . Podendo assim dar um entendimento muito maior, melhor e mais simples sobre esse assunto . Ainda podemos usar recursos muito mais próximos a realidade da escola brasileira nos dias de hoje .


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